Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Narrativa - "Historinhas Malcriadas": peraltice infantil de Ruth Rocha

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar a obra;
  • pesquisar sobre vida e obra da autora;
  • encenar os contos da obra.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Discussões coletivas;
  • pesquisa;
  • questões interpretativas;
  • encenação.

 Recurso:

  • Computador com internet.

Atividade 1

O professor, como motivação, deverá perguntar aos alunos se seus pais têm o hábito de conversar com eles sobre o tempo em que eles, os pais, eram crianças. Perguntará se sabem contar alguma peraltice envolvendo seus pais quando crianças. Após dar oportunidade para que muitos falem, levará a turma ao laboratório de informática para acessarem o site:

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_12.htm 

Neste site encontrarão várias janelinhas.

A primeira a que devem entrar será "História de Ruth". O professor explicará que conhecerão ali o narrador das interessantes histórias que lerão mais tarde. Poderá pedir a um aluno que faça a leitura em voz alta enquanto os outros a seguem e se revezam nessa ação.

                                                                                                                                    

O professor, durante esta atividade, deverá, na mudança de leitor, interromper para fazer algumas perguntas orais como:

1- Como Ruth Rocha nasceu em 1931 e começou a escrever literatura em 1967, vocês pensam que ela começou cedo ou tarde sua história como escritora?

2- Ela já teve mais de 130 títulos publicados. Entre eles há livros de ficção, didáticos, paradidáticos e um dicionário. O que são livros de ficção? Livros didáticos? Livros paradidáticos?

3- Quem gostaria de comentar sobre a biografia de Ruth Rocha?

Roteiro:

Para que haja registro, possa ser lembrado posteriormente, o professor proporá:

Retirem do texto as seguintes informações:

1- Nome da autora:

2- Naturalidade:

3- Algumas de suas obras:

4- Pequeno comentário sobre a vida da autora.

Atividade 2

O professor dirá que agora lerão histórias escritas por Ruth Rocha. Distribuirá os quatro títulos abaixo entre os muitos pequenos grupos que deverá formar. Ilustrando: o texto "Apanhei assim mesmo" poderá ser trabalhado por vários grupos. Como irão representar a história lida e em cada uma delas há poucos personagens (e os alunos não gostam de ficar de fora), dará a cada grupo um título para lerem, ensaiarem e encenarem para a classe. Explicará que uma dramatização não deve ter narrador e que alunos criativos, ao representarem, vão criando situações para que a plateia os entenda.

O professor pedirá que leiam o texto muitas vezes para que depois da apresentação possam discutir com ele, professor, diante da classe alguns aspectos do texto que só quem o leu pode observar.

Professor, incentive os alunos a procurarem ajuda de outros professores, de Artes por exemplo.

"O dia em que eu mordi Jesus Cristo"

"Apanhei assim mesmo..."

''Bom pra tosse''

"O dia em que meu primo quebrou a cabeça do meu pai "

Atividade 3

Após as representações, o professor colocará os alunos em um círculo grande e pedirá àqueles que leram "O dia em que eu mordi Jesus Cristo" para fazerem um semicír- culo dentro do outro.

Fará com esses, os formadores desse  primeiro grupo, o seguinte debate:

1- O narrador-personagem deste texto é masculino ou feminino? Justifiquem.

2- Como vocês explicam o uso da palavra tal pelo narrador, como em: ..."arranjaram uma tal aula de catecismo"; ..."na tal aula", ..." coisa e tal"...

3- Vocês devem ter notado que o narrador-personagem vai juntando frases diferentes em um único parágrafo. Por que faz isso? (Se necessário, leia para eles alguns fragmentos.)

4- O texto foi escrito em língua culta ou coloquial? Expliquem.

5- Vocês pensam que o narrador-personagem gostou da experiência ou não? Justifiquem.

Segundo grupo: Alunos que leram "Apanhei assim mesmo..." assumem o semicírculo.

1- O narrador-personagem deste texto é masculino ou feminino? Justifiquem.

2- Por que as frases da personagem são curtas?

3- O texto está em língua culta ou coloquial? Expliquem.

4- Ele diz que "Todos os meninos da minha classe já tinha fumado e eles viviam gozando da minha cara por isso". Por que isso acontecia? Em língua culta como ficará essa frase?

5- Ouçam, estas frases ditas pelo narrador-personagem: "Cada vez que um cigarro ia acabando eu acendia outro, que nem meu pai faz." "Precisa de ver que surra que eu levei! Meu pai achou que eu tinha tomado pinga!"

O que se pode entender disso? Fumar pode, beber não?

Terceiro grupo: Alunos que leram "Apanhei assim mesmo..." assumem o semicírculo.

1- Que crítica pode-se fazer do Alvinho?

2- O que ele queria dizer com as interjeições que dava como resposta às perguntas feitas pelos pais sobre o trabalho?

3- Vocês pensam que a família acertou ou errou mais uma vez ao colocá-lo para trabalhar?

4- O texto está em língua culta ou coloquial? Expliquem.

5- O texto termina como começou:

"O Alvinho ficou na sala de espera esperando.

E só ouvia dona Branca dizer:

- Paciência? Estou cansada de ter paciência..."

Por que o narrador-personagem usou o artifício de se repetir?

Quarto grupo: Alunos que leram " O dia em que meu primo quebrou a cabeça do meu pai " assumem o semicírculo.

1- O que fazia os meninos, Armandinho e  o narrador-perdonagem serem tão diferentes?

2- Na opinião do grupo, quem é o menino que seria amigo de vocês? Justifiquem.

3- O texto está em língua culta ou coloquial? Expliquem.

4- Expliquem a razão da confusão final.

Após encerrar a atividade de encenação o professor pode indicar aos alunos a feitura da cruzadinha que se encontra na janelinha do site. Como eles não leram tudo que a autora escreveu, vão preencher os espaços seguindo a matemática. Podem ainda discutir sobre a obra de Ruth Rocha, acessando as capas dos livros, outra janelinha, sobre que livros já leram.

Atividade 4

O professor estimulará que façam o e-mail gentil e criativo, proposto no site, com cópia para a professora. Eles podem não enviar à autora, se quiserem, porém, enviar para a professora não é opcional.

 

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados em relação à participação na leitura, discussão no grupo, encenação, discussão com o professor quanto a aspectos da história e nas produção do e-mail.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.