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Como identificar planetas a olho nu

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
NILSON SILVA SANTOS
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NOSSA SENHORA DAS DORES - SE COLEGIO ESTADUAL GENERAL CALAZANS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final das atividades, o aluno deverá:

  • Aprender a observar cuidadosamente os objetos celestes;
  • Identificar planetas visíveis a olho nu, distinguindo-os de estrelas;
  • Construir uma visão clara e duradoura do que representa cada corpo celeste visível;
  • Reconhecer a importância histórica dos astros na construção do conhecimento humano sobre o Universo;
  • Ampliar os horizontes acerca da formação e evolução do Universo a partir da prática da observação.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Antes de iniciar a prática da observação direta, faz-se necessária uma síntese histórica sobre o surgimento da Astronomia. Enfatizar que, desde os primórdios da humanidade, o ser humano olha e contempla os astros vistos durante a noite, no caso das estrelas; e da Lua, e/ou do Sol, durante o dia, tentando entender o que são e o que significam para nós estes objetos cósmicos. Cada cultura, cada povo ou grupo de pessoas, observa, entende e define os astros visíveis segundo seu conhecimento, crenças ou tradições conceituais que são repassados de geração a geração. Porém, a pura e simples observação a olho nu, sem nenhuma base de informação confiável, leva inevitavelmente a equívocos diversos quanto à identificação e definição dos corpos celestes. Desse modo, cabe ao professor das séries iniciais do Ensino Fundamental, a necessidade de abordar conceitos fundamentais sobre os astros, tais como:

  • O que é um astro luminoso?
  • O que é um astro iluminado?
  • Como diferenciar um planeta de uma estrela apenas utilizando o olho, sem auxílio de luneta ou telescópio?
Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Em sala de aula.

  • Explorar os conceitos de astros, vistos no livro didático, tais como:
  1. O que é um planeta?
  2. O que é uma estrela?
  3. O que é uma lua?
  4. Qual a diferença entre um astro luminoso e um iluminado?

Obs.: Para complementar o uso do livro didático, recomendamos outros recursos audiovisuais listados na próxima sessão Recursos Complementares.

Segundo momento: Pesquisa no laboratório de informática.

  1. Acessar o site Astronomia, Astronáutica e Ciências Espaciais na Escola, disponível em http://educacaoespacial.wordpress.com/, onde existem várias sessões informativas sobre temas astronômicos, para enriquecer o conhecimento do professor e sua aula. Acessar também http://pessoal.educacional.com.br/up/4770001/1306260/t1312.asp, http://www.slideshare.net/daneluz/os-astros-3285246.
  2. Com os alunos divididos em grupos, solicitar que anotem os conceitos relacionados ao tema no caderno, para exercício posterior.
  3. A partir das imagens e conceitos abordados, solicitar que cada grupo represente artisticamente numa cartolina os diferentes tipos de astros.

Terceiro momento: Observação do céu.

  1. Aula noturna para visualização dos astros, em local aberto e de pouca luminosidade;
  2. Apontamento das características visuais de um astro luminoso e iluminado, quando visto a olho nu;
  3. Pedir aos alunos que identifiquem e apontem astros luminosos e iluminados;
  4. Utilizar um planisfério celeste como guia (ver imagens abaixo);
  5. Se possível, agendar visita a um planetário para sessão de Astronomia básica;
  6. Se possível, fazer uso de lunetas ou telescópios para observação instrumental.

 

 Céu noturno Mapa do céuPlanisfério celeste

Céu noturno (imagem: ON)                                              Carta celeste (fonte:astrociencia.com)                       Planisfério celeste (imagem: TC)

OBS.: As cartas celestes podem ser encontradas em revistas mensais como a Scientific American Brasil, Galileo, Super Interessante etc. Os planisférios são vendidos em livrarias e orientam de forma bastante clara a localização das estrelas. Se houver computador na escola, recomendamos a instalação do software "Stellarium", que pode ser facilmente baixado na internet, para apresentação aos alunos do céu noturno da região onde está localizada a cidade.

 

Recursos Complementares

Para reforçar a atividade, sugerimos fortemente a complementação das aulas através de sites especializados, vídeos sobre Astronomia, o uso do stellarium no computador, filmes etc. Abaixo, apresentamos algumas sugestões:

  • Utilizar atlas, como por exemplo "O Universo" (Ed. Ática, 1999).
  • Coleção em DVD Exploração do Espaço - Novo guia visual do Universo, de Scientific American Brasil - Editora Duetto.
  • www.zenite.nu
  • DVD De Olho no Céu - ESA, IAU, ESO.
  • www.stellarium.org
  • Filme Corpos Celestes, Brasil, 2009. http://www.corposcelestes.com.br/
Avaliação

A avaliação deverá ser considerada:

  • Mediante a oralidade dos alunos acerca do tema tratado;
  • A partir da prática de identificação e distinção entre planeta e estrela, com a visualização desses astros a olho nu;
  • Com a utilização das técnicas aprendidas durante as atividades propostas;
  • Discussão coletiva dos conceitos abordados;
  • Comparação entre o conhecimento anterior do aluno e o que foi aprendido;
  • Relato dos alunos acerca dos conceitos tratados;
  • Mudança de atitude dos alunos na observação dos astros.
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