12/01/2011
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
§ Criar novos jogos tendo como ponto de partida o pique bandeira, identificando as regras necessárias para a prática do jogo;
§ Ampliar o acervo pessoal e coletivo acerca das formas de brincar.
Os conhecimentos sobre a forma tradicional do jogo de pique bandeira trabalhados na aula: Conceituando os jogos e as brincadeiras populares.
.
Iniciar a aula retomando as reflexões sobre a característica inerente aos jogos populares, qual seja, a possibilidade de criação e adaptação das regras e formas de jogar.
Neste sentido, propor à turma um trabalho de grupo para construção de novas formas de se jogar o pique bandeira. Os grupos poderão ter, no máximo, 6 crianças para que todos possam participar efetivamente do processo.
Os seguintes pontos deverão nortear a construção dos jogos:
1) As crianças deverão criar um nome para o novo jogo;
2) A ideia central do jogo ("roubar" a bandeira, ser colado e etc.) deve ser mantida, porém o grupo poderá inventar novas regras;
3) Cada grupo deverá definir um redator para registrar as regras e a dinâmica geral do jogo;
4) Cada grupo deverá definir um aluno para fazer uma ilustração do jogo criado;
5) Os jogos criados deverão ser ensinados ao coletivo de alunos da turma nas aulas seguintes.
Os jogos deverão ser criados em uma aula (50 min) e, nas próximas duas aulas, cada grupo poderá apresentar seu jogo ensinando-o para a turma jogar coletivamente.
Apresentaremos, em seguida, as formas criadas pelos alunos do 5º ano do CA João XXIII/UFJF, que também poderão ser aplicadas pelo professor.
Descrição: Nesta variação do pique bandeira são incluídas duas bolas; uma para cada equipe. Elas serão utilizadas pelos jogadores no momento em que houver a percepção que um membro da equipe adversária está tentando passar para seu campo, então o jogador que tiver a posse da bola tentará acertar o adversário (queimar) de forma que este não segure a bola, pois, caso isto aconteça, a posse de bola será revertida para a equipe dele. Além disso, o jogador que a pegou ganhará imunidade para pegar a bandeira do adversário. Se o jogador não conseguir segura-lá ficará colado no local, esperando que um companheiro de equipe o descole com um toque. Na volta, com a posse da bandeira do adversário, aplica-se a mesma regra descrita inicialmente, porém caso seja colado, a bandeira volta para a linha de fundo.
Descrição: Após tomadas as providências iniciais para a realização do pique bandeira - como visto na aula Conceituando os jogos e as brincadeiras populares - pega-se 4 arcos, sendo que cada equipe ficará com dois para posicioná-los em seu campo, definindo, assim, duas áreas (limites circunferenciais do arcos) que ofereçam aos jogadores adversários a garantia de imunidade caso chegue até ela sem serem colados. No entanto, em qualquer outro espaço do jogo essa regra tem que ser desconsiderada. No retorno com a bandeira do adversário, o jogador também pode utilizar essas áreas como regiões que lhe garantam imunidade até chegar no seu campo.
Descrição: São dadas duas bolas que serão as bandeiras dos respectivos times. Nessa variação do pique bandeira a regra para tentar chegar até a linha de fundo do oponente e pegar sua bandeira é a mesma da brincadeira tradicional, porém a diferença é que na volta, o jogador que tiver a posse da bandeira (bola) terá que trazê-la driblando os adversários com o pé, caso a equipe retome a posse da bola, ela voltará para seu campo na linha de fundo, e o jogador que tentou passar ficará colado. Neste jogo, haverá um único e exclusivo salvador (jogador definido previamente) para cada time que não poderá ser colado em momento algum, cabendo a ele descolar a qualquer hora e local um companheiro de equipe.
Descrição. Uma bola é dada para cada time. Qualquer jogador das equipes só poderá tentar passar para o campo do adversário se conseguir queimar algum membro da equipe adversária, ou seja, jogar a bola e o alvo (oponente) não conseguir segurá-la. Após o cumprimento desta tarefa, o jogador terá permissão para tentar passar de acordo com as regras tradicionais. Inúmeras tentativas de queimar e de tentar passar podem ser feitas. Na volta, tenta-se passar normalmente (como no jogo tradicional). Contudo, caso o jogador seja colado com a bola ou com a mão, a bandeira deverá ser recolocada na linha de fundo e o jogador que tentou passar ficará colado até que alguém de seu time o descole.
Descrição: Nessa brincadeira a única diferença quando comparada ao pique bandeira tradicional é que quem é colado passa a compor a equipe adversária. O restante das regras são as mesmas da brincadeira tradicional.
Após a criação e vivência dos novos jogos o professor poderá reunir a turma e motivar um pequeno debate a partir das seguintes perguntas:
a) O que eles acharam da experiência;
b) O que os motivou a criar aquela forma de jogar;
c) Se foi produtivo trabalhar em grupos;
d) Se, após a experimentação do jogo criado, eles perceberam a necessidade de mudar algo.
http://cultoupop.com/como-brincar-de-pique-bandeira.html
(Acesso em 14/10/2010).
Cada grupo deverá fazer um pequeno cartaz contendo:
O nome do jogo;
Como se joga;
Quais as regras;
E a ilustração do jogo.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/02/2013
Quatro estrelasDescrição: Nesta variação do pique bandeira são incluídas duas bolas; uma para cada equipe. Elas serão utilizadas pelos jogadores no momento em que houver a percepção que um membro da equipe adversária está tentando passar para seu campo, então o jogador que tiver a posse da bola tentará acertar o adversário (queimar) de forma que este não segure a bola, pois, caso isto aconteça, a posse de bola será revertida para a equipe dele. Além disso, o jogador que a pegou ganhará imunidade para pegar a bandeira do adversário. Se o jogador não conseguir segura-lá ficará colado no local, esperando que um companheiro de equipe o descole com um toque. Na volta, com a posse da bandeira do adversário, aplica-se a mesma regra descrita inicialmente, porém caso seja colado, a bandeira volta para a linha de fundo. X Bandeira