Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ao final das atividades, o aluno deverá:
- Aprender a observar cuidadosamente os objetos celestes;
- Identificar planetas visíveis a olho nu, distinguindo-os de estrelas;
- Construir uma visão clara e duradoura do que representa cada corpo celeste visível;
- Reconhecer a importância histórica dos astros na construção do conhecimento humano sobre o Universo;
- Ampliar os horizontes acerca da formação e evolução do Universo a partir da prática da observação.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Antes de iniciar a prática da observação direta, faz-se necessária uma síntese histórica sobre o surgimento da Astronomia. Enfatizar que, desde os primórdios da humanidade, o ser humano olha e contempla os astros vistos durante a noite, no caso das estrelas; e da Lua, e/ou do Sol, durante o dia, tentando entender o que são e o que significam para nós estes objetos cósmicos. Cada cultura, cada povo ou grupo de pessoas, observa, entende e define os astros visíveis segundo seu conhecimento, crenças ou tradições conceituais que são repassados de geração a geração. Porém, a pura e simples observação a olho nu, sem nenhuma base de informação confiável, leva inevitavelmente a equívocos diversos quanto à identificação e definição dos corpos celestes. Desse modo, cabe ao professor das séries iniciais do Ensino Fundamental, a necessidade de abordar conceitos fundamentais sobre os astros, tais como:
- O que é um astro luminoso?
- O que é um astro iluminado?
- Como diferenciar um planeta de uma estrela apenas utilizando o olho, sem auxílio de luneta ou telescópio?
Estratégias e recursos da aula
Primeiro momento: Em sala de aula.
- Explorar os conceitos de astros, vistos no livro didático, tais como:
- O que é um planeta?
- O que é uma estrela?
- O que é uma lua?
- Qual a diferença entre um astro luminoso e um iluminado?
Obs.: Para complementar o uso do livro didático, recomendamos outros recursos audiovisuais listados na próxima sessão Recursos Complementares.
Segundo momento: Pesquisa no laboratório de informática.
- Acessar o site Astronomia, Astronáutica e Ciências Espaciais na Escola, disponível em http://educacaoespacial.wordpress.com/, onde existem várias sessões informativas sobre temas astronômicos, para enriquecer o conhecimento do professor e sua aula. Acessar também http://pessoal.educacional.com.br/up/4770001/1306260/t1312.asp, http://www.slideshare.net/daneluz/os-astros-3285246.
- Com os alunos divididos em grupos, solicitar que anotem os conceitos relacionados ao tema no caderno, para exercício posterior.
- A partir das imagens e conceitos abordados, solicitar que cada grupo represente artisticamente numa cartolina os diferentes tipos de astros.
Terceiro momento: Observação do céu.
- Aula noturna para visualização dos astros, em local aberto e de pouca luminosidade;
- Apontamento das características visuais de um astro luminoso e iluminado, quando visto a olho nu;
- Pedir aos alunos que identifiquem e apontem astros luminosos e iluminados;
- Utilizar um planisfério celeste como guia (ver imagens abaixo);
- Se possível, agendar visita a um planetário para sessão de Astronomia básica;
- Se possível, fazer uso de lunetas ou telescópios para observação instrumental.


Céu noturno (imagem: ON) Carta celeste (fonte:astrociencia.com) Planisfério celeste (imagem: TC)
OBS.: As cartas celestes podem ser encontradas em revistas mensais como a Scientific American Brasil, Galileo, Super Interessante etc. Os planisférios são vendidos em livrarias e orientam de forma bastante clara a localização das estrelas. Se houver computador na escola, recomendamos a instalação do software "Stellarium", que pode ser facilmente baixado na internet, para apresentação aos alunos do céu noturno da região onde está localizada a cidade.
Recursos Complementares
Para reforçar a atividade, sugerimos fortemente a complementação das aulas através de sites especializados, vídeos sobre Astronomia, o uso do stellarium no computador, filmes etc. Abaixo, apresentamos algumas sugestões:
- Utilizar atlas, como por exemplo "O Universo" (Ed. Ática, 1999).
- Coleção em DVD Exploração do Espaço - Novo guia visual do Universo, de Scientific American Brasil - Editora Duetto.
- www.zenite.nu
- DVD De Olho no Céu - ESA, IAU, ESO.
- www.stellarium.org
- Filme Corpos Celestes, Brasil, 2009. http://www.corposcelestes.com.br/
Avaliação
A avaliação deverá ser considerada:
- Mediante a oralidade dos alunos acerca do tema tratado;
- A partir da prática de identificação e distinção entre planeta e estrela, com a visualização desses astros a olho nu;
- Com a utilização das técnicas aprendidas durante as atividades propostas;
- Discussão coletiva dos conceitos abordados;
- Comparação entre o conhecimento anterior do aluno e o que foi aprendido;
- Relato dos alunos acerca dos conceitos tratados;
- Mudança de atitude dos alunos na observação dos astros.