07/02/2011
Maria de Fátima Araújo, Clarice Ferreira Guimarães
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- Assistir a uma aula de aeróbica e apreciá-la;
- relacionar a aeróbica a outras modalidades de ginástica conhecidas pelo grupo;
- vivenciar a ginástica aeróbica
Para esta aula é necessário que as crianças tenham clareza que a aeróbica se constitui num tipo de ginástica.
1° Momento: O(A) professor(a) deverá iniciar a aula retomando com as crianças a conversa sobre as diversas modalidades de ginástica. Em seguida, deverá criar um clima de novidade e propor o conhecimento da aeróbica, como outra modalidade de ginástica. Logo depois, o(a) professor(a) e as crianças poderão confeccionar um convite para uma equipe de aeróbica fazer uma demonstração para o grupo.
2° Momento: Esse momento se constituirá na exibição e apreciação de uma aula de aeróbica. Cabe ao(à) professor(a), nesse momento, instigar às crianças a expressarem os saberes construídos à medida que os reconstroem: "Olhem, estão também fazendo ginástica!" "São meninos ou meninas?" "Será que meninos não fazem?" "Usam que tipo de roupa e de calçados?" "É igual as vestimentas usadas na hidroginástica, por exemplo?" "E lembram-se, como era na ginástica artística?" Esses e outros questionamentos poderão ser feitos com a intenção de contribuir para a apropriação e recriação dos saberes das crianças acerca da ginástica aeróbica.
Apresentação de um grupo de ginastica aeróbica.
Fonte: arquivos da autora
3° Momento: Depois da experiência de apreciar uma demonstração de aeróbica, a turma poderá vivenciar essa ginástica, seguindo as orientações do grupo e das professoras da turma. Este é um momento importante para que as professoras percebam de que modo as crianças conseguem expressar, através do corpo, os movimentos característicos da aeróbica e a produção de novas ações.
Grupo de ginastas e professoras vivenciando a ginástica aeróbica.
Fonte: arquivos da autora
4° Momento: Para fechamento da aula, o(à) professor(a) deverá propor uma roda de conversas a fim de oportunizar a expressão das impressões e sentimentos relacionados à vivencia, como também, a relação da aeróbica com outras modalidades de ginástica conhecidas pelo grupo, mobilizando os saberes que foram ressignificados. Em seguida, deve oferecer as crianças, papel, tinta e pincel para que possam fazer uma representação plástica da experiência vivenciada.
O que é aeróbica. Disponível em:
Com esta aula é possível avaliar se as crianças
- participaram com interesse da apreciação de uma aula de aeróbica;
- conseguiram relacionar a aeróbica a outras modalidades de ginástica conhecidas pelo grupo;
- participaram da vivência de ginástica aeróbica;
- demonstraram ter ampliado o repertório de movimentos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!