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Prazer, Triângulo Retângulo!

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
VICTOR CESAR PAIXAO SANTOS
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RIO DE JANEIRO - RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rita Maria Cardoso Meirelles, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes da Cunha, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Ivail Muniz Junior, Clayton Gonçalves Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as principais propriedades de um triângulo retângulo;
  • Identificar as relações métricas dentro de um triângulo retângulo;
  • Aplicar as relações métricas em situações cotidianas.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Classificação de triângulos

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:

Propor o seguinte problema aos alunos:

1) Dadas uma corda esticada do ponto A de São Paulo até o ponto B do Rio de Janeiro cujo comprimento é de a =  400Km  e outra corda com 1m a mais indo do ponto A até o ponto B também. Determine:

A) a altura h do triângulo formado ao se suspender a 2ª corda pelo seu ponto médio conforme mostra a Fig.1.

Fonte: Livro: Explorando o ensino Matemática. Volume 1.

B) a altura b do triângulo retângulo formado ao suspender a corda conforme mostra a Fig.2 

Fonte: Livro: Explorando o ensino Matemática. Volume 1.

Na resolução do item A devemos usar o triângulo retângulo de catetos h e a/2 e hipotenusa (a+1)/2. Usando o teorema de Pitágoras obtemos h = 1/2 (2a +1)1/2(*). Substituindo a=400000m, obtemos h = 447m, aproximadamente.

Já na resolução do item B devemos resolver o sistema formado pelas equações c = a+1-b e c² = a²+b² (teorema de Pitágoras). Ao resolver o sistema obtemos b = (2a+1)/(2a+2)(**). Substituindo a=400000m, obtemos b = 0,999999m, aproximadamente. Mostrando que a nossa intuição pode falhar, já que a diferença de altura é muito grande.

Depois devemos pedir aos alunos que, utilizando o software Winplot, façam o gráfico das funções (*) e (**) para melhor entender o resultado. Vejamos os gráficos:       

Gráfico da função (*)

Devemos deixar claro aos alunos que a parte do gráfico que nos interessa é a parte positiva do eixo x, pois a só pode assumir valores positivos pois representa distância. Devemos dizer que quanto maior for o valor de a, maior será o valor de b.

Gráfico da função (**).

Devemos deixar claro aos alunos que a parte do gráfico que nos interessa é a parte positiva do eixo x, pois a só pode assumir valores positivos pois representa distância. Devemos dizer que quanto maior for o valor de a, o valor de b estará mais próximo de 1.

ATIVIDADE 2:

Determinaremos, geometricamente, a raiz quadrada de um número utilizando apenas as relações métricas de um triângulo retângulo e construções geométricas. Para a realização desta atividade é necessário régua e compasso. Vamos mostrar, por exemplo, como podemos determinar a raiz quadrada do número 7. Primeiro desenhamos uma reta r e nessa reta marquemos os pontos A e B tal que AB = 7 e depois tomemos o ponto C sobre r tal que B esteja entre A e C e BC = 1.  Tracemos uma circunferência com diâmetro AC e depois uma reta perpendicular a AC passando por B, como mostra a figura a seguir. O segmento BE é a raiz quadrada de 7.

Para entendermos porque o segmento BE é a raiz quadrada de 7 devemos olhar para o triângulo retângulo AEC.

Como BE é a altura relativa à hipotenusa AC então BE² = AB.BC (uma das relações métricas de um triângulo retângulo). Substituindo os valores, temos BE² = 7x1, isto é, BE = (7)1/2. Para um número x qualquer temos BE² = xx1, isto é, BE = (x)1/2. Antes de chegarmos na fórmula geral devemos passar vários exercícios para os alunos calcularem raízes quadradas de vários números.

Para fazermos os desenhos utilizamos o software geogebra. É importante explorarmos o programa com os alunos para que eles façam essas construções.

ATIVIDADE 3:

http://www.youtube.com/watch?v=dfPx0PG36tE (Eratóstenes)  

Devemos pedir aos alunos que calculem a altura de um poste utilizando a sombra do poste e a sua própria sombra. Sejam H a altura do poste, m a sombra do poste, h a altura do aluno e n a sombra do aluno e utilizando a semelhança entre triângulos retângulos temos: H/m=h/n. Como os valores de m,n e h são conhecidos podemos assim determinar o valor de H. Os alunos podem calcular outros objetos que sejam grandes utilizando esse método. Como por exemplo a altura de uma árvore.

Recursos Complementares

Livro: fundamentos da matemática elementar.

Avaliação

Desafio: As medidas dos lados de um triângulo retângulo podem ser números primos?

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Marcelo da Silva Vianna, Secretaria Municipal de Educação de ITACARE , Bahia - disse:
    Milllenio@hotmail.com.br

    29/08/2011

    Cinco estrelas

    salve! a todos os mestres e a Deus principalmente. Fica aqui registrado as palavras e comentário, Demonstração de proposta de atividade :simples e objetiva.Parabéns ,obrigado.


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