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LEITURA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva e Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ler e interpretar textos em matemática;

- Apresentar estratégias de resolução de problemas;

- Desenvolver a capacidade de pensamento abstrato na área da lógica matemática;

 - Resolver os desafios apresentados.

Duração das atividades
2 AULAS DE 60 MINUTOS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade: Resolvendo a charada!

Pergunte  aos alunos se sabem o que é uma charada ou se conhecem o personagem Charada, do filme do Batman. Ouça o que cada um diz sobre o assunto e procure no dicionário o significado da palavra. Compare com as características do personagem Charada e, como sugestão,  escreva uma legenda para a imagem.

http://www.batmanatrajetoria.hpg.ig.com.br/charada.html 

Sua particularidade é que ele é incapaz de cometer seus delitos sem o uso de diversos enigmas e charadas, quebra-cabeças e palavras cruzadas, pistas do crime deixadas propositalmente para atormentar a polícia e Batman. 

Distribua cópias da charada “prédio doido”. Explique que cada um deve ler o texto para depois relerem, discutirem e resolverem coletivamente.

 

No primeiro momento, os alunos devem entender a história lida e identificar o desafio proposto, como, por exemplo: Quem morava onde? Quem era filho de quem?

Depois, oriente a leitura do texto para localizarem o nome de cada morador e as pistas fornecidas. Anote no quadro e discuta com as crianças como podem responder as perguntas do desafio. Ouça as estratégias apresentadas e chame alguns alunos  para  explicarem como pensaram no quadro.

 Escreva as resposta da turma no quadro e eles copiam em suas folhas.  Aproveite para validar todas as respostas perguntando à turma se todos concordam ou não.

Proponha uma outra charada para que eles resolvam em duplas e apresentem suas resoluções para o restante da turma.

Para cada resolução conduza a reflexões sobre como encontraram as soluções, leve-os a perceber que os desafios podem ter formas diferentes de serem resolvidos. Assim, para o desafio do prédio doido eles devem fazer várias tentativas até encontrar a resposta que atenda ao que pede o enunciado. O desafio da hora do lanche pode exigir desenho e combinações de possibilidades em sua resolução.

2º atividade: Desafios matemáticos

Entregue uma cópia do desafio para cada aluno. Se houver condições, prepare um quadro enigma semelhante ao do desafio e coloque no quadro de giz. Explique aos alunos que, em um primeiro momento, resolvam-no individualmente. Dessa forma, têm a oportunidade de pensar sobre o problema e tentar resolvê-lo com suas próprias estratégias. Num segundo momento, podem formar duplas para observar como cada um resolveu o desafio.

 

Durante a resolução desse desafio, diversos procedimentos aparecerão ( bolinhas, diferentes decomposições, adições e arredondamentos). Antes de fazer a correção, faça uma discussão para conhecer os procedimentos utilizados e socializar os válidos. Assim a turma descobre que, às vezes, um mesmo desafio pode ser resolvido de diferentes maneiras.                       

 Lance outro desafio matemático para ser resolvido individualmente e depois oriente os alunos para trocarem suas folhas com outro colega. Eles devem verificar se os colegas resolveram o desafio e quais as estratégias utilizadas.

 

 

Recursos Complementares

Desafios matemáticos e de lógica : 

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/search?Subject%3Alist=Jogos  

Livros:

  • Matemática  – Desafios e Investigações – Volume I, Thomas O’Brien,da Callis Editora, 1998.
  •  Enigmas de Baker Street – Charadas de Sherlock Holmes,Tom Bullimore, Melhoramentos, 2002. 
Avaliação

Avalie se os alunos estão interpretando, localizando as informações e identificando as perguntas do desafio. E se utilizam diferentes estratégias para resolvê-lo.  

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • pedro, gj, , Bahia - disse:
    vgkhg@hotmail.com

    08/09/2011

    Três estrelas

    gostei da aula, mas, meu interesse era ver as respostas do predio doido para saber se eu acertei ...


  • Ma, Escola , São Paulo - disse:
    ma3000@yahoo.com

    27/02/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula. Inclusive já conhecia a charada do prédio doido!!!!!!! Foi muito produtiva!!!!!!!!!!!


Sem classificação.
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