25/01/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade
Para esta aula ser realizada, é importante que o professor já tenha trabalhado com os alunos inicialmente a diferenciação entre grafite e pichação. Para maiores detalhes sobre essa diferenciação, basta consultar:
http://www.klickescolas.com.br/KEP/Ciber/Revista/KEP_Revista_Final/0,4761,542-9874,00.html
http://limiaresdahistoria.blogspot.com/2009/08/arte-de-rua-grafite-e-pichacao.html
http://www.revelacaoonline.uniube.br/2005/316/Arte.html
http://www.graffiti.org/faq/spinelli/pichacao_e_comunicacao_um_codigo_sem_regra.html
Após o trabalho sobre a diferenciação grafite X pichação, o professor deve solicitar aos alunos que fotografem grafites por toda a cidade. Depois de tiradas as fotografias, o professor as salvará em um arquivo único. Com esse arquivo, o professor dará início à aula.
Importante: professor, caso sua cidade não tenha grafites, peça aos alunos para selecionarem imagens de grafites da própria internet. Para isso, professor, você poderá destinar uma aula no laboratório de informática com o objetivo de os alunos salvarem essas imagens no próprio computador ou em pen drives para trabalho posterior. Segue como sugestão a pesquisa em sites de busca como www.google.com.br e http://br.yahoo.com/ Nestes sites, basta selecionar a busca por imagens e digitar no campo de pesquisa a palavra grafite. Ainda seguem alguns links:
http://fottus.com/artes/grafite-arte-visual/
http://fottus.com/desenhos/grafites/
http://www.fotosearch.com.br/lushpix-value/grafite-e-arte-da-rua/UNZ195/
http://www.6emeia.com/fotos.php?imagem=img/concha.jpg&classe=img-ft
A primeira atividade consta da mostra dos grafites fotografados pelos alunos. Cada aluno, à medida que o professor mostra as imagens, terá um tempo aproximado de 3 minutos para discorrer sobre a foto tirada: sentidos e impressões acerca da imagem.
Comentadas as fotos, o professor então proporá a leitura do texto "Grafite & pichação: por uma nova epistemologia da cidade e da arte", de Celia Maria Antonacci Ramos, disponível em:
Sugestão para leitura do texto: primeiro os alunos deverão fazer uma leitura silenciosa de toda a produção e depois leitura em voz alta com comentários iniciados pelo professor (iniciados porque se espera a contribuição dos alunos) acerca de cada tópico demarcado no texto em negrito.
Após a leitura desse texto, os alunos terão uma maior noção das possibilidades de sentido e valorização do grafite enquanto uma arte urbana. Assim, a proposta é que se abra um espaço para uma discussão pautada pelas seguintes questões:
Após a discussão, o professor deverá pedir um relato da aula. Esse relato os ajudará, posteriormente, a produzirem um artigo opinativo.
Aula 2
Atividade
Esta atividade consiste na produção de sentidos para grafites.
Os alunos sentarão em duplas e discutirão pelo menos dois grafites. A proposta é que analisem as imagens de modo a construir sentidos.
Para tanto, o professor deverá chamar a atenção dos alunos para:
Os alunos deverão escolher entre os grafites previamente selecionados pelo professor. Algumas sugestões:
Todas as imagens acima foram retiradas de
http://blog.cancaonova.com/fotosquefalam/?p=26918
Depois, os alunos escolherão um grafite e comporão um poema para representá-lo ou um poema que reflita sobre a crítica produzida no grafite.
Os poemas deverão ser expostos em varais de poesia junto com os grafites impressos coloridos.
Aula 3
Atividade
Após todo trabalho desenvolvido com o grafite, os alunos produzirão um artigo de opinião acerca do tema:
Grafite: arte ou poluição visual? Cultura urbana ou marginalidade?
Para a produção do artigo, os alunos deverão estar com o relato da primeira aula, pois isso os ajudará a desenvolver melhor o tema. O artigo pode ser escrito a quatro mãos e o mais importante é que a produção textual ganhe circulação social, ou seja, é interessante que o professor entre em contato com blogs de grafiteiros para tentar postar os textos dos alunos. Caso não consiga, é aconselhável que o professor crie um blog para a turma a fim de postar o trabalho desenvolvido com os grafites. Se se optar pela criação do blog, os alunos poderão trabalhar de forma mais pontual na constituição da ferramenta inserindo inclusive os relatos da aula, as análises dos grafites, as fotos tiradas na cidade e, por fim, o artigo. Podem ainda trabalhar com a inserção de links e afins com o objetivo de potencializar o blog e deixá-lo o mais atraente possível. Quando publicado, o blog deverá ser divulgado entre a comunidade escolar e cibernética.
Aula 4
Atividade
O professor deverá procurar por algum grafiteiro a fim de propor oficinas de técnicas básicas de grafite para os alunos. Os encontros poderão acontecer em horário extraturno e o que se espera é que os alunos consigam grafitar sozinhos. Para isso, a escola poderá destinar um espaço para que a arte aconteça. Caso exista condição, o professor deverá então organizar o espaço com os poemas produzidos em aula anterior e os textos opinativos. Pode também propor recontar a história dos grafiteiros por meio, inclusive, do grafite.
Importante: professor, caso não consiga grafiteiro, apenas deixe os alunos experimentarem a arte do grafite livremente. Isso poderá acontecer se a escola disponibilizar o material e um espaço para a arte. Ainda o professor pode propor um trabalho interdisciplinar com o professor de Artes. Será, com certeza, muito rica a experiência interdisciplinar.
Para leitura do professor:
http://misturaurbana.com/category/graffiti/
http://arteurbana-ess.blogspot.com/2008/04/grafite-arte.html
Os alunos nesta aula serão avaliados em vários momentos, a saber: i) na discussão coletiva empreendida a partir das fotos de grafites; ii) na produção dos poemas relacionando-os aos grafites; iii) na produção do artigo opinativo com base na relação grafite enquanto arte ou poluição visual bem como cultura urbana ou marginalidade.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/10/2012
Cinco estrelasACHEI ÓTIMA A IDEIA DE TRAZER PARA A SALA DE AULA,UM TEMA TÃO PROXIMO DOS ALUNOS E QUE NORMALMENTE NÃO FAZ PARTE DO CURRÍCULO.PARABÉNS!!!!!!!!!