Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gênero e Sexualidade

 

02/02/2011

Autor e Coautor(es)
Giselle Moraes Moreira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo Bueno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o conceito de gênero e sua aplicação nas relações sociais

Analisar as mudanças de papéis sociais nas sociedades ocidentais

Discutir gênero e sexualidade

Duração das atividades
3 aulas - 150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O conceito prévio de papéis sociais é indicado.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e Recursos de aula: Vídeo, imagens, debates, pesquisa na internet

Inicie a aula solicitando aos alunos que destaquem as principais diferenças entre eles. Divida-os em grupos e incentive que listem essas diferenças: classe social, aparência física, etnia, sexo, dentre outras.  Após uma discussão prévia, destaque que uma das diferenças mais evidente entre eles é o fato de serem homens ou mulheres. Inclua-os alunos num debate e discuta com eles a diferença de gênero.

Continuação da atividade: Mostre aos alunos a imagem abaixo (Imagem disponível em google imagens: http://colunas.epoca.globo.com/mulher7por7/tag/suecia/ ). Eles devem se reunir em grupos de cerca de 5 alunos e discutir o significado dela. Você poderá incluir no quadro, para incentivar a discussão, a frase de Simone de Beauvoir: Não se nasce mulher, torna-se mulher. Solicite então aos alunos que anotem suas impressões. Eles devem também listar situações em que papéis diferenciados são atribuídos a homens e mulheres na sociedade, como por exemplo, no esporte, no mercado de trabalho, nas atividades do lar etc. Incentive-os a responder: como esses papéis são criados? Novamente, inclua-os num debate interativo. Essa problematização terá continuidade com a atividade 1.

Atividade 1: Solicite uma pesquisa na internet sobre o conceito de gênero. Peça a eles que pesquisem também dados e informações sobre como homens e mulheres possuem papéis diferenciados na sociedade e que esses papéis se convertem muitas vezes em discriminação, diferença salarial etc. As informações pesquisadas pelos alunos devem ser distribuídas em cartazes. Cada grupo deverá expor o resultado de sua pesquisa e, posteriormente, as informações devem ser discutidas através de um debate interativo entre eles. Destaque então que homens e mulheres não se diferenciam só nas questões biológicas mas também na forma como as sociedades constroem suas imagens e papéis sociais, por isso existe a conceituação de gênero.

   Volte novamente na discussão sobre gênero     

Atividade 2: Exibição e discussão do vídeo: Estudo sobre Gênero http://www.youtube.com/watch?v=dwVNrRqSqg4

Esse vídeo favorece a complementação da discussão sobre gênero e papéis sociais atribuídos a homens e mulheres.

 

Atividade 3: Fazer um círculo e pedir para que os alunos escrevam em um papel suas dúvidas sobre sexo e sexualidade. É importante destacar que eles não precisam se identificar, para que  se sintam a vontade para perguntar. Recolha os papéis e discuta as dúvidas com os alunos. Uma sugestão é que a discussão seja realizada ao ar livre, num local diferente da sala de aula. Você pode permitir uma discussão interdisciplinar sobre o tema solicitando a participação de professores de outras áreas, como biologia e psicologia, por exemplo. Inclua a charge abaixo como forma de incentivar o debate sobre gênero e preconceito. A imagem está disponível em google imagens (http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/viewcat.php?cid=59&min=290&orderby=titleA&show=10 ). Como esse é um tema difícil e polêmico, privilegie sempre exemplos, reportagens e programas de televisão que tratem do tema de maneira atualizada, tomando cuidado com o perfil dos alunos.  

  

 

 

 Finalização da aula:

O texto disponível em http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/sexualidade-feminina-convide-garotada-quebrar-tabus-425667.shtml  oferece uma interessante atividade para os alunos. Convide-os a ler e a realizar a atividade.

 

 

 

Recursos Complementares

Filme “Acorda Raimundo!” Sinopse do filme: O personagem Raimundo é um homem tratado como mulher – o filme mostra uma inversão de papéis, pois as mulheres realizam as tarefas consideradas masculinas e os homens desempenham os papéis atribuídos ao gênero feminino: cozinhar, lavar, passar, arrumar a casa, cuidar do “marido” e dos filhos e até ficar “grávido”. No final, Raimundo acorda e percebe que era apenas um sonho (ou pesadelo). O filme favore a discussão sobre gênero e a atribuição de papéis sociais.

O texto "A educação preventiva em sexualidade na adolescência" de Maria Helena Brandão Vilela Gherpelli  disponível no site abaixo pode contribuir para o enriquecimento teórico sobre o tema:

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_29_p061-071_c.pdf

Avaliação

Será realizada durante as aulas, através da participação nas atividades, pesquisa e debates.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.