14/01/2011
Rita Maria Cardoso Meirelles, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes da Cunha, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Ivail Muniz Junior, Clayton Gonçalves Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Classificação de triângulos
Propor o seguinte problema aos alunos:
1) Dadas uma corda esticada do ponto A de São Paulo até o ponto B do Rio de Janeiro cujo comprimento é de a = 400Km e outra corda com 1m a mais indo do ponto A até o ponto B também. Determine:
A) a altura h do triângulo formado ao se suspender a 2ª corda pelo seu ponto médio conforme mostra a Fig.1.
Fonte: Livro: Explorando o ensino Matemática. Volume 1.
B) a altura b do triângulo retângulo formado ao suspender a corda conforme mostra a Fig.2
Fonte: Livro: Explorando o ensino Matemática. Volume 1.
Na resolução do item A devemos usar o triângulo retângulo de catetos h e a/2 e hipotenusa (a+1)/2. Usando o teorema de Pitágoras obtemos h = 1/2 (2a +1)1/2(*). Substituindo a=400000m, obtemos h = 447m, aproximadamente.
Já na resolução do item B devemos resolver o sistema formado pelas equações c = a+1-b e c² = a²+b² (teorema de Pitágoras). Ao resolver o sistema obtemos b = (2a+1)/(2a+2)(**). Substituindo a=400000m, obtemos b = 0,999999m, aproximadamente. Mostrando que a nossa intuição pode falhar, já que a diferença de altura é muito grande.
Depois devemos pedir aos alunos que, utilizando o software Winplot, façam o gráfico das funções (*) e (**) para melhor entender o resultado. Vejamos os gráficos:
Gráfico da função (*)
Devemos deixar claro aos alunos que a parte do gráfico que nos interessa é a parte positiva do eixo x, pois a só pode assumir valores positivos pois representa distância. Devemos dizer que quanto maior for o valor de a, maior será o valor de b.
Gráfico da função (**).
Devemos deixar claro aos alunos que a parte do gráfico que nos interessa é a parte positiva do eixo x, pois a só pode assumir valores positivos pois representa distância. Devemos dizer que quanto maior for o valor de a, o valor de b estará mais próximo de 1.
Determinaremos, geometricamente, a raiz quadrada de um número utilizando apenas as relações métricas de um triângulo retângulo e construções geométricas. Para a realização desta atividade é necessário régua e compasso. Vamos mostrar, por exemplo, como podemos determinar a raiz quadrada do número 7. Primeiro desenhamos uma reta r e nessa reta marquemos os pontos A e B tal que AB = 7 e depois tomemos o ponto C sobre r tal que B esteja entre A e C e BC = 1. Tracemos uma circunferência com diâmetro AC e depois uma reta perpendicular a AC passando por B, como mostra a figura a seguir. O segmento BE é a raiz quadrada de 7.
Para entendermos porque o segmento BE é a raiz quadrada de 7 devemos olhar para o triângulo retângulo AEC.
Como BE é a altura relativa à hipotenusa AC então BE² = AB.BC (uma das relações métricas de um triângulo retângulo). Substituindo os valores, temos BE² = 7x1, isto é, BE = (7)1/2. Para um número x qualquer temos BE² = xx1, isto é, BE = (x)1/2. Antes de chegarmos na fórmula geral devemos passar vários exercícios para os alunos calcularem raízes quadradas de vários números.
Para fazermos os desenhos utilizamos o software geogebra. É importante explorarmos o programa com os alunos para que eles façam essas construções.
http://www.youtube.com/watch?v=dfPx0PG36tE (Eratóstenes)
Devemos pedir aos alunos que calculem a altura de um poste utilizando a sombra do poste e a sua própria sombra. Sejam H a altura do poste, m a sombra do poste, h a altura do aluno e n a sombra do aluno e utilizando a semelhança entre triângulos retângulos temos: H/m=h/n. Como os valores de m,n e h são conhecidos podemos assim determinar o valor de H. Os alunos podem calcular outros objetos que sejam grandes utilizando esse método. Como por exemplo a altura de uma árvore.
Livro: fundamentos da matemática elementar.
Desafio: As medidas dos lados de um triângulo retângulo podem ser números primos?
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29/08/2011
Cinco estrelassalve! a todos os mestres e a Deus principalmente. Fica aqui registrado as palavras e comentário, Demonstração de proposta de atividade :simples e objetiva.Parabéns ,obrigado.