Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ética e Festas Natalinas: Entre laços e abraços, um momento de reflexão!

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Conhecer e aprender a respeitar as diferentes manifestações culturais e religiosas acerca do Natal.
  2. Compreender as relações entre propaganda, consumo e festas natalinas e posicionar-se criticamente frente a elas.
  3. Criar recursos alternativos para a expressão e troca de sentimentos durante as comemorações natalinas, em oposição ao consumo desenfreado.
  4. Planejar e realizar uma mostra dos trabalhos produzidos sobre o tema: Ética e Festas Natalinas.
Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos conheçam o conceito de ética e que tenham noções básicas de leitura, interpretação, escrita e informática. Outro conhecimento importante é que saibam usar o dicionário para procurar o significado de palavras desconhecidas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:   

NATAL E SEUS SIGNIFICADOS!   

Fonte: http://portuguesbrasileiro.istockphoto.com/file_thumbview_approve/4323458/2/istockphoto_4323458-santa-claus.jpg    

Alunos organizados em círculo. Inicie a aula conversando com as crianças sobre como é a comemoração do Natal em suas famílias, como acontecem os preparativos para as festas natalinas, que objetos são utilizados na decoração de suas casas, qual é a tradição das famílias na noite de Natal, dentre outras.   

Dando prosseguimento, pergunte aos alunos: Para vocês, o que é o Natal? O que se comemora neste dia? Vocês sabem qual é a origem do Natal? Sabem quais são os símbolos natalinos? Conhecem o significado da Árvore de Natal? Sabem por que se trocam presentes no Natal? Conhecem a história de como surgiu o Papai Noel? Sabem que ele tem nomes diferentes em outros países? Dentre outras.   

Na sequência, exiba aos alunos o vídeo “O NASCIMENTO DE JESUS, UM CORDEL SOBRE O NATAL”, texto de Euriano Sales, disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=tvx5uNV02lY    

(Professor, o vídeo aborda questões referentes ao Natal, utilizando a Literatura de Cordel, que “é um tipo de poema popular, inicialmente oral e depois impresso em folhetos rústicos, expostos para vendas, pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. No Nordeste do Brasil, o nome cordel foi herdado de Portugal, embora o povo chame esta manifestação de folheto. Ou seja, o folheto brasileiro poderia ou não estar exposto em barbantes. São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores”) Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel (texto na íntegra).    

Em seguida, peça aos alunos que se organizem em grupos. Distribua para cada grupo textos informativos sobre o Natal para que eles possam ler e fazer uma síntese por escrito das principais ideias e curiosidades abordadas nos textos.   

Sugestão de textos: 

http://www.infoescola.com/cristianismo/natal/    Natal

http://www.suapesquisa.com/historiadonatal.htm    HISTÓRIA DO NATAL (Professor, neste sítio os alunos encontrarão vários links de pesquisa!)

http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/Natal/natal.htm    Ciclo Natalino 

http://www.portosma.com.br/entrevista/papai_noel.php    PAPAI NOEL - São Nicolau, Santa Claus ou simplesmente o padroeiro dos navegantes (Professor, ao acessar este sítio, os alunos encontrarão uma entrevista muito interessante realizada com o Papai Noel. Nessa entrevista, Papai Noel, além da sua própria história, fala do Natal, dos símbolos e do esforço da Igreja em cristianizar as festas pagãs que giravam em torno do astro rei; de Baco, o deus do vinho; e de outras crenças menos ortodoxas).

Outros textos para leitura e imagens de símbolos do Natal poderão ser pesquisados na internet pelas crianças, com a colaboração do professor de Informática da escola.   

Logo após, cada grupo deverá socializar os textos produzidos com toda a turma. Com a colaboração dos professores de Português e Artes, eles poderão reescrever os textos (se necessário) e ilustrá-los com desenhos e imagens de símbolos natalinos para compor um painel de sala.   

NATAL: FESTA DE MUITAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS!   

Fonte: http://www.quissama.rj.gov.br/wp-content/uploads/2009/12/Cantata-de-Natal-20-12-2009-foto-Adilson-dos-Santos-23.JPG (Cantata de Natal)    

Prosseguindo, proponha aos alunos que, em grupo, listem em uma folha as manifestações culturais e religiosas que acontecem em sua cidade, por ocasião das festas de Natal. Em seguida, solicite que façam a leitura de suas listas para os colegas. Com base nas listas produzidas pelos grupos, professor e alunos deverão elaborar um único texto que contemple todas as tradições locais referentes aos festejos natalinos, expondo-o no painel de sala.   

Para que os alunos conheçam outras manifestações e tradições culturais e religiosas que acontecem em algumas cidades do país relativas ao Natal, peça aos grupos que realizem uma pesquisa no Laboratório de Informática, na Biblioteca da escola e na Biblioteca Pública Municipal, acompanhados pelos professores da escola.   

Lembre-se de solicitar a autorização dos pais para a saída dos alunos da escola e informar à direção sobre a atividade a ser realizada.    

Com a mediação dos professores de Língua Portuguesa, História, Geografia e Educação Artística da escola, os grupos deverão selecionar o material de pesquisa, proceder à leitura do mesmo e organizar as informações obtidas, a fim de produzir textos interessantes sobre o assunto. Outras ideias e conceitos relativos às manifestações culturais e religiosas acerca do Natal poderão ser discutidos pelos professores e acrescentados aos textos pelos grupos. Os textos receberão ilustrações e títulos bem criativos! Ao final, os grupos deverão proceder à leitura dos mesmos, compartilhando-os com a turma. Estes textos também farão parte do painel acerca das festas natalinas.

Sugestão de links de pesquisa:

http://megaminas.globo.com/2010/12/01/auto-de-natal-promove-cultura-itinerante-em-uberlandia    Auto de Natal promove cultura itinerante em Uberlândia

http://www3.uberlandia.mg.gov.br/midia/documentos/cultura/auto_natal2010.doc    AUTO DE NATAL 2010 - NATAL E SEUS SIGNIFICADOS

http://www.ladjanebandeira.org/cultura-pernambuco/ciclo-natalino.html    SEMINÁRIO CULTURAL - CICLO NATALINO (Festividades natalinas em Pernambuco)

http://www.portalnatal.com/festas.html    Festas em Natal - RN

http://www.ceara.com.br/cepg/folclore.htm    Fortaleza Ceará Brasil 

http://www.guiasurbanos.com.br/folclore.htm    Folclore Alagoano (PASTORIL)

http://www.culturapopular.ma.gov.br/artigos2.php?id=37    Superintendência de Cultura Popular do Maranhão- Ciclo Natalino 

http://www.es.gov.br/site/eventos/show.aspx?eventoId=2655    Eventos Santa Teresa - ES antecipa festas natalinas com programação especial

http://www.riodejaneiroaqui.com/portugues/natal.html    O Natal e Suas Tradições (Rio de Janeiro)

http://www.feriasbrasil.com.br/rs/gramado/eventos.cfm    Gramado - RS - Eventos       

Atividade 2:   

PROPAGANDA, CONSUMO E FESTAS NATALINAS   

Para iniciar esta atividade, proponha aos alunos que listem os presentes que gostariam de ganhar neste Natal. Em duplas, os alunos deverão compartilhar com o colega o que escreveram e, juntos, elaborar uma  única lista com todos os presentes.

Logo após, lance alguns desafios para as duplas:   

1º: Se tivessem que dar uma ordem à lista, fazendo uma escolha dos presentes mais desejados aos menos desejados, que ordem vocês dariam?   

2º: Se tivessem que retirar alguns presentes da “lista dos desejos”, ficando apenas com aqueles que vocês realmente necessitam neste momento de suas vidas, que presentes vocês tirariam? Por quê? Como ficaria agora a lista de vocês?   

3º: Se tivessem que escolher apenas um presente da nova lista, qual deles vocês escolheriam? Que critério de escolha foi utilizado por vocês? Como se sentiram tendo que escolher um único presente?   

4º: Se tivessem que pedir um presente afetivo, sem nenhum valor material, ou seja, um presente que não se compra com dinheiro, mas que podemos dar e receber "de coração", o que escolheriam ganhar neste Natal?

Em seguida, peça aos alunos que contem para os seus colegas como aconteceu o trabalho em duplas: como foi exercitar a escuta, o diálogo e o respeito em relação ao outro e o que cada um pôde perceber e sentir sobre si mesmo e sobre o outro, quando tiveram que “abrir mão” dos presentes listados por eles, bem como apontar o presente afetivo que gostariam de ganhar neste Natal. 

Aproveite este momento e converse com os alunos sobre o que leva as pessoas a desejarem tanto certos presentes. Pergunte se eles acreditam que as pessoas se sentem mais felizes e mais “importantes” aos olhos dos outros, quando conseguem todos os presentes desejados. Questione, ainda, se o valor dos presentes afetivos pode ser maior do que o dos presentes materiais e o que pensam a respeito disso.

Dando continuidade, convide os alunos para assistir aos vídeos:  

“Cotidiano: Brinquedo ainda é o objeto de desejo da criançada” editado no link http://bandnewstv.band.com.br/conteudo.asp?ID=399356 (O brinquedo, como sempre, é o desejo de todas as crianças no Natal. E este ano, um super-herói está entre os preferidos dos garotos. Já as meninas, continuam sonhando com as bonecas. Reportagem de Mariana Machado, exibida pela Band News em 12/12/2010).    

“Cotidiano: Modelos de tablets no Brasil são os mais caros do mundo”, disponível no link http://bandnewstv.band.com.br/conteudo.asp?ID=399357  (O tablet é o mais novo objeto de desejo dos brasileiros ligados em tecnologia digital. Mas quem quiser garantir o seu, ainda neste Natal, é bom preparar o bolso. No Brasil, os modelos são os mais caros do mundo. Reportagem de Olívia Freitas, exibida pela Band News em 12/12/2010).    

Na sequência, promova um debate com a turma acerca de algumas questões: Será que as propagandas de Natal veiculadas na TV, na internet, no rádio, nos jornais, nas revistas, nos outdoor, panfletos e em outros meios de comunicação têm o poder de despertar nas pessoas o desejo de consumo? Isso acontece com vocês? Será que as prateleiras das lojas repletas de brinquedos criam a necessidade de consumir mais e mais? Será que vocês necessitam realmente de tudo o que consomem? Dentre outras.

Distribua para os alunos cópia de parte do texto “Consumo Sustentável” de Eugênio Muller e realize uma leitura dialogada com a turma.   

“O Natal é mesmo uma época mágica, uma festa que empolga as pessoas e contamina os ânimos. É difícil ficar imune aos apelos comerciais da festa, à troca de presentes, às luzes e decorações especiais que nos convidam para consumir todo tipo de produto. Como o Natal é o nascimento de Jesus, a comemoração inspira-nos à confraternização, ao desejo de felicidade, votos de alegria e, aproveitando isso, é um ótimo momento de reflexão sobre o meio ambiente.   

Somos incitados ao consumo de tudo: fartura de comidas e bebidas, enfeites natalinos, roupas especiais para a festa, decoração da casa, árvores iluminadas, viagens, festas, eventos e principalmente presentes, milhões e milhões de presentes. E tome toneladas de papel para embrulhar os presentes, quilômetros de fitas e uma infinidade absurda de sacolas de todos os tipos e formatos.   

É evidente que este texto não tem a pretensão de criticar nossos hábitos nem prejudicar a economia. A festa natalina tem sim este apelo comercial e a proposta é apenas repensar nosso consumo, criar novas perspectivas sobre os próximos natais e mostrar o paralelo entre consumo consciente e preservação ambiental.   

Tudo que consumimos sai, direta ou indiretamente, da natureza. Todos os produtos e serviços que utilizamos têm ligação com a capacidade ambiental disponível em fornecer matéria prima e absorver nosso lixo. É um ciclo: extraímos minério, madeira e petróleo, fabricamos produtos que são consumidos e geramos lixo que infelizmente, volta para a natureza.   

No meio desse ciclo provocamos poluição, contaminação, assoreamento, desperdício, desmatamento, destruição dos recursos naturais, exploração desordenada das riquezas minerais e vegetais, trabalho escravo, doenças, desigualdade social e toda sorte de mazelas.   

Claro que somos capazes também de produzir tecnologia, riqueza, emprego, renda, remédios, alimentos, conforto, qualidade de vida e tantos outros benefícios. O problema é o saldo entre os benefícios e malefícios que, atualmente, mostra-se insustentável. Segundo o Relatório Planeta Vivo do WWF, se cada habitante da Terra tivesse o mesmo padrão de consumo dos cidadãos norte-americanos, precisaríamos de mais de cinco planetas para produzir tanta matéria prima. Já imaginou o que isso significa?” Fonte: http://www.vivaitabira.com.br/viva-colunas/index.php?IdColuna=165 (Texto na íntegra)

Após a leitura, discuta com a turma sobre como seria celebrar o Natal tendo por base as ideias apresentadas pelo autor do texto acerca do consumo sustentável. Anote as sugestões dos alunos, pois elas deverão ser consideradas em momento posterior da aula.

Peça aos alunos que se organizem novamente em grupos. Com a colaboração dos professores de Educação Artística, os grupos deverão confeccionar cartazes com imagens/ilustrações referentes a um determinado parágrafo do texto que deverá ser entregue a eles pelo professor. Para isto, disponibilize materiais de expressão artística para os alunos, tais como: cartolinas, papéis de cores, tamanhos e texturas variadas, tintas de diversas cores, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrocor, materiais impressos (jornais, revistas, panfletos e outros), tesouras, tubos de cola, dentre outros.   

Parágrafos sugeridos:   

Grupos 1 e 2:   

“Somos incitados ao consumo de tudo: fartura de comidas e bebidas, enfeites natalinos, roupas especiais para a festa, decoração da casa, árvores iluminadas, viagens, festas, eventos e principalmente presentes, milhões e milhões de presentes. E tome toneladas de papel para embrulhar os presentes, quilômetros de fitas e uma infinidade absurda de sacolas de todos os tipos e formatos”.   

Grupos 3 e 4:   

“No meio desse ciclo (consumo desenfreado!) provocamos poluição, contaminação, assoreamento, desperdício, desmatamento, destruição dos recursos naturais, exploração desordenada das riquezas minerais e vegetais, trabalho escravo, doenças, desigualdade social e toda sorte de mazelas”.   

Ao final, os grupos deverão fazer o registro do parágrafo do texto referente à representação artística, para ser anexado aos cartazes. Em seguida, deverão socializar as suas produções com toda a turma, expondo-as posteriormente em painéis de sala.   

Atividade 3:   

ENTRE LAÇOS E ABRAÇOS... COMEMORANDO O NATAL!   

Inicie este momento da aula exibindo aos alunos o vídeo “Uma Mensagem de Natal... Roupa Nova” editado no link http://www.youtube.com/watch?v=pYA_j6QlL0w&feature=related    

Para que os alunos possam cantar junto com a banda Roupa Nova, distribua para eles cópia da letra da música “Natal Todo Dia” disponível no sítio http://letras.terra.com.br/roupa-nova/1113208/    

Natal Todo Dia

Roupa Nova

Composição: Mauricio Gaetani Tapajós

Um clima de sonho se espalha no ar

Pessoas se olham com brilho no olhar

A gente já sente chegando o Natal

É tempo de amor, todo mundo é igual

Os velhos amigos irão se abraçar

Os desconhecidos irão se falar

E quem for criança vai olhar pro céu

Fazendo pedido pro velho Noel

Se a gente é capaz de espalhar alegria

Se a gente é capaz de toda essa magia

Eu tenho certeza que a gente podia

Fazer com que fosse Natal todo dia

Se a gente é capaz de espalhar alegria

Se a gente é capaz de toda essa magia

Eu tenho certeza que a gente podia

Fazer com que fosse Natal todo dia

Um jeito mais manso de ser e falar

Mais calma, mais tempo pra gente se dar

Me diz porque só no Natal é assim

Que bom se ele nunca tivesse mais fim

Que o Natal comece no seu coração

Que seja pra todos, sem ter distinção

Um gesto, um sorriso, um abraço, o que for

O melhor presente é sempre o amor.

Após a exibição, incentive os alunos a expressar o que sentiram ao ver as imagens e ao ouvir a música do vídeo e a dizer quais as partes da música foram mais significativas para eles. Para incrementar o debate, coloque para a turma algumas questões: Vocês concordam com a banda Roupa Nova quando diz que “o melhor presente é sempre o amor”? Concordam que o verdadeiro sentido do Natal se expressa nas atitudes, nos gestos, nos sorrisos e nos abraços? No “jeito mais manso de ser e falar”? No respeito a todos, sem distinção? Vocês acham que é possível “fazer com que fosse Natal todo dia”?

Logo em seguida, proceda à leitura das sugestões dadas anteriormente pelos alunos sobre como seria comemorar o Natal tendo por base o princípio do consumo sustentável. Desafie a turma a acrescentar outras ideias referentes à expressão e troca de sentimentos nas comemorações natalinas, em oposição ao consumo exagerado. 

Com a colaboração do professor, peça aos alunos que analisem todas as sugestões e escolham as que forem possíveis de serem realizadas, como por exemplo:

. “Cartões de Natal”: trocar cartões com mensagens de Natal entre colegas, professores, amigos e familiares, confeccionados com papéis reciclados.   

. “Amigo Secreto”: realizar a brincadeira tradicional das festas natalinas de um jeito bem diferente, presenteando o seu “amigo secreto” com mudas de árvores decorativas ou frutíferas, para serem plantadas em suas casas ou em espaços coletivos de sua cidade; com jogos e brinquedos construídos a partir de materiais recicláveis, dentre outros (Professor, você poderá conseguir as mudas de árvores por meio da Prefeitura Municipal de sua cidade).   

. “Natal Divertido”: programar visitas a creches da cidade, para brincar, jogar, contar e dramatizar histórias, assistir a vídeos, distribuir sorrisos, abraços e gestos de carinho a outras crianças.   

Para encerrar a aula, planeje e realize com os alunos uma mostra dos trabalhos produzidos sobre o tema: “Ética e Festas Natalinas” para a comunidade escolar.   

Peça aos alunos que selecionem dos materiais utilizados para estudo/pesquisa, alguns textos e sítios de vídeos interessantes para fazer parte da mostra, juntamente com os painéis e cartazes confeccionados por eles durante as atividades da aula. Nesse momento, outros cartazes poderão ser construídos com os Símbolos do Natal e seus significados, com os nomes do Papai Noel em diferentes países, dentre outros.   

Professor, no dia e horário divulgados para a realização da mostra, exponha os materiais produzidos de forma a possibilitar o acesso a todos. Os visitantes deverão ser recebidos com sorrisos e abraços, ao som de músicas natalinas, revelando a energia do Natal espalhada no ar!     

Recursos Complementares

Professor, sugerimos abaixo alguns sítios de informações/vídeos sobre o assunto, para seu conhecimento ou para ser utilizado com os alunos durante o desenvolvimento da aula:

http://www.mulhernatural.hpg.ig.com.br/mensagens/histnatal.htm    A História do Natal   

http://www.riodejaneiroaqui.com/portugues/natal-2.html  Presentes e Costumes de Natal no Século 19

http://natalnomundo.sites.uol.com.br/  NATAL NO MUNDO - TRADIÇÕES NATALINAS - NATAL EM DIVERSOS PAÍSES - DECORAÇÕES - POEMAS - MÚSICAS DE NATAL    

http://www.sensibilidadeesabor.com.br/natalpaises.html O Natal em diferentes países  

http://educadi.psico.ufrgs.br/ildo/proj97/natal/natal0304.html Como é o Natal em outros países, Polônia, Alemanha, França  

http://educadi.psico.ufrgs.br/ildo/proj97/natal/natal0308.html  Como é o Natal na Venezuela, na Índia e no México    

http://www.fashionbubbles.com/arte-e-cultura/curiosidades-sobre-a-festa-de-natal/    Curiosidades sobre a Festa de Natal

http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/biblioteca-basica/2010/12/03/livros-natal/    Livros especiais para o Natal

http://www.youtube.com/watch?v=WPgFcRLZn3M    Natal de Consumo Consciente 

http://www.youtube.com/watch?v=MrIx8IuJo2I&NR=1  “Animação - Natal Consciente”   

http://mais.uol.com.br/view/rh0hcjh79bc0/ivan-lins--jose-feliciano-feliz-natalfeliz-navidad-04023572E4B91386?types=A&    Ivan Lins & Jose Feliciano -"Feliz Natal"-"Feliz Navidad"

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.   

Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.      

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de: refletir criticamente sobre os vídeos exibidos; confeccionar painéis e cartazes; realizar leituras; selecionar informações relevantes; produzir textos coesos e coerentes; pesquisar sobre as diferentes manifestações culturais e religiosas acerca do Natal; compreender as relações entre propaganda, consumo e festas natalinas; criar recursos alternativos para a expressão e troca de sentimentos durante as comemorações de Natal; planejar e realizar uma mostra dos trabalhos produzidos sobre o tema: Ética e Festas Natalinas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.