21/02/2011
Nelson V. F. Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Organização e distribuição mundial da população |
O aluno deve ter conhecimento sobre os conceitos fundamentais de demografia: taxa de natalidade e mortalidade; crescimento natural ou vegetativo; taxa de fecundidade; pirâmide etária, etc. Além de um entendimento geral sobre estrutura e organização populacional.
Aula 1
1º passo:
O professor deve iniciar a aula com os seguintes questionamentos:
Vocês sabem a função do censo demográfico realizado pelo IBGE?
Por que é tão importante levantar esses dados?
O que é feito com os resultados encontrados pelo IBGE?
O professor pode simular resultados em diferentes faixas etárias e pedir aos alunos que imaginem quais seriam as melhores ações a serem tomadas com aquele dado alcançado. Por exemplo: quando se tem um resultado que aponte um grande número de crianças, e/ou de jovens, ou de adultos, ou de idosos.
2º passo:
O professor deve distribuir impresso o material com os dados abaixo para os alunos e promover uma discussão e análise dos conceitos e dados inferidos no texto.
Introdução
A população brasileira atual é de 190.732.694 habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes. A população brasileira distribui-se pelas regiões da seguinte forma: Sudeste (80,3 milhões), Nordeste (53,07 milhões), Sul (27,3 milhões), Norte (15,8 milhões).
Taxa de Natalidade e de Mortalidade
Se observarmos os dados populacionais brasileiros, poderemos verificar que a taxa de natalidade tem diminuído nas últimas décadas. Isto ocorre, em função de alguns fatores. A adoção de métodos anticoncepcionais mais eficientes tem reduzido o número de gravidez. A entrada da mulher no mercado de trabalho, também contribuiu para a diminuição no número de filhos por casal. Enquanto nas décadas de 1950-60 uma mulher, em média, possuía de 4 a 6 filhos, hoje em dia um casal possui um ou dois filhos, em média.
A taxa de mortalidade também está caindo em nosso país. Com as melhorias na área de medicina, mais informações e melhores condições de vida, as pessoas vivem mais. Enquanto no começo da década de 1990 a expectativa de vida era de 66 anos, em 2005 foi para 71,88 anos (dados do IBGE).
A diminuição na taxa de fecundidade e aumento da expectativa de vida tem provocado mudanças na pirâmide etária brasileira. Há algumas décadas atrás, ela possuía uma base larga e o topo estreito, indicando uma superioridade de crianças e jovens. Atualmente ela apresenta características de equilíbrio. Alguns estudiosos afirmam que, mantendo-se estas características, nas próximas décadas, o Brasil possuirá mais adultos e idosos do que crianças e jovens. Um problema que já é enfrentado por países desenvolvidos, principalmente na Europa.
Mortalidade Infantil
Embora ainda seja alto, o índice de mortalidade infantil diminui a cada ano no Brasil. Em 1995, a taxa de mortalidade infantil era de 66 por mil. Em 2005, este índice caiu para 25,8 por mil. Para termos uma base de comparação, em países desenvolvidos a taxa de mortalidade infantil é de, aproximadamente, 5 por mil.
Este índice tem caído no Brasil em função, principalmente, de alguns fatores: melhorias no atendimento à gestante, exames prévios, melhorias nas condições de higiene (saneamento básico), uso de água tratada, utilização de recursos médicos mais avançados, etc.
Outros dados da População brasileira
- Crescimento demográfico: 1,17% ao ano (2000 a 2010) **
- Taxa de natalidade (por mil habitantes): 20,40 *
- Taxa de mortalidade (por mil habitantes): 6,31 *
- Taxa de fecundidade total: 2,29 *
- Estados mais populosos: São Paulo (41,2 milhões), Minas Gerais (19,5 milhões), Rio de Janeiro (15,9 milhões), Bahia (14 milhões) e Rio Grande do Sul (10,6 milhões). **
- Estados menos populosos: Roraima (451,2 mil), Amapá (668,6 mil) e Acre (732,7 mil). **
- Capital menos populosa do Brasil: Palmas-TO (228,2 mil).**
- Cidade mais populosa: São Paulo-SP (11,2 milhões). **
- Proporção dos sexos: 48,92% de homens e 51,08% de mulheres. **
- Vivem na Zona Urbana: 160,8 milhões de habitantes, enquanto que na Zona Rural vivem 29,8 milhões de brasileiros.**
Fonte: IBGE * 2005 , ** Censo 2010
Etnias no Brasil:
Fonte: PNAD 2006
Texto e dados obtidos no endereço eletrônico: http://www.suapesquisa.com/geografia/populacao_brasileira.htm
Observar, a partir do material posto para discussão e análise, pontos relevantes com os alunos:
as fontes de dados (anos);
as estimativas (trabalhar com estatística);
a distribuição da população por região do Brasil e no que isso implica para o desenvolvimento socioeconômico e para as questões ambientais;
as causas da diminuição das taxas de mortalidade e de natalidade;
as taxas de mortalidade infantil;
a diminuição da taxa de fecundidade e o aumento da expectativa de vida;
as principais teorias demográficas, o que elas defendem e como o Brasil se coloca nesse contexto;
a população rural e urbana (relembrar temas como a industrialização e a urbanização);
a distribuição das etnias no Brasil (lembrar a formação da população brasileira: a miscigenação).
Dica: Esses pontos relevantes devem estar registrados no quadro de giz e podem ser realizados registros deles no caderno pelo próprio aluno.
Aula 2
1o passo:
Observar, discutir, analisar e registrar opiniões sobre a pirâmide e os gráficos abaixo:
Os dados obtidos no endereço eletrônico: http://empresabilidade.blogspot.com/2008/10/o-brasil-de-2035.html
http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u19.jhtm
Deverão ser discutidos, no momento de análise da pirâmide e dos gráficos, pontos como: a projeção mostrada na pirâmide para 2035; o decréscimo apresentado nos gráficos da taxa de crescimento da população brasileira e da taxa de fecundidade no Brasil, nos períodos apresentados; além da evolução da população brasileira mostrada no último gráfico no período de 1872 a 2000.
2o passo:
A partir da análise da pirâmide e dos gráficos acima, os alunos deverão construir pequenos textos explicativos e que contenham reflexões pessoais sobre a estrutura da população brasileira. Eles poderão levar em conta, para a construção de uma consideração final dos textos, as seguintes perguntas:
O que deve ser tomado como relevante no atual quadro de distribuição da população brasileira? (Pelo território - regiões, zona rural e zona urbana; por sexo e idade). Para obter informações mais precisas sobre a distribuição da população brasileira pelo território, deve ser explorada uma pesquisa na internet, especialmente no site do IBGE.
Quais as necessidades maiores que devem ser focadas pelo poder público, com relação a essa distribuição da população?
Os alunos serão avaliados pela participação oral e escrita nas atividades propostas no decorrer da aula. Deverão ser avaliados também, pelo entendimento dos gráficos e pelas relações estabelecidas entre eles.
Cinco estrelas 2 classificações
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21/08/2012
Cinco estrelaso material está ótimo possibilita uma fácil compreensão e isso ajuda bastante na aplicação em sala de aula.
01/04/2011
Cinco estrelasé otima, a explicação.Eu adorei.