Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criando a partir do pique bandeira

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Criar novos jogos tendo como ponto de partida o pique bandeira, identificando as regras necessárias para a prática do jogo;

§  Ampliar o acervo pessoal e coletivo acerca das formas de brincar.

Duração das atividades
3 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os conhecimentos sobre a forma tradicional do jogo de pique bandeira trabalhados na aula: Conceituando os jogos e as brincadeiras populares.

.

Estratégias e recursos da aula

RETOMANDO A QUESTÃO

Iniciar a aula retomando as reflexões sobre a característica inerente aos jogos populares, qual seja, a possibilidade de criação e adaptação das regras e formas de jogar.

RECRIANDO O JOGO

Neste sentido, propor à turma um trabalho de grupo para construção de novas formas de se jogar o pique bandeira. Os grupos poderão ter, no máximo, 6 crianças para que todos possam participar efetivamente do processo.

Os seguintes pontos deverão nortear a construção dos jogos:

1) As crianças deverão criar um nome para o novo jogo;

2) A ideia central do jogo ("roubar" a bandeira, ser colado e etc.) deve ser mantida, porém o grupo poderá inventar novas regras;

3) Cada grupo deverá definir um redator para registrar as regras e a dinâmica geral do jogo;

4) Cada grupo deverá definir um aluno para fazer uma ilustração do jogo criado;

5) Os jogos criados deverão ser ensinados ao coletivo de alunos da turma nas aulas seguintes.  

Os jogos deverão ser criados em uma aula (50 min) e, nas próximas duas aulas, cada grupo poderá apresentar seu jogo ensinando-o para a turma jogar coletivamente.

Apresentaremos, em seguida, as formas criadas pelos alunos do 5º ano do CA João XXIII/UFJF, que também poderão ser aplicadas pelo professor.

VARIAÇÕES DO PIQUE BANDEIRA

Bantiqueima

Descrição: Nesta variação do pique bandeira são incluídas duas bolas; uma para cada equipe. Elas serão utilizadas pelos jogadores no momento em que houver a percepção que um membro da equipe adversária está tentando passar para seu campo, então o jogador que tiver a posse da bola tentará acertar o adversário (queimar) de forma que este não segure a bola, pois, caso isto aconteça, a posse de bola será revertida para a equipe dele. Além disso, o jogador que a pegou ganhará imunidade para pegar a bandeira do adversário. Se o jogador não conseguir segura-lá ficará colado no local, esperando que um companheiro de equipe o descole com um toque. Na volta, com a posse da bandeira do adversário, aplica-se a mesma regra descrita inicialmente, porém caso seja colado, a bandeira volta para a linha de fundo.   

 X Bandeira

Descrição: Após tomadas as providências iniciais para a realização do pique bandeira - como visto na aula Conceituando os jogos e as brincadeiras populares -  pega-se  4 arcos, sendo que cada equipe ficará com dois para posicioná-los em seu campo, definindo, assim, duas áreas (limites circunferenciais do arcos) que ofereçam aos jogadores adversários a garantia de imunidade caso chegue até ela sem serem colados. No entanto, em qualquer outro espaço do jogo essa regra tem que ser desconsiderada. No retorno com a bandeira do adversário, o jogador também pode utilizar essas áreas como regiões que lhe garantam imunidade até chegar no seu campo.   

Fut  Bandeira

Descrição: São dadas duas bolas que serão as bandeiras dos respectivos times. Nessa variação do pique bandeira a regra para tentar chegar até a linha de fundo do oponente e pegar sua bandeira é a mesma da brincadeira tradicional, porém a diferença é que na volta, o jogador que tiver a posse da bandeira (bola) terá que trazê-la driblando os adversários com o pé, caso a equipe retome a posse da bola, ela voltará para seu campo na linha de fundo, e o jogador que tentou passar ficará colado. Neste jogo, haverá um único e exclusivo salvador (jogador definido previamente) para cada time que não poderá ser colado em momento algum, cabendo a ele descolar a qualquer hora e local um companheiro de equipe.   

Pbk

Descrição. Uma bola é dada para cada time. Qualquer jogador das equipes só poderá tentar passar para o campo do adversário se conseguir queimar algum membro da equipe adversária, ou seja, jogar a bola e o alvo (oponente) não conseguir segurá-la. Após o cumprimento desta tarefa, o jogador terá permissão para tentar passar de acordo com as regras tradicionais. Inúmeras tentativas de queimar e de tentar passar podem ser feitas. Na volta, tenta-se passar normalmente (como no jogo tradicional). Contudo, caso o jogador seja colado com a bola ou com a mão, a bandeira deverá ser recolocada na linha de fundo e o jogador que tentou passar ficará colado até que alguém de seu time o descole.   

 Ajuda bandeira

Descrição: Nessa brincadeira a única diferença quando comparada ao pique bandeira tradicional é que quem é colado passa a compor a equipe adversária. O restante das regras são as mesmas da brincadeira tradicional.

ANALISANDO AS CONSTRUÇÕES

Após a criação e vivência dos novos jogos o professor poderá reunir a turma e motivar um pequeno debate a partir das seguintes perguntas:

a) O que eles acharam da experiência;

b) O que os motivou a criar aquela forma de jogar;

c) Se foi produtivo trabalhar em grupos;

d) Se, após a experimentação do jogo criado, eles perceberam a necessidade de mudar algo.

Recursos Complementares
Avaliação

Cada grupo deverá fazer um pequeno cartaz contendo:   

O nome do jogo;

Como se joga;

Quais as regras;

E a ilustração do jogo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • leon lindaoo, Bélgica - disse:
    leon-dennis@bol.com.br

    06/02/2013

    Quatro estrelas

    Descrição: Nesta variação do pique bandeira são incluídas duas bolas; uma para cada equipe. Elas serão utilizadas pelos jogadores no momento em que houver a percepção que um membro da equipe adversária está tentando passar para seu campo, então o jogador que tiver a posse da bola tentará acertar o adversário (queimar) de forma que este não segure a bola, pois, caso isto aconteça, a posse de bola será revertida para a equipe dele. Além disso, o jogador que a pegou ganhará imunidade para pegar a bandeira do adversário. Se o jogador não conseguir segura-lá ficará colado no local, esperando que um companheiro de equipe o descole com um toque. Na volta, com a posse da bandeira do adversário, aplica-se a mesma regra descrita inicialmente, porém caso seja colado, a bandeira volta para a linha de fundo. X Bandeira


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.