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Em torno de quê? O Geocentrismo e o Heliocentrismo

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
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SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o movimento dos planetas
  • Conhecer os modelos geocêntrico e heliocêntrico
  • Utilizar diferentes fontes de informação em uma pesquisa
  • Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum
Duração das atividades
3 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

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Estratégias e recursos da aula

Lance as seguintes questões:

  • Qual a consequência do movimento da Terra  para a nossa rotina?
  • Por que vemos o sol e as estrelas em movimento no céu com o passar das horas?

Para elaborar respostas, proponha que os alunos participem de uma simulação sobre  o movimento de rotação. Divida a turma em trios e distribua materiais para  a realização da simulação:

Materiais:

bola de isopor de 20 cm

guache

palito de churrasco

cartolina para produção de bonecos com aproximadamente 5 cm

lanterna

Procedimentos:

  • Peça para o grupo colorir a bola para representação do planeta Terra com guache, ou colar os desenhos dos continentes na bola.
  • Em seguida oriente os alunos para destacarem os polos, a linha do equador e os hemisférios. Feita esta etapa oriente-os para atravessarem com o espeto de churrasco a bola, com cuidado e precisão, nos polos, de maneira que represente o eixo imaginário de rotação.
  • Oriente os alunos para fixarem os bonecos nas extremidades do diâmetro da linha do equador. Marcar os braços direitos dos bonecos ajudará o aluno a entender o movimento de rotação aparente de Leste para Oeste (da esquerda para direita).
  • Peça que posicionem uma lanterna, cuja luz irá simular a luz solar, a  uma distância de aproximadamente um metro da Terra.
  • Oriente para que simulem  o movimento de rotação, ou seja, movimentem a Terra sobre seu próprio eixo.
  • Peça que elaborem respostas às questões considerando as observações do grupo na simulação

Orientações para essa simulação publicadas em http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_simulacaomovimentoderota 

Promova a discussão de forma que possam concluir:

  • A Terra realiza movimentos no espaço, como o de rotação.
  • Durante esse movimento a Terra gira em torno de si mesma no sentido oeste para leste, dando-nos a impressão de que o Sol se movimenta, mas na verdade o planeta é que se move.Para a conclusão completa do movimento são necessárias 24 horas, ou seja, um dia.
  • A sucessão de dias e noites acontecem devido a influência do eixo de inclinação terrestre no movimento de rotação.
  • A vida das pessoas e de outros seres vivos é influenciada diretamente pelo movimento de rotação. Se porventura não houvesse esse movimento, provavelmente não existiria vida no planeta, pois a parte iluminada da Terra teria temperaturas bastante elevadas e a porção não iluminada

(fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_diaenoitediaenoiteaguima ) 

Comente com os alunos que ao longo da história ocorreram diferentes explicações para os movimentos dos planetas. Peça-lhes que retomem seus grupos de trabalho e pesquisem em enciclopédias e na internet os termos:

  • Geocentrismo
  • Heliocentrismo

 Cada grupo deverá elaborar uma definição para os termos após consulta a pelo menos três fontes diferentes.

Promova uma socialização das definições.

Organize uma sistematização apresentando imagens que ilustrem os conceitos, tais como:

Modelo Geocêntrico - órbitas dos planetas circulares (modelo de Aristóteles e Ptolomeu)

Imagem disponível em http://educar.sc.usp.br/sam/kepler_roteiro.html 

Modelo Heliocêntrico

Imagem disponível em http://educar.sc.usp.br/sam/kepler_roteiro.html 

Amplie a pesquisa dos grupos pedindo que expliquem o que é:

  • Rotação
  • Translação
  • Movimento Retrógrado
  • Eclipse

Disponibilize o material Movimento dos planetas , encontrado no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16021 . Esse material apresenta textos informativos e simulações que poderão contribuir com o trabalho, mas peça que busquem outras fontes também.

Os grupos deverão elaborar uma síntese. Acompanhe as produções verificando se são garantidas as seguintes informações:

  • os planetas apresentam dois tipos de movimento: translação e rotação
  • a trajetória em torno do Sol, devido à força de gravidade, é  denominada movimento de translação
  • o planeta em órbita em torno do Sol descreve uma elipse
  • o movimento giratório que os planetas realizam ao redor do seu eixo é denominado rotação
  • os planetas se movem com velocidades diferentes, dependendo da distância a que estão do Sol
  • quanto mais distante estiver do Sol mais tempo levará para completar sua volta em torno desta estrela
  • o Movimento Retrógrado é o movimento orbital de um corpo numa direção oposta à normal nos corpos espaciais num dado sistema.
  • o movimento dos planetas provoca por vezes uma ocultação de um determinado astro em relação a outro, a esse fenómeno dá-se o nome de eclipse.

Finalize a sequência de atividades promovendo uma conversa sobre o processo:

O que aprenderam nessa sequência de atividades?

Qual etapa foi mais interessante? Por quê?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Movimento dos planetas Hipertexto
Recursos Complementares

Artigos:

"Copérnico: a Terra em seu devido lugar - A história do sábio que provou que os planetas giram em volta do Sol é a história de uma ideia que faz uma revolução no modo de ver o mundo"

Disponível em : http://super.abril.com.br/cotidiano/copernico-terra-seu-devido-lugar-438874.shtml 

"Kepler: os caminhos dos planetas"

Disponível em http://super.abril.com.br/superarquivo/1989/conteudo_111858.shtml 

Avaliação

É importante garantir a observação dos alunos durante o processo. Por isso é necessário manter sempre a mão um instrumento prático para registro sobre as suas observações.

A observação deve estar focada nos objetivos dessa sequência de atividades:

  • O aluno demonstrou conhecimento sobre o movimento dos planetas?
  • Apresentou compreensão sobre os modelos  geocêntrico e heliocêntrico?
  •  Utilizou diferentes fontes de informação para as pesquisas?      
  • Trabalhou em grupos interagindo para atingir um objetivo comum?

É interessante envolver os próprios alunos no processo de avaliação, por isso a etapa final da sequência de atividades prevê os comentários sobre as aprendizagens e etapas do trabalho.

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