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O uso da escala em sala de aula

 

27/01/2011

Autor e Coautor(es)
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender o que é escala e o que significa escala grande e pequena e como utiliza-la no cotidiano.

Duração das atividades
01 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter a ideia de proporção e razão

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula pode ser trabalhada em conjunto com as disciplinas de Matemática e Geografia.

1º Passo: O professor deve começar perguntando ao aluno o que é escala? Quais os tipos? Quais as maneiras de representar? Para que serve? Peça que escreva essas respostas no caderno.

2º Passo: Leve o aluno para sala de informática, peça que entre no site: http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-br&tab=wl e preencha a tabela a seguir.

    

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_twxNno1QnRc/Sbq3s-3C6OI/AAAAAAAAAbs/ojmrBNqQQWw/s320/Estados+do+Brasil.gif acessado em: 22.01.2011.

 

Região Escala numérica Tamanho da Escala
América do Sul    
Brasil    
seu estado    
seu município    

Será de uso obrigatório a segunda coluna e na terceira preencher somente a que representa a maior e a menor escala. Agora questione o aluno: Qual região tem a maior área representada? Por que? Qual tem a menor área representada? Por que? Qual a região de maior escala? de menor escala? Onde posso ver riqueza de detalhes? É na escala maior ou menor que consigo ver minha casa? (caso seu município seja coberto pelo google maps). Se necessário, poderá fazer outras perguntas que achar pertinente.

3º Passo: Mostre a fórmula a seguir: Escala: d/D = 1/n Sendo: d = medida do mapa; D = medida real; 1/n=escala. Estimule os alunos a perceberem que a medida do mapa, está para a medida real, assim como 1, está para n. Assim ele terá ideia de proporção. Para facilitar o aprendizado, peça que construa o mapa da sala, dando a escala 1:50 e ele entenderá que tem a medida real (D) e ai é só calcular d (distância do mapa).

4º Passo: Mostre o vídeo a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=pMS9B4ruqzU ele irá ajudar a entender melhor os cálculos de escala.

5º Passo: Conclua a aula, depois de ter visto as escalas no google maps, calcular a mesma em sala de aula e ver o vídeo, peça ao aluno que escreva um relatório sobre o tema, com destaque sobre a sua utilização nos dias atuais. 

Recursos Complementares

SMOOTHEY, Marion. Atividades e jogos com escalas. São Paulo: Scipione, 1998. (Col. Investigação Matemática). 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10855

Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante toda a aula, a aplicação dos conceitos.

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