Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Rural vs. Urban Living – É melhor morar no interior ou em uma metrópole?

 

23/12/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Avaliar os pontos positivos e negativos da vida no interior de um estado e nas grandes metrópoles   

2. Desenvolver vocabulário relacionado a descrição de localidades (ex: traffic, pollution, houses, buildings)  através da leitura e produção de textos

Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Vocabulário e expressões relacionados ao tema cidades.   

- Estratégias de leitura e compreensão auditiva.

Estratégias e recursos da aula

MOTIVAÇÃO   

Par dar início às atividades destas aulas, o professor escreverá os termos URBAN (urbano) e RURAL (rural) na lousa. Em seguida, em aula aberta, perguntará aos alunos se conhecem tais termos e se podem dar exemplos relacionados a cada um. Com base nos exemplos que forem sendo dados, o professor escreverá na lousa duas listas de características (em Inglês), uma relacionada ao ambiente urbano e outra relacionada ao ambiente rural. Para tanto, dividirá a lousa em duas partes: URBAN e RURAL. Os alunos poderão dizer, por exemplo, que os ambientes urbanos são poluídos e que os ambientes rurais são tranqüilos. O professor, então, escreverá em cada lista, respectivamente: polluted (poluído) e calm (calmo).   

Com base nas características citadas pela turma, em uma atividade colaborativa, será criada uma definição de cada termo. Se for necessário, dicionários poderão ser consultados. Sugerimos a consulta a dicionários inglês-inglês, pois estes contêm definições e não traduções das palavras.   

RECURSO – Dicionários On-line   

http://dictionary.cambridge.org/    

http://dictionary.reference.com/ (Fig. 1)    

http://www.allwords.com/    

Figura 1 – Imagem do Recurso   

Finalizando esta etapa, o professor requisitará que a turma reflita sobre a sua própria comunidade. Assim, sob a supervisão do professor, os alunos deverão retomar a lista de características de áreas rurais e urbanas (na lousa), bem como as definições criadas e, em aula aberta, decidir se sua comunidade seria considerada urbana ou rural e por quais motivos.     

ATIVIDADE 1   

Continuando a atividade anterior, os alunos serão divididos em grupos de três a quatro integrantes e explorarão imagens de webcams de algumas localidades ao redor do mundo. Webcams são câmeras de vídeo (de baixo custo) que captam imagens e as transferem para um computador.

Nos sites sugeridos abaixo, encontram-se disponíveis imagens em tempo real de várias localidades captadas por webcams, tornado possível conhecer as características de cada localidade.

Durante a exploração das imagens, os alunos deverão determinar se a localidade observada seria urbana ou rural, justificando suas respostas.   

RECURSO – Webcams ao Redor do Mundo   

London - http://www.earthcam.com/uk/england/london/index.php (Fig. 2)    

Sedona - http://www.earthcam.com/cams/arizona/sedona/index.php    

Paris - http://www.paris-live.com/    

Paraty - http://www.eco-paraty.com/livecam/en.htm    

Miami - http://www.mymiamiview.com/    

Figura 2 – Imagem do Recurso   

Durante a realização das discussões, o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando as atividades.   

Ao final desta etapa, cada grupo apresentará suas opiniões oralmente, preferencialmente em Inglês. O professor supervisionar as atividades, organizando os grupos, para que cada um se expresse no momento adequado.

ATIVIDADE 2   

Na sequência das atividades destas aulas, os alunos pesquisarão sobre as semelhanças e diferenças entre as comunidades rurais e as comunidades urbanas na Internet.   

RECURSO – Sites Para Pesquisa   

http://www.buzzle.com/articles/urban-vs-rural-living.html

http://www.unfpa.org/pds/urbanization.htm    

http://www.gather.com/viewArticle.action?articleId=281474976811916  

http://ezinearticles.com/?Rural-Life-Versus-Urban-Living&id=5083705 (Fig. 3)   

http://www.comciencia.br/reportagens/cidades/cid08.htm  

http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u57.jhtm   

Figura 3 – Imagem do Recurso   

Para a realização das pesquisas, os grupos terão como base algumas questões norteadoras, distribuídas na forma de folha de atividade (uma para cada grupo) impressa.   

RECURSO – Questões   

Do urban or rural people have more choices in markets, entertainment, and housing? Why? (A população urbana ou rural tem mais escolhas em mercados, diversão e moradia? Por quê?)   

Do urban or rural people have to work harder to get their food? Why? (A população rural ou a população urbana tem que trabalhar mais arduamente para conseguir sua alimentação? Por quê?   

What types of housing are available for urban and rural people? How expensive do you think each type of housing is? (Quais tipos de moradia estão disponível para a população rural e para a população urbana? Qual é o valor (preço) de cada uma?)   

What types of recreation or forms of entertainment are available to urban and rural people? (Quais tipos de recreação ou formas de entretenimento estão disponíveis para a população urbana e para a população rural?)   

What types of jobs are available to urban and rural people? Where are they paid more? Why? (Quais tipos de emprego são disponíveis para a população urbana e para a população rural? Onde eles são mais bem pagos? Por quê?)   

What types of services are available to urban and rural people? (Quais tipos de serviços estão disponíveis para a população urbana e para a população rural?)   

Do you think an urban or rural setting is more beautiful? Why? (Você acredita que a paisagem urbana ou a paisagem rural é mais bonita? Por quê?   

Do you think an urban or rural setting is healthier? Why? (Você acredita que um ambiente urbano ou rural é mais saudável? Por quê?)   

(questões adaptadas de: http://www.nationalgeographic.com/xpeditions/lessons/04/g35/citycountry.html Acesso em 09 de dezembro de 2010.)    

Ao final desta etapa, os grupos que se sentirem à vontade compartilharão suas respostas em aula aberta, sob a supervisão do professor.   

ATIVIDADE 3   

Nesta etapa os alunos discutirão sobre os pontos positivos e negativos de viver em áreas urbanas e rurais. Assim, deverão listar (em Inglês) os benefícios e as dificuldades relacionadas a viver em cada uma de tais localidades, completando uma tabela.   

RECURSO – Tabela Urban X Rural life

http://www.slideshare.net/jugense/urban-x-rural-life    

Figura 4 – Imagem do Recurso   

O professor orientará os alunos para que incluam os dados coletados nos sites (tais como, high-population density can lead to epidemics – alta densidade populacional pode gerar epidemias), suas opiniões (por exemplo,”I  would feel claustrophobic to live in a small apartment” – “Eu me sentiria claustrofóbico vivendo em um apartamento pequeno”) e as justificativas de suas respostas (como, “I prefer big áreas, such as parks” – “Prefiro áreas grandes, como parques").  

 O professor deverá circular entre os grupos, supervisionando a atividade.       

ATIVIDADE 4   

Como continuidade da atividade anterior, o professor proporá que as duplas organizem as informações encontradas na pesquisa, criando uma apresentação na forma de slides a ser exibida posteriormente para a turma.   

Assim, com base nas pesquisas realizadas anteriormente, os alunos criarão apresentações em Inglês sobre o tema: “Rural and Urban living – vida urbana e rural”, incluindo os dados coletados no preenchimento da tabela proposta na atividade anterior.   Para tanto, poderá ser utilizado o software Impress, que pode ser baixado gratuitamente, conforme recurso postado abaixo.   

RECURSO - Impress

http://download.openoffice.org/    

Os textos poderão ser curtos, mas deverão conter informações relevantes sobre os tópicos pesquisados na atividade anterior. Neste momento, o professor orientará os grupos quanto a organização do texto. Dicionários inglês-português poderão ser usados.   

O objetivo da apresentação é desenvolver a oralidade dos alunos. Além disso,  a apresentação oral é um meio para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opiniões com os outros membros do grupo e da turma.   

ATIVIDADE 5   

Os grupos apresentarão para a turma, preferencialmente em Inglês, os slides que produziram, ou seja, as informações que coletaram sobre o tema.   

Ao final deste momento, para encerrar as atividades destas aulas, o professor promoverá um debate em aula aberta (Fig. 5) - em Inglês ou em Português, com base nas seguintes questões:   

What are the differences and similarities between urban and rural areas? (Quais as diferenças e semelhanças entre áreas urbanas e rurais?) Which of them offer a better quality of life? Why? (Qual delas oferece uma melhor qualidade de vida? Por quê?)   

Figura 5 – Alunos debatendo em aula aberta

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/7380/imagens/alunos_debate.jpg Acesso em: 09 de dezembro de 2010.      

SUGESTÃO   

1.      Em colaboração com o professor de Geografia, pesquisar sobre a urbanização da região em que os alunos vivem.   

Observação: algumas atividades destas aulas foram adaptadas da aula “City or Country life?”

Disponível em: http://www.nationalgeographic.com/xpeditions/lessons/04/g35/citycountry.html Acesso em 09 de dezembro de 2010.) 

 

Recursos Complementares

Dicionário português-inglês   

RECURSO - Dictionary. com  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false 

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, a capacidade de organizar ideias e o uso adequado do vocabulário ao se expressar nas formas oral e escrita.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.