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Criando a partir da “queimada”

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Criar novos jogos tendo como ponto de partida o jogo da queimada, identificando as regras necessárias para a prática do jogo;

§  Ampliar o acervo pessoal acerca das formas de brincar.

Duração das atividades
3 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os conhecimentos acerca da forma tradicional de jogar queimada.

Estratégias e recursos da aula

RETOMANDO A QUESTÃO

Iniciar a aula retomando as reflexões sobre a característica inerente aos jogos populares, qual seja, a possibilidade de criação e adaptação das regras e formas de jogar.

Neste sentido, propor à turma um trabalho de grupo para construção de novas formas de se brincar de queimada. Os grupos poderão ter, no máximo, 6 crianças, para que todos possam participar efetivamente do processo.

RECRIANDO O JOGO

Os seguintes pontos deverão nortear a construção dos jogos:

1) As crianças deverão criar um nome para o novo jogo;

2) A ideia central do jogo (tentar queimar e não ser queimado) deve ser mantida, porém o grupo poderá inventar novas regras;

3) Cada grupo deverá definir um redator para registrar as regras e a dinâmica geral do jogo;

4) Cada grupo deverá definir um aluno para fazer uma ilustração do jogo criado;

5) Os jogos criados deverão ser ensinados ao coletivo de alunos da turma nas aulas seguintes.

Apresentaremos, em seguida, possibilidades de variações do jogo de queimada que também poderão ser ensinadas pelo professor.  

Queimada “mata-mata”

Nesta brincadeira será definida uma área de jogo que pode ser um grande circulo, quadrado ou retângulo. A turma será dividida em dois grupos: Um, que iniciará dentro do espaço delimitado e outro que ficará de fora ao redor deste espaço. Todas as crianças do grupo de fora estarão de posse de uma bolinha pequena, macia e leve (pode até ser de papel). O objetivo do jogo é, ao sinal do professor e durante um tempo determinado, queimar o maior número de pessoas do grupo de dentro. As criança do grupo de dentro apenas têm a tarefa de não deixar se queimar. Em momento algum pegarão as bolinhas. Caso sejam queimadas saem do espaço e aguardam o término do tempo. As bolinhas lançadas poderão ser recuperadas pelos jogadores do grupo de fora para dar continuidade ao jogo. Após o término do tempo definido, os grupos trocam de posição. Ao final, vence aquele grupo que mais queimou.   

Queimada do rei e da rainha

Nesta brincadeira, a dinâmica e as regras são as mesmas do jogo tradicional. No entanto, antes do início do jogo, cada equipe define um rei e uma rainha sigilosamente. Estes, caso sejam queimados determinam imediatamente a derrota de seu time, independente do número de jogadores que ainda restam.  

Queimada multi bolas

A turma é dividida em dois grupos. Mas, ao contrário da queimada tradicioal que usa apenas uma bola, nesta, dependendo do número de jogadores (em média 10 de cada lado),  pode-se usar até 6 ou 7 bolas. O jogo começa com as bolas repousadas na linha central e os jogadores de cada time sob a linha de fundo de seu campo. Ao sinal do professor todos correm para pegar as bolas e iniciar a queimada.

Regras deste jogo:

1) Quem é queimado sai do jogo e aguarda na parte lateral do campo;

2) Quem consegue agarrar uma bola tem o direito de recolocar um colega eliminado de volta ao jogo. No entanto, quem lançou a bola para queimar sai do jogo e aguarda, na parte lateral do campo, a possibilidade de retorno.

3) Vence o time que eliminar primeiro todos os participantes do grupo oponente.  

Queimada quatro cantos

Nesta brincadeira, as regras também são as mesmas do jogo tradicional. No entanto, a área dos queimados não é só atrás da linha de fundo de cada campo, mas também atrás das linhas laterais de cada lado. Assim, os jogadores queimados podem receber bolas, “trançar” e queimar também das laterais.   

ANALISANDO O PROCESSO

Após a criação e vivência dos novos jogos o professor poderá reunir a turma e motivar um pequeno debate a partir das seguintes perguntas:

a) O que eles acharam da experiência;

b) O que os motivou a criar aquela forma de jogar;

c) Se foi produtivo trabalhar em grupos;

d) Se, após a experimentação do jogo criado, eles perceberam a necessidade de mudar algo;

e) Se eles acham que estas brincadeiras podem ser feitas no seu dia-a-dia fora da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

Cada grupo deverá fazer um pequeno cartaz contendo:   

O nome da queimada;

Como se joga;

Quais as regras;

E a ilustração do jogo.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • li, li , Minas Gerais - disse:
    li@hotmail.com

    01/08/2013

    Cinco estrelas

    foi muito bola as coisas e ensina como jogar vários tipos de queimada muito obrigada ao esse site obrigaddddddddddddddddoooooooooooooooo


Sem classificação.
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