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GÊNEROS MUSICAIS NA SALA DE AULA: PREFERÊNCIAS DOS ALUNOS.

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Reconhecer que o trabalho com música e com a diversidade de gêneros musicais possibilita o saber ouvir, a interação social e a formação de valores éticos.

2. Conhecer e discutir os gêneros musicais preferidos pelos alunos, os ambientes em que costumam ouvir músicas e os meios que utilizam para realizar esta atividade.

3. Analisar letras de músicas relativas aos gêneros preferidos da turma.

4. Criar paródias de acordo com os gêneros musicais preferidos pelos alunos.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos saibam os significados atribuídos aos termos música e gêneros musicais. É importante também que conheçam os diferentes gêneros musicais, que tenham noções básicas de leitura, interpretação escrita e informática. Recomenda-se também que saibam fazer uso do dicionário para procurar o significado de palavras desconhecidas.

Estratégias e recursos da aula

Palavras iniciais:   

Professor, para a realização desta aula, é interessante que você tenha desenvolvido com os alunos, as atividades sugeridas nas aulas intituladas “Diversidade musical interfere na vida das pessoas?” e “Estados Brasileiros: gêneros musicais preferidos!”, uma vez que são propostas articuladas, que visam colaborar com a execução de um projeto interdisciplinar sobre o tema Música/Diversidade Musical e ampliar os conhecimentos da turma acerca desta temática.   

Atividade 1:   

Escuta atenta, interação social, valores éticos: o que isto tem a ver com música?

Para a realização desta atividade, os alunos poderão contar com a colaboração dos professores de Música, Língua Portuguesa e outras áreas de conhecimento, a fim de enriquecer as discussões e relacionar as informações relativas ao tema com os conteúdos curriculares.   

Inicie a aula exibindo aos alunos a imagem abaixo e pergunte: Alguém já ouviu, sabe ou imagina o significado da expressão “Surdo como uma porta”?         

Fonte: http://www.brasilescola.com/curiosidades/surdo-como-uma-porta.htm      

Após ouvir as hipóteses dos alunos, esclareça que atualmente ser “surdo como uma porta” acabou sendo uma expressão utilizada para caracterizar alguém que já não consegue distinguir bem os estímulos sonoros. Em outros casos, pessoas teimosas também acabam sendo chamadas com a mesma expressão por sua insistência em relação às suas opiniões, não ouvindo ou considerando o que dizem as outras pessoas, nem as respostas dadas por elas etc (Professor, acessando a fonte indicada acima, você poderá ler para os alunos curiosidades relativas às antigas crenças da civilização romana que inspiraram a criação desta expressão).   

Em seguida, problematize: Saber ouvir e distinguir os estímulos sonoros é importante para o trabalho com música? O trabalho com a linguagem musical ajuda a desenvolver a capacidade de escutar, de interagir e de se comunicar com as pessoas?   

Assim, a partir das respostas dos alunos, reafirme a importância de se trabalhar em sala de aula com a linguagem musical e proponha as seguintes dinâmicas de sensibilização que possibilitam a “Interação social por meio de sons e ritmos”:   

1º Momento: Cada aluno recebe uma bolinha pequena de borracha, quicando-a no chão em diferentes ritmos. De acordo com a solicitação do professor, formam-se duplas, trios, quartetos até juntar todos em um só grupo, dispostos em círculo. Em cada etapa solicitada, os alunos deverão explorar maneiras diversas de quicar a bolinha, de forma a encontrar e manter um mesmo ritmo entre eles, sem verbalizar, apenas tentando “escutar a si e ao outro”.   

2º Momento: Alunos continuam em círculo, agora unidos pelos ombros e mantendo os olhos fechados. A um sinal combinado, cada um dos elementos do grupo começa a emitir um som, cuja altura média deve ser sempre mantida. Aos poucos, ouvindo-se uns aos outros, os alunos vão modificando os sons de modo a criar, ao final, um único e harmonioso som.   

Ao término das dinâmicas, abra espaço aos alunos para que expressem o que sentiram e perceberam durante as atividades. Incentive-os a comentar se houve variedade de ritmos e sons, se o grupo conseguiu ou não alcançar um único ritmo e um único som, se houve respeito às diferenças, enfim, os aspectos que facilitaram e os que dificultaram atingir ritmos e sons harmônicos, dentre outros.  

Em seguida, exiba e leia para os alunos o poema “A escuta”, de Marisa Fonterrada (Poderá ser distribuída uma cópia para cada aluno ler e colar em seu caderno).   

Fonte: http://mais.uol.com.br/view/9hfimgt9ge9c/formao-em-msica-na-emei-04021C356CC0B15326?types=A& (O poema sugerido encontra-se no início do vídeo ”Formação em Música na EMEI”)   

(Professor, este poema também poderá ser encontrado no texto “Música na Educação Básica – uma experiência com sons alternativos” (p. 5), disponível no sítio http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2269-8.pdf ).

Após a leitura, discuta com a turma sobre a importância de escutar e de ser escutado. Se necessário, comente ainda que os sons produzidos todos ao mesmo tempo ou o excesso deles, impedem a audição e podem afetar a relação e a comunicação entre professor–aluno e aluno-aluno. Assim, desenvolver atividades relacionadas ao universo musical também contribui para aprimorar a capacidade de saber ouvir e de interagir com o outro, de forma respeitosa e ética. Além disso, a criança, ao ouvir diferentes formas de som, inclusive os produzidos por ela mesma, identifica-se com o universo onde está e percebe seu potencial em exercitar novas possibilidades. Desse modo, é preciso desenvolver com as crianças uma observação mais aguçada, uma escuta mais atenta, uma capacidade de explorar, criar, perguntar e se expressar de diferentes maneiras, inclusive pela linguagem musical (Fonte: http://ftp1.cenpec.org.br/ftp/Biblioteca/Educacao/Teses-e-dissertacoes/o-som-como-linguagem-e-manifestacao-da-pequena-infancia.pdf ).    

Acrescente ao debate, a seguinte afirmação de Ariana Sedioli (2005), para apreciação dos alunos:   

“Quais sons? – Todos.

Aqueles produzidos pela voz, pelos instrumentos musicais, mas também aqueles produzidos pelos objetos e outros materiais. Aqueles produzidos pela natureza, aqueles mecânicos...Porque o som acontece onde quer que se esteja. Basta escutar com ouvidos atentos e sensíveis, pesquisar com mãos curiosas.

Como? – Na escola, professoras e crianças juntas, através de experiências de grupo para explorar, descobrir, escutar, inventar, transformar, compor e recompor sons e músicas”.

Fonte: http://ftp1.cenpec.org.br/ftp/Biblioteca/Educacao/Teses-e-dissertacoes/o-som-como-linguagem-e-manifestacao-da-pequena-infancia.pdf (p. 89).

Prosseguindo, diga à turma que por meio do trabalho com a música deve também ser reafirmada a importância dos valores éticos na formação do indivíduo, pois nem sempre eles estão presentes no campo musical, como podemos verificar a partir dos seguintes vídeos que abordam temas bastante polêmicos em nossa realidade atual, disponíveis nos links:  

http://www.youtube.com/watch?v=5S198mfY3kw&feature=related  Plágio    

http://www.videolog.tv/video.php?id=481705  Pirataria    

Após a exibição, instigue os alunos a discutirem de forma crítica o que pensam a respeito do plágio e da pirataria na música, apresentando argumentos em relação a estes assuntos e também dando exemplos de situações conhecidas por eles relativas ao universo musical, contando com a mediação dos professores.   

Para saber mais sobre estes temas, acesse os sítios:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%A1gio  Plágio  

http://www.brasilescola.com/curiosidades/pirataria.htm  Pirataria   

Por fim, solicite aos alunos uma produção escrita referente à “Contribuição da música/diversidade musical na formação ética do cidadão”, por meio de poesia, texto informativo, história em quadrinho, dentre outros recursos, que deverão ser socializados entre eles e arquivados em uma pasta, para serem utilizados posteriormente. Neste momento, o professor de Língua Portuguesa poderá contribuir com a atividade proposta.  

Atividade 2   

Preferências musicais dos alunos!   

Inicie este momento, apresentando aos alunos o vídeo “Preferências musicais”, em que o repórter do Programa Diversidade foi ouvir o povo na rua para conhecer os gostos musicais, entrevistando pessoas de várias atividades profissionais e faixas etárias. Para isto, acesse o link http://www.youtube.com/watch?v=87bb_pluQU4    

Logo em seguida, exiba o vídeo “Estilos musicais”, que mostra alguns alunos comentando sobre os gêneros musicais preferidos por eles, disponível no link http://www.videolog.tv/video.php?id=482249    

Ao término da apresentação dos vídeos, abra espaço aos alunos para que comentem, troquem ideias sobre as falas dos entrevistados.   

A seguir, diga aos alunos que agora vão conhecer as preferências musicais da turma. Assim, entregue fichas em branco a cada aluno, para que sejam preenchidas de acordo com as seguintes perguntas:   

1.  Quais são os gêneros musicais preferidos por você?

2.  Em que lugares você costuma ouvir música?

3.  Quais os meios que você utiliza para ouvir música: Rádio? Internet? Televisão? Aparelho de som? MP3 ou aparelhos similares? Celular?  Outros...        

Com as perguntas respondidas, solicite aos alunos que se organizem em roda. No centro da roda, faça três círculos grandes com cordão, sendo que cada um deles deverá corresponder a uma das perguntas feitas anteriormente, como no modelo abaixo:  

Em seguida, peça a cada aluno que leia as suas respostas, podendo justificá-las e colocando-as dentro dos respectivos círculos. Abra espaço também para que eles troquem informações sobre os diferentes gêneros musicais.   

Na sequência, com base nas respostas colocadas nos círculos, professor e alunos deverão fazer o levantamento quantitativo dos gêneros musicais preferidos pela turma, dos ambientes em que mais ouvem música e dos meios mais utilizados para ouvir músicas. Neste momento, o professor de Matemática poderá coordenar esta etapa, aproveitando para trabalhar com os alunos a organização dos resultados por meio de cálculos de porcentagem, gráficos, tabelas, quadros, dentre outros.   

Para ampliar os conhecimentos dos alunos acerca dos gêneros musicais e dos principais cantores que os representam, faça uma leitura dialogada com eles sobre o texto “Cultura urbana - músicas urbanas”, disponível no sítio

http://www.slideshare.net/Lilaep8/musica-urbana      

 

Prosseguindo, a fim de enriquecer as discussões e saber por que as pessoas gostam de estilos musicais diferentes, apresente aos alunos um vídeo informativo bastante interessante intitulado “Cérebro define nosso gosto musical”, disponível no link

http://www.youtube.com/watch?v=n79TcTTzXhU&feature=related    

Dando continuidade, solicite aos alunos que se organizem em grupos de acordo com o gênero musical de sua preferência, formando por exemplo: Grupo do Rock, Grupo do Axé, Grupo do Samba, Grupo da Música Sertaneja, Grupo do Hip Hop etc. Cada grupo deverá criar uma escultura que represente o gênero escolhido, considerando cantores/bandas de referência, as vestimentas, os instrumentos utilizados e outros. O professor de Educação Artística poderá colaborar com sugestões de materiais e técnicas apropriadas para a criação das esculturas.   

Para exemplificar o trabalho com esculturas, exiba o vídeo “Astros pop de papel”, que mostra esculturas produzidas por artistas russas, que homenageiam personalidades da música como Beatles, Elvis Presley, Bob Marley e Freddie Mercury. As criações têm direito a cenário, instrumentos e iluminação. Disponível no link

http://revistacriativa.globo.com/Revista/Criativa/0,,GF81828-17125,00-ASTROS+POP+DE+PAPEL.html#fotogaleria=6    

Após a confecção das esculturas, cada grupo deverá apresentar e comentar sobre a sua produção com os colegas.

Atividade 3   

Gêneros musicais: criando e se divertindo!   

Para a realização das diferentes etapas deste momento da aula, é interessante o trabalho integrado com os professores das áreas de Música, Educação Artística, Língua Portuguesa, Informática e outros.   

No Laboratório de Informática da escola, com os alunos organizados em grupos, peça que selecionem e analisem letras de músicas relativas aos gêneros preferidos da turma, com a mediação dos professores. As músicas selecionadas e suas respectivas análises deverão ser socializadas entre eles.   

Na sequência, proponha aos alunos a criação de paródias, com criatividade, originalidade e humor, de acordo com os gêneros musicais preferidos pela turma.   

Para a preparação desta atividade, primeiramente, verifique se os alunos sabem o que significa o termo Paródia. Se necessário esclareça que “paródia é uma imitação, na maioria das vezes cômica, de uma composição literária, de filmes e músicas, sendo, portanto, uma imitação que geralmente possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche. Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes” (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%B3dia). Professor, você ainda encontrará definição e exemplos de  paródias nos links abaixo:

http://www.infoescola.com/generos-literarios/parodia/  

http://www.alunosonline.com.br/portugues/parodia/     

Em seguida, com a colaboração dos professores de Educação Artística e Música, cada grupo poderá confeccionar instrumentos musicais relacionados ao gênero musical escolhido. Para isto, poderão apresentar aos alunos os vídeos sugeridos nos seguintes links:   

http://www.youtube.com/watch?v=vLDgYn7a59A   Poder da Música - Vídeo sobre o espetáculo “O Poder da Música e a Serpente Encantada”, que apresenta músicas, danças e os instrumentos musicais de sopro, corda e percussão.    

http://www.youtube.com/watch?v=NEeB5Ocvu9M&NR=1&feature=fvwp  Instrumentos musicais reutilizáveis (construção de instrumentos com caixas, copos de iogurte, vasos de plástico, embalagens, latas, papéis, dentre outros).     

Após a exibição, o professor de Música deverá conversar com a turma sobre os instrumentos de sopro, corda e percussão identificados no vídeo, outros que conhecem e informações relativas a eles. Também poderá comentar sobre a construção de instrumentos com materiais variados e de forma criativa.   

Sugestão de outros vídeos relativos à confecção de instrumentos musicais:   

http://www.youtube.com/watch?v=U3fUYTA9mbc&feature=related  Grupo Sucateando - Oficina de Arte e Som    

http://www.youtube.com/watch?v=_sYW-sVlRFQ&NR=1   Oficina de instrumentos musicais de materiais recicláveis com várias comunidades    

http://www.youtube.com/watch?v=JbZfEeMbE4U  Confecção de Instrumentos Musicais - #03 - Salin de Sá     

No momento de criação dos instrumentos musicais, o professor de Língua Portuguesa poderá trabalhar com os alunos, textos instrucionais para registro de como foram construídos os instrumentos e pequenos textos informativos sobre eles. Também poderá propor a elaboração de um livro contendo todos estes textos com as respectivas ilustrações, título do livro, ilustração da capa, nome dos responsáveis pela elaboração do livro, apresentação, sumário/índice, agradecimentos, referências bibliográficas.   

Além da criação de paródias e de instrumentos musicais, o professor poderá ainda propor à turma a confecção do “Tabuleiro de ritmos”. Para isto, professores e alunos poderão assistir ao vídeo intitulado “Tabuleiro de ritmos – a diversidade musical brasileira”, que mostra uma coletânea de ritmos e temas musicais tradicionais de diferentes regiões do país, executados com instrumentos artesanais típicos e contextualizados cenicamente a partir de um diálogo bem humorado com a platéia. As músicas são “costuradas” umas às outras a partir de pequenas histórias engraçadas narradas pelos músicos. O concerto passeia pela diversidade da Música Tradicional do Brasil, sem perder de vista a relação com o público infantil. Mostra ainda a utilização do tabuleiro de ritmos com as crianças. Disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=eIV4cA5vsn8   

O tabuleiro deverá ser confeccionado pelos alunos, com a orientação dos professores. Poderão utilizar uma tira larga e comprida de material resistente e de cor clara, onde serão delimitados espaços /partes conforme ilustração abaixo:

Fonte: http://farm5.static.flickr.com/4048/4543293332_506a611474.jpg      

Na confecção do tabuleiro, ao invés de colocar “no ritmo do pato, do macaco” etc, sugerimos que escrevam “no ritmo do rock, do samba, do axé” e outros, ou seja, os gêneros musicais preferidos pela turma. Deverão ainda construir um dado, com as cores utilizadas no tabuleiro.   

Com o tabuleiro pronto, os alunos poderão se divertir, brincando da seguinte maneira (outras possibilidades poderão ser sugeridas pelos alunos e professores):   

- Jogar o dado e ir para a “casa” da cor que tiver saído no dado. Parar, ler a instrução e realizar o que estiver sendo pedido. Caso pare em “casas” referentes às solicitações “No ritmo do...”, o aluno deverá escolher uma música que corresponda ao gênero musical pedido, contando com a participação dos colegas e professores para cantá-la e dançá-la.

Por fim, deverão realizar a "Culminância do projeto relativo ao tema Música", em local apropriado da escola, podendo contar com a participação dos pais, de professores e alunos de outras turmas.   

No espaço destinado ao evento, deverão estar expostos os textos produzidos, gráficos e tabelas referentes aos gêneros preferidos da turma, análises de músicas, esculturas, instrumentos musicais confeccionados por eles, enfim, todos os materiais produzidos durante as aulas relativas ao tema.   

Durante o evento, os grupos apresentarão as paródias criadas por eles, com cenário, vestimentas e instrumentos apropriados aos gêneros escolhidos.   

Ao final, os alunos poderão propor aos convidados a brincadeira com o “Tabuleiro de ritmos”, confeccionado pela turma.   

Este “Tabuleiro de ritmos” também poderá ser utilizado com outros alunos no horário de recreio, sob a coordenação de professores e da turma que o construiu.   

Ainda deverão sugerir a realização de momentos culturais na escola, durante o ano letivo, em que alunos, professores e outros profissionais da instituição poderão mostrar o seu talento, cantando dançando ou tocando algum instrumento musical.    

Recursos Complementares

Professor, sugerimos abaixo alguns sítios de textos/vídeos sobre o assunto, para seu conhecimento ou para acrescentar à aula:  

http://www.ibope.com.br/congressoabep/publicacao2008/11_Almanaque_NEPSO.pdf   Almanaque NEPSO: Nossa escola pesquisa sua opinião (p. 16)    

http://www.ufscar.br/rua/site/?tag=ecologia-acustica  Música na rede: novas dimensões da escuta    

http://www.culturainfancia.com.br/portal/index.php?view=article&catid=42%3Amusica&id=141%3Amusicajogobrincadeiracrianca-reflexoes-acerca-do-brincar-e-do-fazer-musical-na-infancia&option=com_content&Itemid=71  Reflexões acerca do brincar e do fazer musical na infância         

http://www.youtube.com/watch?v=di8_M-d3hX4  Arte de saber ouvir

http://www.youtube.com/watch?v=giUad5o1WXU  Os misteriosos instrumentos musicais da antiguidade   

http://www.youtube.com/watch?v=QOP93ClBCYA  TOP 17 DE VÁRIOS GÊNEROS MUSICAIS 

http://www.youtube.com/watch?v=SL8kVluMxHI  Rap da pirataria - Animatunes    

http://www.youtube.com/watch?v=g2bGJo0LxPc  Pirataria de CDs e DVDs

http://www.youtube.com/watch?v=KtkNXB1bzSU    TV Xuxa - Festival de Paródias 2 (Parte 1/3)

http://www.youtube.com/watch?v=Ciol_MCUkCs&feature=related  TV Xuxa - Festival de Paródias 2 (Parte 2/3) 

http://www.youtube.com/watch?v=68iBnArF2CU&NR=1  TV Xuxa - Festival de Paródias 2 (Parte 3/3)             

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.   

Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.     

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de: reconhecer que o trabalho com música possibilita o saber ouvir, a interação social e a formação de valores éticos; conhecer e discutir os gêneros musicais preferidos pelos alunos, os ambientes em que costumam ouvir músicas e os meios que utilizam para realizar esta atividade; selecionar e analisar letras de músicas relativas aos gêneros preferidos da turma; criar paródias de acordo com os gêneros musicais preferidos pelos alunos; confeccionar instrumentos musicais e o tabuleiro de ritmos; participar de forma criativa e responsável no evento proposto.  

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