31/01/2011
Lucia Fernanda da Silva e Miriam Abduche Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
- Introduzir o conceito de sílaba;
- Realizar a divisão silábica de palavras em final de linha;
- Compreender a divisão silábica em sílabas terminadas por n,s,r,l,m.
Conhecer as letras do alfabeto (vogais e consoantes).
1ª ATIVIDADE:
FIM DA LINHA!
A ideia inicial é discutir com a turma como se pensar para separar uma palavra que não está cabendo na linha. Para isso, utilize os textos produzidos pelos alunos ou ditados realizados na sala de aula.
Trabalhe com o livro No canhinho de Alvinho tinha uma pedra.
Sinopse
Alvinho é um menino parecido com muitos que você conhece: é curioso, adora bichos e gosta de colecionar coisas. Até aí tudo normal. Mas você não conhece o Alvinho, então não imagina o que ele é capaz de fazer para conseguir o que quer! Crianças gostam de levar coisas para casa, e o Alvinho também. Mas aquela pedra que ele encontrou no meio do caminho estava mesmo pra lá de esquisita ...
Fonte: http://www.salamandra.com.br/book.php?id_titulo=10021663
Ex: Você lembra da história de Alvinho?
Sua professora, vai ler um trecho da história e você deverá escrever a palavra que ela vai ditar.
NO CAMINHO DE ALVINHO TINHA UMA PEDRA...
"No outro dia, Alvinho trouxe pra casa uma pedra. Era uma ________________
grande, redonda.
A mãe do Alvinho, Dona Branca, botou a mão na cabeça.
- Ai meu Deus! Este menino traz pra casa tudo que ele ____________________ !
Alvinho ficou com medo que Dona Branca jogasse a pedra fora. _______________
escondeu a pedra debaixo da cama.
E todo dia, quando chegava do colégio, Alvinho corria pro __________________,
pra ver se o seu tesouro ainda estava lá."
(Trecho retirado do livro No caminho de Alvinho tinha uma pedra..., de Ruth Rocha,São Paulo,SALAMANDRA,2009).
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Palavras do ditado: pedra, encontra,então,quarto.
Peça para observar o texto e responder:
1- O texto foi escrito em prosa ou verso? Por quê?
2- Observe as palavras escritas no final da linha. Como foram escritas?
3- O que você costuma fazer quando está escrevendo e percebe que a palavra não vai caber na linha?
Ouça os comentários de cada criança e experimente as divisões das palavras sugeridas por eles, para discutir como pensaram, ajudando-as a chegar à divisão por sílabas (critério da emissão da voz).
Concluída a discussão, ajude-as a reescrever o texto separando a última palavra em dois pedaços.
Ex: pe - dra
en - controu ou encon - trou
quar - to
Aproveite para fazer um registro coletivo das descobertas no quadro e peça para cada um copiar em seu caderno. Sugestão de registro:
Quando estamos escrevendo um texto , e ao chegar ao final da linha a palavra não cabe, a melhor solução é escrever parte dela em cada linha.
2ª ATIVIDADE:
SEPARANDO EM DOIS!
Diga aos alunos para se dividirem, em grupos e descobrirem de quantos jeitos pode-se dividir uma lista de palavras sempre em duas partes. Apresente palavras de número variado de sílabas como: martelo, minhoca, brinquedo, almoço, cambalhota, etc. Deixe que façam as divisões espontaneamente e, em cima das respostas apresentadas, discuta com a classe.
Outra sugestão seria apresentar numa folha as mesmas palavras da lista colocando cada pedaço em um quadrinho, de tal forma que cada pedacinho da palavra possa ser lido sozinho.
Ex:
Oriente as descobertas com perguntas:
2. Você sabe como são chamados esses pedacinhos em que dividimos as palavras?
Finalize a atividade com um registro coletivo sobre as descobertas da turma. Depois, cada criança copia em seu caderno.
Ex: A palavra deve ser separada de tal forma que cada pedaço possa ser pronunciado sozinho. Cada um desses pedaços chama-se sílaba.
3ª ATIVIDADE:
DESCUBRA QUAL A SÍLABA E SEU SEGREDO!
Faça um quadro com diferentes sílabas.
nos |
gor |
car |
mon |
ban |
Peça para que escolham uma das sílabas do quadro para completar cada palavra.
____ ducho di ____ sauro _____ tão ___rapicho bar ____ te
Oriente os alunos na observação das palavras para descobrirem o segredo:
- Marque de vermelho a última letra de cada sílaba.
Que letras você marcou? Elas são vogais ou consoantes?
Observe estas palavras:
- Marque de verde as letras que aparecem logo depois das consoantes destacadas.
Elas são vogais ou consoantes?
- Descobriu o segredo? Como decidir quando as letras M,N,L,R,S ficam na primeira ou última letra da sílaba?
Trabalhe com outras palavras da história, como , por exemplo:
Por último, registre as descobertas no quadro e peça para copiarem no caderno.
Jogos de divisão silábica:
Avalie se os alunos separam as palavras ao final da linha do texto e se fazem uso da separação de sílabas utilizando as descobertas feitas na aula.
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