Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Circo na escola: praticando acrobacias

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar figuras acrobáticas presentes no cotidiano das práticas circenses.

Selecionar algumas figuras acrobáticas para a prática nas aulas de educação física.

Praticar duas figuras acrobáticas nas aulas de educação física.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer as modalidades da prática circense.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Caro professor, inicie a aula com uma rápida revisão sobre os conhecimentos da turma sobre as modalidades circenses. As categorias por ações motoras são:

1) acrobacias;

2) manipulação;

3) equilíbrio;

4) encenação.

Peça para a turma indicar exemplos de atividades do universo do circo que trabalhem as diferentes ações motoras destacadas. Informe à turma que nessa aula o foco será nas atividades acrobáticas.

Dica: Professor, para mais informações sobre o ensino das práticas circenses na escola ver:

1) Educação Física Escolar: Pedagogia e Didática das Atividades Circenses  

http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php?journal=RBCE&page=article&op=view&path[]=63&path[]=71   

http://www.bortoleto.com/circo/comentarios-sobre-o-circo-e-sua-historia?lang=pt  

Terminado esse primeiro momento de revisão, o professor deverá perguntar aos alunos exemplos sobre figuras acrobáticas realizadas nas modalidades circenses. Selecione alguns alunos para desenharem as figuras no quadro negro. A partir dos diferentes desenhos peça para os alunos criarem categorias para os diferentes tipos de acrobacia. Por exemplo: figuras individuais, em dupla, em grupo, com auxílio de equipamentos, etc.

Atividade 2: 

O segundo momento da aula deverá ser realizado no laboratório de informática da escola. Proponha uma pesquisa para os alunos sobre o tema das acrobacias no circo. É bem provável que os jovens encontrem maior quantidade de material sobre as acrobacias em diferentes modalidades esportivas do que especificamente no circo.

Divida os alunos em grupos de 4 alunos. Cada grupo deverá selecionar 4 técnicas acrobáticas que fazem parte do universo do circo e/ou que possam ser reproduzidas nas aulas de educação física da escola. Os alunos deverão pesquisar:

1) o nome da figura;

2) uma foto ou imagem em vídeo do movimento;

3) os procedimentos de segurança para a sua realização.

http://www.investarte.com.br/sesc/scripts/galeria_de_fotos.asp 

Caso o grupo não encontre todos os pontos pedidos sobre as 4 técnicas acrobáticas o professor poderá auxiliar os alunos nas respostas. É importante reforçar com os alunos que muitos elementos presentes nas acrobacias circenses são também realizados em outras práticas corporais, como por exemplo: ginástica acrobática, ginástica artística, danças de rua (Hip Hop), etc.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Acrobacia  

http://www.ginasticas.com.br/ginasticas/gin_acrobatica_exercicios.html  

Ver atividade dois da aula “O que é ginástica acrobática?” para identificar diferentes figuras.  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26831   

Aprendendo sobre as acrobacias coletivas”  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19958  

http://cbginastica.com.br/web/index.php?option=com_content&task=view&id=38&Itemid=57  

http://www.youtube.com/watch?v=ULbLwjsDN_A  

Atividade 3:

Esse momento da aula deverá ser realizado na quadra de esportes ou outro espaço adequado para as atividades práticas. Peça para os alunos selecionarem 2 movimentos acrobáticos, a partir da pesquisa realizada na atividade anterior. Estimule a turma a selecionar movimentos em grupo que não exijam a presença de equipamentos complexos ou que demandem grande domínio de técnicas corporais complexas.

Destacar para a turma que nas figuras acrobáticas realizadas em grupos há três funções complementares entre os praticantes:

1) A base – composta pela pessoa que fica apoiada no chão e servirá de sustentação para que os demais possam subir e elaborar a figura. Deve ser um individuo mais forte e com bom equilíbrio.

2) O intermediário – sustenta o volante junto com a base. Fica entre a base e o volante e deve ser menor (mais leve) que a base, porém possuir força e bom equilíbrio.

3) O volante – é o indivíduo sustentado pela base e pelo volante, que ficará no topo da pirâmide. Deve ser pequeno, com bom equilibro.

Debata com os alunos as posições que eles gostariam de ocupar nas respectivas pirâmides e planeje adequadamente a formação da figura. É importante para a segurança dos alunos que essa atividade seja feita com auxilio de colchões para amortecer possíveis quedas durante a realização do exercício.

Como sugestão indico os seguintes exercícios:

1) Pirâmide em quatro apoios;

2) Avião Frontal.

Ver imagens em “Aprendendo sobre as acrobacias coletivas”  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19958 

Recursos Complementares

Informação adicional para o professor sobre a história do circo.

http://www.efdeportes.com/efd109/o-trapezio-circense.htm  

Avaliação

Caro professor, no final da aula reúna a turma para debater os principais pontos:

1) Indique pelo menos três práticas corporais – além das circenses – que utilizam elementos acrobáticos.

2) Indique pelo menos três figuras acrobáticas observadas ao longo da aula.

3) Quais são as três funções dos praticantes de acrobacias coletivas presentes nos exercícios realizados na aula de hoje?

4) Quais as principais dificuldades na realização das acrobacias e qual sensação durante a prática?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.