Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dança de Salão: Introdução ao Forró

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Frederico Marcelo Crochet
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio Artes Dança: Canal
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Dança: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Dança: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Valorizar a dança popular brasileira como importante patrimônio de nossa cultura.

Estudar as origens do Forró, bem como os artistas mais conhecidos desse estilo.

Conhecer passos básicos que formam a estrutura do Forró.

Produzir pequenas coreografias com os alunos.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

Para introduzir o tema Forró na Dança de Salão, o professor deve primeiro investigar com os alunos seus conhecimentos acerca do mesmo. É bem provável que eles conheçam diversos artistas, músicas e talvez até alguns passos dessa dança.

Depois de levantar os conhecimentos dos alunos, o professor deve buscar, com eles, as origens da festa que se transformou em ritmo musical para enfim se tornar uma dança popular brasileira.

Esse trabalho pode ser feito a partir do estudo do texto “forró”, encontrado no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3 (acesso em 12/09/2009). 

É necessário que o professor se atente as origens dessa manifestação artística, sabendo que existem mais de uma teoria a cerca desse assunto, as histórias que defendem a etimologia do nome e os artistas mais conhecidos desse ritmo.

É interessante que os alunos assistam alguns vídeos demonstrando o estilo desses artistas.

Luiz Gonzaga

http://www.youtube.com/watch?v=X4DAdlqm6oU

(acesso em 09/10/2010)

Dominguinhos

http://www.youtube.com/watch?v=RhXMW5F1W7g

(acesso em 09/10/2010)

Genival Lacerda

http://www.youtube.com/watch?v=1m7tGHIpmrs

(acesso em 09/10/2010)

Jackson do pandeiro

http://www.youtube.com/watch?v=ufcKCl0zkHs

(acesso em 09/10/2010)

Elba Ramalho

http://www.youtube.com/watch?v=kPbSFfxbihg&feature=related

(acesso em 09/10/2010)

Falamansa

http://www.youtube.com/watch?v=qMz21l8wHqI&feature=fvsr

(acesso em 09/10/2010)

Aula 2:

Para segunda aula sobre o Forró, o professor introduzirá a dança aos alunos. Para isso ele precisará estar em uma sala ampla sem cadeiras com a possibilidade de projetar vídeo e com aparelho de som.

Com a ajuda do vídeo http://www.youtube.com/watch?v=1su0r2u3wow&feature=related  (acesso em 12/09/2009), o professor mostrará alguns dos passos básicos do Forró e pedirá que os alunos se dividam em casais para treiná-los.

Como, possivelmente, a turma não terá o mesmo número de meninos e meninas, é importante que os casais se revezem durante todos os exercícios.

Aprendidos os movimentos, O professor deixará uma seleção de músicas, no ritmo do Forró, tocando para que os alunos tentem visualizar a dança em pares que devem ser alternados a cada música.

Nessa atividade, se houver a possibilidade da escola convidar um professor de Dança de Salão para auxiliar o professor de Artes, a aula poderá ser ainda mais produtiva.

Ao final da aula, o professor pedirá que os alunos pesquisem músicas e passos de Forró para serem apresentados à turma na próxima aula.

Este trabalho poderá ser realizado em grupos de até seis alunos e o professor deve ter o cuidado de que todos os grupos tenham meninos e meninas.

 

Aula 3:

O professor disponibilizará o mesmo local da aula anterior para que os grupos apresentem suas pesquisas aos demais, possibilitando que todos aprendam os passos pesquisados e apreciem as músicas encontradas.

Ao final dessa atividade, o professor pedirá que cada grupo monte uma pequena coreografia de Forró com a música que eles desejarem e utilizando os passos aprendidos na aula e/ou de outros que ainda possam ser encontrados através da pesquisa.

 

Aula 4:

Para apresentação das coreografias, o professor disponibilizará um espaço amplo na escola ou, havendo a possibilidade, um anfiteatro com palco.

Cada grupo deverá apresentar seu trabalho aos demais, e ao final é interessante que haja um debate entre os alunos para averiguar suas impressões sobre o tema das aulas e os trabalhos apresentados.

Fotos de aulas e apresentações de Forró com os alunos.

(fotos de arquivo pessoal)

Recursos Complementares

Vídeos com aulas de Forró:

http://www.youtube.com/watch?v=s9LkK03Yfs8

(acesso em 09/10/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=u0QKMMbG4fo&feature=fvw

(acesso em 09/10/2010)

 

Vídeos de apresentações de Forró:

http://www.youtube.com/watch?v=4M2I8-63y5Q

(acesso em 09/10/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=rYgZYdSaNnM&feature=related

(acesso em 09/10/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=uHS54CcMDCc&feature=related

(acesso em 09/10/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=vOpLBCow1zI

(acesso em 09/10/2010)

Avaliação

A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão apresentados à turma. Serão levados em consideração participação e empenho na realização das atividades, bem como a colaboração individual durante as apresentações dos demais grupos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.