Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aeróbica

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
Naire Jane Capistrano
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Clarice Ferreira Guimarães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-  Assistir a uma aula de aeróbica e apreciá-la;

 - relacionar a aeróbica a outras modalidades de ginástica conhecidas pelo grupo;

-  vivenciar a ginástica aeróbica

Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula é necessário que as crianças tenham clareza que a aeróbica se constitui num tipo de ginástica.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: O(A) professor(a) deverá iniciar a aula retomando com as crianças a conversa sobre as diversas modalidades de ginástica. Em seguida, deverá criar um clima de novidade e propor o conhecimento da aeróbica, como outra modalidade de ginástica.  Logo depois, o(a) professor(a) e as crianças poderão confeccionar um convite para uma equipe de aeróbica  fazer uma demonstração para o grupo.

2° Momento: Esse momento se constituirá na exibição e apreciação de uma aula de aeróbica. Cabe ao(à) professor(a), nesse momento, instigar às crianças a expressarem os saberes construídos à medida que os reconstroem: "Olhem, estão também fazendo ginástica!" "São meninos ou meninas?" "Será que meninos não fazem?" "Usam que tipo de roupa e de calçados?" "É igual as vestimentas usadas na hidroginástica, por exemplo?" "E lembram-se, como era na ginástica artística?" Esses e outros questionamentos poderão ser feitos com a intenção de contribuir para a apropriação e recriação dos saberes das crianças acerca da ginástica aeróbica. 

Apresentação de um grupo de ginastica aeróbica.

Fonte: arquivos da autora

3° Momento: Depois da experiência de apreciar uma demonstração de aeróbica, a turma poderá vivenciar essa ginástica, seguindo as orientações do grupo e das professoras da turma. Este é um momento importante para que as professoras percebam de que modo as crianças conseguem expressar, através do corpo, os movimentos característicos da aeróbica e a produção de novas ações.

  

Grupo de ginastas e professoras vivenciando a ginástica aeróbica.

Fonte: arquivos da autora

4° Momento: Para fechamento da aula, o(à) professor(a) deverá propor uma roda de conversas a fim de oportunizar a expressão das impressões e sentimentos relacionados à vivencia, como também, a relação da aeróbica com outras modalidades de ginástica conhecidas pelo grupo, mobilizando os saberes que foram ressignificados. Em seguida, deve oferecer as crianças, papel, tinta e pincel para que possam fazer uma representação plástica da experiência vivenciada.

Recursos Complementares

O que é aeróbica. Disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica_aer%C3%B3bica

Avaliação

Com esta aula é possível avaliar se as crianças

-  participaram com interesse da apreciação de uma aula de aeróbica;

-  conseguiram relacionar a aeróbica a outras modalidades de ginástica conhecidas pelo grupo;

-  participaram da vivência de ginástica aeróbica;

- demonstraram ter ampliado o repertório de movimentos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.