27/01/2011
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas |
O aluno poderá aprender o que é escala e o que significa escala grande e pequena e como utiliza-la no cotidiano.
O aluno deverá ter a ideia de proporção e razão
1º Passo: O professor deve começar perguntando ao aluno o que é escala? Quais os tipos? Quais as maneiras de representar? Para que serve? Peça que escreva essas respostas no caderno.
2º Passo: Leve o aluno para sala de informática, peça que entre no site: http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-br&tab=wl e preencha a tabela a seguir.
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_twxNno1QnRc/Sbq3s-3C6OI/AAAAAAAAAbs/ojmrBNqQQWw/s320/Estados+do+Brasil.gif acessado em: 22.01.2011.
Região | Escala numérica | Tamanho da Escala |
América do Sul | ||
Brasil | ||
seu estado | ||
seu município |
Será de uso obrigatório a segunda coluna e na terceira preencher somente a que representa a maior e a menor escala. Agora questione o aluno: Qual região tem a maior área representada? Por que? Qual tem a menor área representada? Por que? Qual a região de maior escala? de menor escala? Onde posso ver riqueza de detalhes? É na escala maior ou menor que consigo ver minha casa? (caso seu município seja coberto pelo google maps). Se necessário, poderá fazer outras perguntas que achar pertinente.
3º Passo: Mostre a fórmula a seguir: Escala: d/D = 1/n Sendo: d = medida do mapa; D = medida real; 1/n=escala. Estimule os alunos a perceberem que a medida do mapa, está para a medida real, assim como 1, está para n. Assim ele terá ideia de proporção. Para facilitar o aprendizado, peça que construa o mapa da sala, dando a escala 1:50 e ele entenderá que tem a medida real (D) e ai é só calcular d (distância do mapa).
4º Passo: Mostre o vídeo a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=pMS9B4ruqzU ele irá ajudar a entender melhor os cálculos de escala.
5º Passo: Conclua a aula, depois de ter visto as escalas no google maps, calcular a mesma em sala de aula e ver o vídeo, peça ao aluno que escreva um relatório sobre o tema, com destaque sobre a sua utilização nos dias atuais.
SMOOTHEY, Marion. Atividades e jogos com escalas. São Paulo: Scipione, 1998. (Col. Investigação Matemática).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10855
A avaliação deverá ser feita durante toda a aula, a aplicação dos conceitos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!