12/01/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens.
Estratégias:
Recurso:
Atividade 1
O professor, como motivação, deverá perguntar aos alunos se seus pais têm o hábito de conversar com eles sobre o tempo em que eles, os pais, eram crianças. Perguntará se sabem contar alguma peraltice envolvendo seus pais quando crianças. Após dar oportunidade para que muitos falem, levará a turma ao laboratório de informática para acessarem o site:
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_12.htm
Neste site encontrarão várias janelinhas.
A primeira a que devem entrar será "História de Ruth". O professor explicará que conhecerão ali o narrador das interessantes histórias que lerão mais tarde. Poderá pedir a um aluno que faça a leitura em voz alta enquanto os outros a seguem e se revezam nessa ação.
O professor, durante esta atividade, deverá, na mudança de leitor, interromper para fazer algumas perguntas orais como:
1- Como Ruth Rocha nasceu em 1931 e começou a escrever literatura em 1967, vocês pensam que ela começou cedo ou tarde sua história como escritora?
2- Ela já teve mais de 130 títulos publicados. Entre eles há livros de ficção, didáticos, paradidáticos e um dicionário. O que são livros de ficção? Livros didáticos? Livros paradidáticos?
3- Quem gostaria de comentar sobre a biografia de Ruth Rocha?
Roteiro:
Para que haja registro, possa ser lembrado posteriormente, o professor proporá:
Retirem do texto as seguintes informações:
1- Nome da autora:
2- Naturalidade:
3- Algumas de suas obras:
4- Pequeno comentário sobre a vida da autora.
Atividade 2
O professor dirá que agora lerão histórias escritas por Ruth Rocha. Distribuirá os quatro títulos abaixo entre os muitos pequenos grupos que deverá formar. Ilustrando: o texto "Apanhei assim mesmo" poderá ser trabalhado por vários grupos. Como irão representar a história lida e em cada uma delas há poucos personagens (e os alunos não gostam de ficar de fora), dará a cada grupo um título para lerem, ensaiarem e encenarem para a classe. Explicará que uma dramatização não deve ter narrador e que alunos criativos, ao representarem, vão criando situações para que a plateia os entenda.
O professor pedirá que leiam o texto muitas vezes para que depois da apresentação possam discutir com ele, professor, diante da classe alguns aspectos do texto que só quem o leu pode observar.
Professor, incentive os alunos a procurarem ajuda de outros professores, de Artes por exemplo.
"O dia em que eu mordi Jesus Cristo"
"Apanhei assim mesmo..."
''Bom pra tosse''
"O dia em que meu primo quebrou a cabeça do meu pai "
Atividade 3
Após as representações, o professor colocará os alunos em um círculo grande e pedirá àqueles que leram "O dia em que eu mordi Jesus Cristo" para fazerem um semicír- culo dentro do outro.
Fará com esses, os formadores desse primeiro grupo, o seguinte debate:
1- O narrador-personagem deste texto é masculino ou feminino? Justifiquem.
2- Como vocês explicam o uso da palavra tal pelo narrador, como em: ..."arranjaram uma tal aula de catecismo"; ..."na tal aula", ..." coisa e tal"...
3- Vocês devem ter notado que o narrador-personagem vai juntando frases diferentes em um único parágrafo. Por que faz isso? (Se necessário, leia para eles alguns fragmentos.)
4- O texto foi escrito em língua culta ou coloquial? Expliquem.
5- Vocês pensam que o narrador-personagem gostou da experiência ou não? Justifiquem.
Segundo grupo: Alunos que leram "Apanhei assim mesmo..." assumem o semicírculo.
1- O narrador-personagem deste texto é masculino ou feminino? Justifiquem.
2- Por que as frases da personagem são curtas?
3- O texto está em língua culta ou coloquial? Expliquem.
4- Ele diz que "Todos os meninos da minha classe já tinha fumado e eles viviam gozando da minha cara por isso". Por que isso acontecia? Em língua culta como ficará essa frase?
5- Ouçam, estas frases ditas pelo narrador-personagem: "Cada vez que um cigarro ia acabando eu acendia outro, que nem meu pai faz." "Precisa de ver que surra que eu levei! Meu pai achou que eu tinha tomado pinga!"
O que se pode entender disso? Fumar pode, beber não?
Terceiro grupo: Alunos que leram "Apanhei assim mesmo..." assumem o semicírculo.
1- Que crítica pode-se fazer do Alvinho?
2- O que ele queria dizer com as interjeições que dava como resposta às perguntas feitas pelos pais sobre o trabalho?
3- Vocês pensam que a família acertou ou errou mais uma vez ao colocá-lo para trabalhar?
4- O texto está em língua culta ou coloquial? Expliquem.
5- O texto termina como começou:
"O Alvinho ficou na sala de espera esperando.
E só ouvia dona Branca dizer:
- Paciência? Estou cansada de ter paciência..."
Por que o narrador-personagem usou o artifício de se repetir?
Quarto grupo: Alunos que leram " O dia em que meu primo quebrou a cabeça do meu pai " assumem o semicírculo.
1- O que fazia os meninos, Armandinho e o narrador-perdonagem serem tão diferentes?
2- Na opinião do grupo, quem é o menino que seria amigo de vocês? Justifiquem.
3- O texto está em língua culta ou coloquial? Expliquem.
4- Expliquem a razão da confusão final.
Após encerrar a atividade de encenação o professor pode indicar aos alunos a feitura da cruzadinha que se encontra na janelinha do site. Como eles não leram tudo que a autora escreveu, vão preencher os espaços seguindo a matemática. Podem ainda discutir sobre a obra de Ruth Rocha, acessando as capas dos livros, outra janelinha, sobre que livros já leram.
Atividade 4
O professor estimulará que façam o e-mail gentil e criativo, proposto no site, com cópia para a professora. Eles podem não enviar à autora, se quiserem, porém, enviar para a professora não é opcional.
Professor, a leitura da primeira indicação é para o aluno, a segunda para você. Certamente vocês irão gostar.
http://profmi.wordpress.com/2009/03/19/o-homem-e-a-galinha-por-ruth-rocha/
Os alunos serão avaliados em relação à participação na leitura, discussão no grupo, encenação, discussão com o professor quanto a aspectos da história e nas produção do e-mail.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/06/2011
Cinco estrelasDani, valeu pelas dica. Vc é 10.
01/05/2011
Quatro estrelasDani, nem imaginava te encontrar por aqui, valeu pelas dicas. Admiro muito o seu trabalho.bj