Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cultura e Sociedade de Massa

 

02/02/2011

Autor e Coautor(es)
Giselle Moraes Moreira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo Bueno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Definir multidão e massa como fenômenos típicos das sociedades contemporâneas

Promover a reflexão sobre a relação entre cultura e sociedade de massa.

Duração das atividades
100 minutos. 2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Estratégias didáticas: Utilização de vídeo, laboratório de informática, texto, discussão, pesquisa de campo, jogo interativo.

Iniciar a aula em laboratório de informática. Dividir os alunos em duplas e pedir para que pesquisem sobre os meios de comunicação de massa. Cada dupla deverá pesquisar um deles: rádio, televisão, computador, jornais, revistas etc. Permitir que os alunos, após a pesquisa, apresentem e discutam a importância a influência dos meios de comunicação de massa na vida deles. Complementar com a discussão do texto abaixo:

 

Atividade 1- Ler e discutir com os alunos o texto abaixo:

O texto, bem como as imagens, estão disponíveis no site http://imediaj.wordpress.com/2008/04/

No início do Século XX, a concentração da população Européia nos grandes centros urbanos, a generalização do ensino e o desenvolvimento exponencial dos meios de comunicação fizeram surgir uma nova cultura: a cultura de massas.A cultura de massas, como o próprio nome indica, é uma cultura que pela sua simplicidade é acessível a toda a população.Amplamente difundida pelos mass media, é típica das sociedades industriais do século XX. Sendo assim, a cultura tornou-se num bem industrial, seguindo um meio de produção estandardizada, o que provocou o consumo maciço dos bens culturais. Pelo seu sucesso, influenciaram e transmitiam valores e modos de estar que se impuseram como padrões culturais.

Os meios de comunicação foram essenciais para o desenvolvimento da sociedade capitalista tal e qual como a conhecemos hoje.Dos meios de comunicação mais importantes podemos destacar a Rádio, o cinema e a imprensa que apesar de não terem sido criados no século XX, a sua maior evolução verificou-se, na primeira metade deste século, principalmente após a primeira guerra mundial. Mais tarde na segunda metade deste século surge a televisão e décadas depois a Internet.A melhoria das condições econômicas e a difusão do ensino criaram condições propícias para o desenvolvimento da imprensa. Desta forma, a imprensa tornou-se acessível, utilizava frases curtas, um vocabulário simples e tornou-se substancialmente mais barata. O livro deixou de ser um símbolo das elites, democratizou-se tornando-se produto de consumo corrente e popular.

Dentro desta linguagem simples, surgiram novos gêneros literários: o Romance cor-de-rosa (com grandes histórias de amor, sempre com um final feliz) e a Banda Desenhada (cujo os protagonistas vivem grandes aventuras em prol do mundo e da sociedade).Os jornais também sofreram alterações. Para atraírem leitores, encheram as suas páginas de histórias sensacionalistas, de títulos mirabolantes e de fotografias chocantes. Começaram a surgir, também, as páginas dedicadas ao desporto e as páginas “cor-de-rosa” (dedicadas especialmente ao público feminino). A par dos jornais generalistas, começaram a surgir as revistas temáticas. Estas, rapidamente passaram a ser rotina dos leitores de classe média.Os meios de comunicação serviram não só para entretenimento, informação, mas com eles surgiram também, conceitos completamente novos e ousados, como é o caso da publicidade e de propaganda política.

 

Os media foram os maiores impulsionadores da sociedade capitalista e do consumo em massa. Estes, através de campanhas publicitárias induziam a população a adquirem determinados produtos, muitas vezes supérfluos ou mesmo inúteis.A outra inovação criada pelos media foi a propaganda política. Os dirigentes serviam-se dos meios de comunicação, para convencer e manipular a opinião pública.Desta forma temos que considerar que os meios de comunicação social tiveram uma cota parte na implantação dos regimes totalitários na Europa vicentista, na implementação de novos estilos de vida, novos hábitos, novos valores, na massificação da vida pública e sobretudo consolidaram a sociedade de consumo em que hoje vivemos.

Com a enorme adesão do público surgiu a guerra das audiências e das vendas. Os jornais caíram no sensacionalismo, na exploração do sentimento como uma técnica de vendas. Começaram a proliferar títulos sem o mínimo nexo e cujo o único objetivo é obter o máximo lucro independentemente da forma como este possa ser obtido. Tinha-se subvertido o papel da imprensa e do jornalismo, o seu objetivo já não era informar era entreter, vender. Passou-se de uma sociedade do ser, em que ser humano era considerado pelas suas capacidades e virtudes, para uma sociedade do ter, do poder, onde o capital é rei e senhor.

 

 

Atividade 2: Jogo de perguntas e respostas. Para realizar essa atividade, você deverá levar os alunos para um lugar espaçoso, formular perguntas relacionadas ao texto discutido anteriormente e ter um sino pequeno. Os alunos devem ser divididos em grupos. Você deverá fazer uma pergunta sobre o texto. O aluno que souber a resposta deverá correr, tocar o sino e responder. Os grupos pontuarão de acordo com o número de respostas corretas.

 

Atividade 3- Exibir o vídeo meow para os alunos e incentivar a discussão do vídeo entre eles. Discutir a influência do consumo nas sociedades de massa. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-nob0bmufkQ

Recursos Complementares

Exibir o vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=y9MVNUzkyNI

Abordar com os alunos questões como sociedade de massa e sociedade do espetáculo

Avaliação

Solicitar aos alunos que observem uma multidão e a caracterizem. Essa observação pode ser feita no horário do recreio, num Shoping Center, num Parque, na saída de um cinema, no calçadão da cidade, num Mercado Municipal, por exemplo. Os alunos devem descrever as características das pessoas, como se comportam, como se vestem etc. Ressaltar que é importante que seja um local de muito movimento. A pesquisa deve ser apresentada. Ressaltar aos alunos que estarão observando um fenômeno típico da sociedade atual: a sociedade de massa.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.