Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Skate (Esportes Radicais)

 

18/02/2011

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre a origem e a história do Skate, bem como a popularização deste esporte no Brasil.

- Aprender alguns movimentos básicos do Skate através de atividades lúdicas.

- Aprender a construir os instrumentos necessários para a prática do skate com materiais alternativos e adaptados para as crianças.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 20 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Figura 1 - www.une.org.br/home3/cultura/cultura_2007/imgs/skate_santos_jpg.jpg (acessado em 06/12/2010)    

Atividade 1 – Descendo a rampa

Duração: 20 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática                                  

Para dar início à aula sobre Skate, o(a) professor(a) poderá introduzir o tema com vídeos que relatem as modalidades desse esporte, suas técnicas básicas, bem como algumas de suas competições e ídolos da atualidade.

Sugestões de vídeos:

 

Atividade 2 – Construindo as rampas

Duração: 20 minutos

Material: tábuas de madeira, pregos, martelo e lixa

Local: quadra ou pátio               

Para dar início às atividades será preciso que o(a) professor(a) construa duas rampas de madeira para trabalhar as modalidades de street e vert do skate. Dependendo da faixa etária das crianças essa tarefa pode ser feita previamente pelo(a) professor(a) ou durante a aula com o auxílio das crianças.

  1. Inicialmente serão necessárias uma tábua em formato retangular (40x70cm), duas em formato quadrangular (40x40cm) e duas em formato trapezóide (70x40x34cm) (A);
  2. As tábuas trapezóides serão afixadas com pregos à tábua retangular para formar a parte superior da rampa (B).
  3. As tábuas em formato quadrangular serão pregadas na rampa para forma seu aclive e declive (C) e (D);
  4. As arestas da rampa podem ser abauladas usando lixas (E).             

Para realizar as atividades seguintes as crianças deverão fazer o uso de alguns equipamentos de segurança apropriados para a prática do skate. Destes, o único indispensável é o capacete.

 

Atividade 3 – Street Style

Duração: 20 minutos

Material: rampas de madeira, cones, equipamentos de segurança e skate

Local: quadra ou pátio               

Dando início às atividades o(a) professor(a) poderá montar uma pista de street sytle (Figura 3) com as pistas de madeira e alguns cones. Dispostos em um pátio ou quadra o material poderá simular um circuito de street com uma rampa de madeira (A), seguida de um zigue-zague de cones (B), passando por outra rampa de madeira, pulando uma barreira de cones deitados (D) e finalizando com um deslizamento com os eixos do skate na quina da escada (E). A criança que tiver certa experiência na prática do skate poderá tentar completar todo o percurso. Aquelas que estiverem iniciando nesta prática deverão apenas tentar realizar deslocamentos com o skate ao longo do pátio ou quadra, podendo arriscar um zigue-zague nos cones.             

 

Atividade 4 – Vert

Duração: 20 minutos

Material: rampas de madeira, skate e equipamentos de segurança

Local: quadra ou pátio             

Na sequência das atividades o(a) professor(a) poderá utilizar as duas rampas de madeira construídas previamente para montar um mini half-pipe (Figura 4). Nesta modalidade as crianças poderão arriscar algumas manobras na mini pista fazendo o vai e vem entre as rampas.   

 

Atividade 5 – Downhill

Duração: 20 minutos

Material: skate e equipamentos de segurança

Local: quadra ou pátio             

Para finalizar as atividades o(a) professor(a) poderá propor um downhill, modalidade do skate onde os praticantes descem ruas e ladeiras. Para tanto, será necessário escolher o local apropriado e seguro para a execução da atividade. Se a escola possuir rampas de acesso para cadeirantes, declives ou rampas de garagem com espaço livre o suficiente, estas podem ser alternativas a serem utilizadas. Caso não haja espaço apropriado dentro da escola o(a) professor(a) poderá utilizar as ruas de acesso à escola. Neste caso, será necessário fazer um contato prévio ao órgão regulador de trânsito da cidade para que se possa fazer a devida interdição da via. Feito isso, as crianças poderão descer em seus skates assentados. Isso poderá evitar acidentes de maior gravidade. Para essa atividade as crianças deverão estar utilizando todos os equipamentos de segurança (acessado em 06/12/2010) necessários para a prática do skate.        

Figura 5 - oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2009/05/200_2822-DaluaGold%20Rush.jpg (acessado em 06/12/2010)   

Recursos Complementares

Após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá reiterar o que foi exposto nos vídeos e falar um pouco mais sobre a história e o surgimento do skate no Brasil e no mundo. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.   

Sugestões de sites:

Sugestão de ampliação:               

O finger skate (acessado em 06/12/2010) é um brinquedo que está em voga entre as crianças e adolescentes de hoje. Trata-se de um mini skate feito para se brincar utilizando os dedos. Este brinquedo pode fazer parte desta aula como uma proposta de ampliação do tema.      

Avaliação

Ao final das atividades as crianças deverão fazer um desenho esquemático sobre o Skate abordando os aspectos trabalhados em aula. Em seguida, cada criança deverá mostrar o desenho e explicar para turma o que tentou representar em seu trabalho. Por fim, o(a) professor(a) poderá construir, com os desenhos feitos pelas crianças, um cartaz intitulado “Skate: esporte radical”, que ficará exposto em um mural da escola.      

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • suzelen Amoedo, suzelen , Paraná - disse:
    binhoesuzy@hotmail.com

    13/03/2014

    Quatro estrelas

    Otimo , adorei


  • renato lopes, fefisa , São Paulo - disse:
    satolopes@hotmail.com

    03/09/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito do planejamento das aulas. Estudo Ed.fisica e foi muito dificil encontrar exemplos de planejamento de aula sobre o assunto na internet e mesmo na literatura porque o assunto é pouco explorado e difundido ainda na mesma. O site e o professor estão de parabens!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.