12/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Vivenciado os fundamentos de ataque, de meio campo e de defesa, tais como posicionamento e funções dos jogadores durante uma partida de futebol.
Atividade 1: O que é Tática no Futebol?
Recursos: Vídeos da Internet e Projetor de Vídeo (Sala de Vídeo)
Duração: Aproximadamente de 20 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá vídeos e imagens relacionadas ao conhecimento tático de um jogo de futebol, contextualizando a temática e a proposta da aula com os(as) alunos(as).
Obs.: O(a) professor(a), deve-se conscientizar-se de que esta aula não se constituirá num processo de treinamento tático dos(as) educandos(as), mas numa possibilidade de conhecimento corporal e conceitual sobre o tema.
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=EndmFffCs24 (Acessado em 11/12/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=W8bRqcYAuHo (Acessado em 11/12/2010).
Imagens das formações táticas no Futebol de Campo.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_QWmODiYJQjI/THgxMJbe6jI/AAAAAAAAAD4/8awL57xcOVs/s1600/FLA451.jpg (Acessado em 11/12/2010).
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_ObueQXhIAvA/SyGcMXbs4jI/AAAAAAAAAFs/N7MpJt7jn28/s1600/4-4-2.jpg (Acessado em 11/12/2010).
Formações Táticas no Futsal
Fonte: http://www.efdeportes.com/efd125/aspectos-tecnicos-taticos-e-regulamentares-do-futsal-sob-a-otica-de-treinadores-experts.htm (Acessado em 11/12/2010).
No momento em que os vídeos e as imagens forem exibidos, destaque questões relacionadas aos esquemas táticos. Provavelmente, surgirão questões colocadas pelos(as) alunos(as) a respeito do esporte. Aproveite este momento para enriquecer a exposição dos vídeos e das imagens e explore os aspectos conceituais que envolvem a tática no futebol.
O link abaixo traz acesso aos aspectos importantes relacionados ao esporte que poderão ser utilizados pelo(a) professor(a) para enriquecer o debate e exposição do conteúdo proposto nesta atividade. http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquemas_t%C3%A1ticos_do_futebol (Acessado em 10/12/2010).
Atividade 2: Aprendendo as formações táticas do jogo
Duração: aproximadamente 20 minutos
Recursos: Quadro negro e giz.
Descrição: No espaço da sala de aula, o(a) professor(a) pedirá para que os(as) alunos(as) registrem diferentes possibilidades de formação tática do futebol de campo e do futsal. Lembre-os das zonas de defesa, meio de campo e ataque. Desenhe vários campos de futebol no quadro para facilitar a visualização dos esquemas táticos que os(as) alunos(as) desenharão. Nesse momento, faça perguntas aos alunos relacionadas ao posicionamento do jogador, sua função no campo/quadra e quais as formações táticas mais utilizadas.
Atividade 3: Experimentando formações táticas no jogo de botão.
Duração: aproximadamente 30 minutos
Recursos: Tabuleiros e Jogo de Botão
Descrição: Nesta atividade proponha para a turma o jogo de botão, onde os(as) alunos(as) experimentarão os esquemas táticos expostos no quadro. Cada time poderá escolher com qual esquema tático iniciará a partida. Para tornar esta atividade mais ágil e de fácil compreensão por parte dos alunos, forme os grupos que irão jogar em cada tabuleiro e, em seguida, desenhe no chão diferentes campos de futebol com giz para que os alunos possam anotar os esquemas táticos que serão utilizados.
Atividade 4: Vivenciando os esquemas táticos do futsal
Duração: aproximadamente 60 minutos
Recursos: Quadra de Futsal
Descrição: Nesta atividade, proponha para a turma mini-partidas de futsal, onde os(as) alunos(as) terão que posicionar os jogadores de acordo com esquema tático, por exemplo, 2-2, 3-1, 4-0, 1-2-2 etc, refletindo sobre as diferenças entre jogar de uma forma pré-determinada ou com liberdade total. Antes de começar cada partida, pergunte para os times qual foi a formação tática e escolhida e por que. Os times poderão usar planilhas (papel e caneta) para esquematizar as jogadas ensaiadas e as mudanças de estratégias durante a partida. Podem também pedir para que um dos colegas seja o técnico, responsável na organização tática do time.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: Procure diversificar os espaços para a realização da aula, podendo ser realizadas no campo ou na quadra. Ir a jogos de futebol e de futsal nos estádios e ginásios da cidade, com o intuito de compreender as variações táticas das equipes observadas.
Quanto ao Corpo do Colega: Experimentar as formações táticas dos jogos de mãos dadas, formando apenas um jogador.
Quanto ao Material: Assistir trechos de jogos de hoje e de antigamente, experimentar as formações táticas atuais e antigas, e compreender os motivos que levam às mudanças táticas no futebol e no futsal. Analisar falas (e textos) dos/das comentaristas esportivos/as na TV e nos jornais. Eles/as demonstram conhecimento tático? Jogar jogos eletrônicos de futebol (por exemplo, numa visita a uma casa de jogos eletrônicos) e experimentar diferentes sistemas táticos nesses jogos.
O site sugerido abaixo demonstra análises táticas de um jogo de futebol e poderá ser uma boa ferramenta para o professor ilustrar sua aula.
http://esquemastaticos.blogspot.com/ (Acessado em 10/12/2010).
Professor(a), no transcorrer das atividades faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Relatam experiências com o futebol? Estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os esquemas táticos na atividade 4? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos com as atividades propostas? Como percebem seu corpo e o corpo do colega durante os jogos? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar e aprender sobre a tática no futebol? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento das atividades? Qual foi a atividade mais fácil ou mais difícil? Qual(is) gostaram mais? Peça sugestões para a aula posterior.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/03/2012
Cinco estrelasMuito boa a sugestão
31/10/2011
Cinco estrelasexcelente aula, eu estava precisando de um plano com esse para aplicar com os meus aluno, eles irão adorar. obrigado!