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A Globalização da exclusão

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Rosângela Nasser Ganimi
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá compreender o processo de globalização, perceber como este processo acontece nos países desenvolvidos e nos países subdesenvolvidos, além de inferir o paradoxo da proposta globalizadora com o processo de exclusão.

Duração das atividades
Duas aulas de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter conhecimento sobre o desenvolvimento e o subdesenvolvimento dos países. Deverão ter conhecimento mínimo sobre o processo de globalização.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

O professor deverá iniciar a aula com a apresentação das seguintes imagens:

Disponível em: http://raffageo.blogspot.com/2009/05/charge.html, acessado em 14/12/2010.

De posse das imagens os alunos deverão se reunir em grupos de 3 ou 4 alunos, com o objetivo de preencher o seguinte quadro:

MARCA

O QUE PRODUZ

PAÍS DE ORIGEM

MERCADO QUE ATENDE (interno e/ou externo)

Para realizar essa atividade os alunos deverão se dirigir para a sala de informática, onde poderão pesquisar sobre as marcas desconhecidas e obter mais informações sobre elas. Por exemplo, poderá ser pedido que eles verifiquem na internet qual o faturamento médio anual de cada uma delas e qual a posição que elas ocupam no ranking das maiores empresas do mundo.

Aula 2:

1º passo:

Os alunos deverão ter em mãos o material produzido na sala de informática na aula anterior. De posse dessas informações, o professor deverá conduzir uma discussão sobre o processo de globalização. Criar espaço para a colocação de pontos fundamentais, como: a atual fase do capitalismo; os problemas ambientais decorrentes; as crises nas mais variadas dimensões da vida social e política dos países; o reordenamento na produção, imposto pela nova divisão internacional do trabalho; a padronização dos costumes, gerada pela mídia e pelas novas tecnologias; o consumismo. Os momentos mais importantes do debate devem ser registrados pelos alunos.

2º passo:

Trabalhar os seguintes fragmentos de texto:

Um "aspecto nefasto da globalização é o processo de concentração de renda nas mãos de uma minoria privilegiada da população, tanto nos países mais ricos como nos países mais pobres. Esse grupo restrito de pessoas é composto, de maneira geral, por acionistas majoritários de grandes corporações, especuladores financeiros, políticos, grandes empresários e proprietários de terras. Para se ter ideia da dimensão da concentração de renda existente hoje em dia, basta verificar, por exemplo, que a soma da fortuna das três pessoas mais ricas do planeta supera o valor do PIB dos 50 países mais pobres."

"O processo de globalização acentuou as desigualdades nas últimas décadas. Por outro lado, a melhoria de determinados aspectos socioeconômicos nos países mais pobres tem sido atribuída à 'democratização' de algumas tecnologias e alguns bens de consumo criados pela Terceira Revolução Industrial. Segundo levantamentos recentes, nas últimas três décadas a expectativa de vida da população mundial passou de 60 para 65 anos. A taxa de mortalidade infantil caiu de 100 para 50 mortes em cada mil bebês nascidos por ano. Além disso, a proporção de crianças sem escola diminuiu aproximadamente 20% nesse período.

Pode-se afirmar que esses dados utilizados para caracterizar os benefícios gerados pela globalização decorrem, na realidade, de lampejos de desenvolvimento econômico que vem ocorrendo em determinadas regiões do Terceiro Mundo, sobretudo em certos países da Ásia. É fato que, desde que implantou o chamado socialismo de mercado, a economia da China, país mais populoso do mundo, vem crescendo a taxas médias de 9% ao ano, o que permitiu a melhoria da qualidade de vida de aproximadamente 270 milhões de pessoas, que passaram a ter acesso a uma infinidade de bens de consumo.

A Índia, segundo país mais populoso do planeta, abriu suas portas ao capital internacional desde o começo da década de 1990, passando a crescer com taxas médias de 5% ao ano, incluindo uma parcela significativa de seus habitantes na mercado de consumo e dessa forma possibilitando a melhoria do padrão de vida de uma parcela razoável de sua população. [...].

Entretanto, em outras partes do mundo subdesenvolvido, o progresso das condições socioeconômicas não é o mesmo. A população da maior parte dos países da África Subsaariana, por exemplo, tem uma renda per capita inferior àquela que possuía no final da década de 1970. Vários países da América Latina, como o Brasil, a Argentina e a Venezuela, vem passando por graves crises financeiras, fato que agrava as condições socioeconômicas da parcela mais pobre de sua população. [...].

Podemos concluir então que, da mesma forma que a globalização proporciona a integração efetiva de diversos lugares, também propicia a consolidação do poder dos países centrais e a marginalização ou exclusão de determinadas regiões do mundo subdesenvolvido, apresentando-se, portanto, como um processo segregador do espaço geográfico mundial."

Fonte: BOLIGIAN, Levon & ALVES, Andressa. Geografia: espaço e vivência. Volume único. São Paulo: Atual, 2004.

A partir das discussões realizadas, dos fragmentos lidos e da Charge abaixo, peça ao aluno para construir um texto que revele como a realidade globalizadora pode ser percebida no lugar onde ele vive, em nosso país e no mundo. As discussões devem acontecer entre os grupos já reunidos na aula anterior.

Disponível em: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/arlindojunior/geografia011.asp, acessado em 14/12/2010 (charge globalização - dia da fome) 

Dica: os textos construídos a partir do que foi pesquisado e estudado sobre o tema da aula poderão ser lidos para turma, com o objetivo de trocar ideias, opiniões e reflexões diferentes sobre um mesmo assunto.

Recursos Complementares

Recursos:

-Fragmentos de textos;

-Imagens.

Referência bibliográfica:

BOLIGIAN, Levon & ALVES, Andressa. Geografia: espaço e vivência. Volume único. São Paulo: Atual, 2004.

Bibliografia complementar:

STRAZZACAPPA, Cristina & MONTANARI, Valdir. Globalização: o que é isso, afinal? São Paulo: Moderna, 2003.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal. São Pauto: Record, 2000.

Sites:

http://www.mundosites.net/geografia/globalizacao.htm 

http://www.consumoresponsavel.com/wp-content/rncr_fichas/RNCR_Ficha_A1.pdf 

http://www.suapesquisa.com/globalizacao/ 

http://www.brasilescola.com/geografia/globalizacao.htm 

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados pela participação e envolvimento com as atividades propostas. Poderão ainda, ser apreciados os textos construídos e lidos ao final da segunda aula. Esta apreciação deve ser feita pelo professor em conjunto com os alunos.

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