21/02/2011
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Dança: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Dança: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Dança: Contextualização |
Valorizar a dança popular brasileira como importante patrimônio de nossa cultura.
Estudar as origens do Forró, bem como os artistas mais conhecidos desse estilo.
Conhecer passos básicos que formam a estrutura do Forró.
Produzir pequenas coreografias com os alunos.
Não é necessário conhecimento prévio.
Aula 1:
Para introduzir o tema Forró na Dança de Salão, o professor deve primeiro investigar com os alunos seus conhecimentos acerca do mesmo. É bem provável que eles conheçam diversos artistas, músicas e talvez até alguns passos dessa dança.
Depois de levantar os conhecimentos dos alunos, o professor deve buscar, com eles, as origens da festa que se transformou em ritmo musical para enfim se tornar uma dança popular brasileira.
Esse trabalho pode ser feito a partir do estudo do texto “forró”, encontrado no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3 (acesso em 12/09/2009).
É necessário que o professor se atente as origens dessa manifestação artística, sabendo que existem mais de uma teoria a cerca desse assunto, as histórias que defendem a etimologia do nome e os artistas mais conhecidos desse ritmo.
É interessante que os alunos assistam alguns vídeos demonstrando o estilo desses artistas.
Luiz Gonzaga
http://www.youtube.com/watch?v=X4DAdlqm6oU
(acesso em 09/10/2010)
Dominguinhos
http://www.youtube.com/watch?v=RhXMW5F1W7g
(acesso em 09/10/2010)
Genival Lacerda
http://www.youtube.com/watch?v=1m7tGHIpmrs
(acesso em 09/10/2010)
Jackson do pandeiro
http://www.youtube.com/watch?v=ufcKCl0zkHs
(acesso em 09/10/2010)
Elba Ramalho
http://www.youtube.com/watch?v=kPbSFfxbihg&feature=related
(acesso em 09/10/2010)
Falamansa
http://www.youtube.com/watch?v=qMz21l8wHqI&feature=fvsr
(acesso em 09/10/2010)
Aula 2:
Para segunda aula sobre o Forró, o professor introduzirá a dança aos alunos. Para isso ele precisará estar em uma sala ampla sem cadeiras com a possibilidade de projetar vídeo e com aparelho de som.
Com a ajuda do vídeo http://www.youtube.com/watch?v=1su0r2u3wow&feature=related (acesso em 12/09/2009), o professor mostrará alguns dos passos básicos do Forró e pedirá que os alunos se dividam em casais para treiná-los.
Como, possivelmente, a turma não terá o mesmo número de meninos e meninas, é importante que os casais se revezem durante todos os exercícios.
Aprendidos os movimentos, O professor deixará uma seleção de músicas, no ritmo do Forró, tocando para que os alunos tentem visualizar a dança em pares que devem ser alternados a cada música.
Nessa atividade, se houver a possibilidade da escola convidar um professor de Dança de Salão para auxiliar o professor de Artes, a aula poderá ser ainda mais produtiva.
Ao final da aula, o professor pedirá que os alunos pesquisem músicas e passos de Forró para serem apresentados à turma na próxima aula.
Este trabalho poderá ser realizado em grupos de até seis alunos e o professor deve ter o cuidado de que todos os grupos tenham meninos e meninas.
Aula 3:
O professor disponibilizará o mesmo local da aula anterior para que os grupos apresentem suas pesquisas aos demais, possibilitando que todos aprendam os passos pesquisados e apreciem as músicas encontradas.
Ao final dessa atividade, o professor pedirá que cada grupo monte uma pequena coreografia de Forró com a música que eles desejarem e utilizando os passos aprendidos na aula e/ou de outros que ainda possam ser encontrados através da pesquisa.
Aula 4:
Para apresentação das coreografias, o professor disponibilizará um espaço amplo na escola ou, havendo a possibilidade, um anfiteatro com palco.
Cada grupo deverá apresentar seu trabalho aos demais, e ao final é interessante que haja um debate entre os alunos para averiguar suas impressões sobre o tema das aulas e os trabalhos apresentados.
Fotos de aulas e apresentações de Forró com os alunos.
(fotos de arquivo pessoal)
Vídeos com aulas de Forró:
http://www.youtube.com/watch?v=s9LkK03Yfs8
(acesso em 09/10/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=u0QKMMbG4fo&feature=fvw
(acesso em 09/10/2010)
Vídeos de apresentações de Forró:
http://www.youtube.com/watch?v=4M2I8-63y5Q
(acesso em 09/10/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=rYgZYdSaNnM&feature=related
(acesso em 09/10/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=uHS54CcMDCc&feature=related
(acesso em 09/10/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=vOpLBCow1zI
(acesso em 09/10/2010)
A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão apresentados à turma. Serão levados em consideração participação e empenho na realização das atividades, bem como a colaboração individual durante as apresentações dos demais grupos.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/04/2013
Quatro estrelasMuito boa a aula bem do nosso contexto.
13/08/2011
Cinco estrelasadorei sua aula pois a mesma explora vários aspectos da criação de conhecintos.
30/03/2011
Cinco estrelaso site é simplesmnete maravilhoso, os professores de arte vao adora.