18/02/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- Aprender sobre a origem e a história do Skate, bem como a popularização deste esporte no Brasil.
- Aprender alguns movimentos básicos do Skate através de atividades lúdicas.
- Aprender a construir os instrumentos necessários para a prática do skate com materiais alternativos e adaptados para as crianças.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Figura 1 - www.une.org.br/home3/cultura/cultura_2007/imgs/skate_santos_jpg.jpg (acessado em 06/12/2010)
Atividade 1 – Descendo a rampa
Duração: 20 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início à aula sobre Skate, o(a) professor(a) poderá introduzir o tema com vídeos que relatem as modalidades desse esporte, suas técnicas básicas, bem como algumas de suas competições e ídolos da atualidade.
Sugestões de vídeos:
Atividade 2 – Construindo as rampas
Duração: 20 minutos
Material: tábuas de madeira, pregos, martelo e lixa
Local: quadra ou pátio
Para dar início às atividades será preciso que o(a) professor(a) construa duas rampas de madeira para trabalhar as modalidades de street e vert do skate. Dependendo da faixa etária das crianças essa tarefa pode ser feita previamente pelo(a) professor(a) ou durante a aula com o auxílio das crianças.
Para realizar as atividades seguintes as crianças deverão fazer o uso de alguns equipamentos de segurança apropriados para a prática do skate. Destes, o único indispensável é o capacete.
Atividade 3 – Street Style
Duração: 20 minutos
Material: rampas de madeira, cones, equipamentos de segurança e skate
Local: quadra ou pátio
Dando início às atividades o(a) professor(a) poderá montar uma pista de street sytle (Figura 3) com as pistas de madeira e alguns cones. Dispostos em um pátio ou quadra o material poderá simular um circuito de street com uma rampa de madeira (A), seguida de um zigue-zague de cones (B), passando por outra rampa de madeira, pulando uma barreira de cones deitados (D) e finalizando com um deslizamento com os eixos do skate na quina da escada (E). A criança que tiver certa experiência na prática do skate poderá tentar completar todo o percurso. Aquelas que estiverem iniciando nesta prática deverão apenas tentar realizar deslocamentos com o skate ao longo do pátio ou quadra, podendo arriscar um zigue-zague nos cones.
Atividade 4 – Vert
Duração: 20 minutos
Material: rampas de madeira, skate e equipamentos de segurança
Local: quadra ou pátio
Na sequência das atividades o(a) professor(a) poderá utilizar as duas rampas de madeira construídas previamente para montar um mini half-pipe (Figura 4). Nesta modalidade as crianças poderão arriscar algumas manobras na mini pista fazendo o vai e vem entre as rampas.
Atividade 5 – Downhill
Duração: 20 minutos
Material: skate e equipamentos de segurança
Local: quadra ou pátio
Para finalizar as atividades o(a) professor(a) poderá propor um downhill, modalidade do skate onde os praticantes descem ruas e ladeiras. Para tanto, será necessário escolher o local apropriado e seguro para a execução da atividade. Se a escola possuir rampas de acesso para cadeirantes, declives ou rampas de garagem com espaço livre o suficiente, estas podem ser alternativas a serem utilizadas. Caso não haja espaço apropriado dentro da escola o(a) professor(a) poderá utilizar as ruas de acesso à escola. Neste caso, será necessário fazer um contato prévio ao órgão regulador de trânsito da cidade para que se possa fazer a devida interdição da via. Feito isso, as crianças poderão descer em seus skates assentados. Isso poderá evitar acidentes de maior gravidade. Para essa atividade as crianças deverão estar utilizando todos os equipamentos de segurança (acessado em 06/12/2010) necessários para a prática do skate.
Figura 5 - oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2009/05/200_2822-DaluaGold%20Rush.jpg (acessado em 06/12/2010)
Após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá reiterar o que foi exposto nos vídeos e falar um pouco mais sobre a história e o surgimento do skate no Brasil e no mundo. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.
Sugestões de sites:
Sugestão de ampliação:
O finger skate (acessado em 06/12/2010) é um brinquedo que está em voga entre as crianças e adolescentes de hoje. Trata-se de um mini skate feito para se brincar utilizando os dedos. Este brinquedo pode fazer parte desta aula como uma proposta de ampliação do tema.
Ao final das atividades as crianças deverão fazer um desenho esquemático sobre o Skate abordando os aspectos trabalhados em aula. Em seguida, cada criança deverá mostrar o desenho e explicar para turma o que tentou representar em seu trabalho. Por fim, o(a) professor(a) poderá construir, com os desenhos feitos pelas crianças, um cartaz intitulado “Skate: esporte radical”, que ficará exposto em um mural da escola.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/03/2014
Quatro estrelasOtimo , adorei
03/09/2011
Quatro estrelasGostei muito do planejamento das aulas. Estudo Ed.fisica e foi muito dificil encontrar exemplos de planejamento de aula sobre o assunto na internet e mesmo na literatura porque o assunto é pouco explorado e difundido ainda na mesma. O site e o professor estão de parabens!