12/01/2011
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
-----
Lance as seguintes questões:
Para elaborar respostas, proponha que os alunos participem de uma simulação sobre o movimento de rotação. Divida a turma em trios e distribua materiais para a realização da simulação:
Materiais:
bola de isopor de 20 cm guache palito de churrasco cartolina para produção de bonecos com aproximadamente 5 cm lanterna
Procedimentos:
Orientações para essa simulação publicadas em http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_simulacaomovimentoderota
|
Promova a discussão de forma que possam concluir:
(fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_diaenoitediaenoiteaguima )
Comente com os alunos que ao longo da história ocorreram diferentes explicações para os movimentos dos planetas. Peça-lhes que retomem seus grupos de trabalho e pesquisem em enciclopédias e na internet os termos:
Cada grupo deverá elaborar uma definição para os termos após consulta a pelo menos três fontes diferentes.
Promova uma socialização das definições.
Organize uma sistematização apresentando imagens que ilustrem os conceitos, tais como:
Modelo Geocêntrico - órbitas dos planetas circulares (modelo de Aristóteles e Ptolomeu)
Imagem disponível em http://educar.sc.usp.br/sam/kepler_roteiro.html
Modelo Heliocêntrico
Imagem disponível em http://educar.sc.usp.br/sam/kepler_roteiro.html
Amplie a pesquisa dos grupos pedindo que expliquem o que é:
Disponibilize o material Movimento dos planetas , encontrado no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16021 . Esse material apresenta textos informativos e simulações que poderão contribuir com o trabalho, mas peça que busquem outras fontes também.
Os grupos deverão elaborar uma síntese. Acompanhe as produções verificando se são garantidas as seguintes informações:
Finalize a sequência de atividades promovendo uma conversa sobre o processo:
O que aprenderam nessa sequência de atividades?
Qual etapa foi mais interessante? Por quê?
Nome | Tipo |
---|---|
Movimento dos planetas | Hipertexto |
Artigos:
"Copérnico: a Terra em seu devido lugar - A história do sábio que provou que os planetas giram em volta do Sol é a história de uma ideia que faz uma revolução no modo de ver o mundo"
Disponível em : http://super.abril.com.br/cotidiano/copernico-terra-seu-devido-lugar-438874.shtml
"Kepler: os caminhos dos planetas"
Disponível em http://super.abril.com.br/superarquivo/1989/conteudo_111858.shtml
É importante garantir a observação dos alunos durante o processo. Por isso é necessário manter sempre a mão um instrumento prático para registro sobre as suas observações.
A observação deve estar focada nos objetivos dessa sequência de atividades:
É interessante envolver os próprios alunos no processo de avaliação, por isso a etapa final da sequência de atividades prevê os comentários sobre as aprendizagens e etapas do trabalho.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/02/2012
Cinco estrelasotima