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O USO DO PRONOME PESSOAL

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva e Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ler e interpretar textos;

 - Observar o emprego do pronome pessoal em diferentes textos;

 -  Escrever pequenos textos, utilizando pronome pessoal;

 - Fazer revisão de sua produção escrita para corrigir erros ortográficos, de pontuação , de repetição de palavras e etc.

Duração das atividades
3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade: Aprendendo com as histórias

Prepare um espaço aconchegante na sala de aula ou na biblioteca, com esteiras ou almofadas, para  ouvirem a leitura de uma fábula.

Antes de ler o texto para os  alunos, pergunte-lhes o que imaginam que possa acontecer em uma história com esse título; ouça-os e depois faça a leitura com mudança na voz para cada personagem.

 Viajantes e a Bolsa de Moedas

Dois homens viajavam juntos ao longo de uma estrada, quando um deles encontrou uma bolsa cheia de alguma coisa. E ele disse: "Veja que sorte a minha, encontrei uma bolsa, e a julgar pelo peso, deve estar cheia de moedas de ouro."

E lhe diz o companheiro: "Não diga encontrei uma bolsa; mas, nós encontramos uma bolsa, e quanta sorte temos. Amigos de viagem devem compartilhar as tristezas e alegrias da estrada."

 O "sortudo", claro, se nega a dividir o achado. Então escutam gritos de: "Pega ladrão!", vindo de um grupo de homens armados com porretes, que se dirigem, estrada abaixo, na direção deles. O viajante "sortudo", logo entra em pânico, e diz. "Estamos perdidos se encontrarem essa bolsa conosco."

 Replica o outro: "Você não disse 'nós' antes. Assim, agora fique com o que é seu e diga, 'Eu estou perdido'."

Autor: Esopo

 Moral da História: Não devemos exigir que alguém compartilhe conosco as desventuras, quando não lhes compartilhamos também as nossas alegrias.

http://sitededicas.uol.com.br/fabula_os_viajantes_e_o_tesouro.htm

Ao final da leitura, retome as ideias iniciais e compare-as com a história ouvida. Aproveite para discutir sobre a atitude do sortudo e de seu companheiro; escute a opinião de cada um. Por meio das respostas apresentadas as crianças percebem que há várias possibilidades de leitura, de compreensão de uma mesma situação, e que todas essas respostas estão certas. 

 Distribua cópias da fábula para os alunos e oriente-os para observarem o texto.

E lhe diz o companheiro: "Não diga encontrei uma bolsa; mas, nós encontramos uma bolsa, e quanta sorte temos. Amigos de viagem devem compartilhar as tristezas e alegrias da estrada."

  •  A quem se referem às palavras em destaque?
  •  Você sabe por que são utilizadas no texto?

Explique aos alunos que podemos relacionar os parágrafos substituindo uma palavra ou um grupo de palavras por pronomes. Os pronomes (lhe e nós) foram usados no lugar de sortudo e viajantes e a eles se referem para evitar repetições.

Utilize trechos de outras histórias conhecidas dos alunos e peça para observarem, novamente, as palavras destacadas (pronomes), e descubram quais as palavras que substituem.

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_03_in.htm

Ex:   "Eu não! Não sou nenhuma maluquinha!

Quem me pôs esse apelido foi aquele menino de casacão e panela na cabeça.

Ele me botou esse apelido quando eu fui brincar na casa do Mauricinho.

 Eu nem queria ir.

 Mas a mãe dele telefonou pra minha mãe, ela disse que o Mauricinho era muito tímido e que ela queria que ele brincasse com umas crianças mais... Não sei o que ela disse, acho que ela queria que ele brincasse com umas crianças mais descoladas...” (Trecho retirado da história A Menina que Não Era Maluquinha, Ruth Rocha)

2ª atividade: Reescrita e revisão de textos

Escolha uma história conhecida pela turma, ou seja, que tenha sido lida,interpretada e trabalhada de diferentes maneiras como, por exemplo: ditado de algumas palavras ou parágrafos, leitura oral e dramatização.

Proponha aos alunos que façam a reescrita da história, para isso relembre as características do texto, tais como: as personagens, os acontecimentos ocorridos, o problema resolvido e o desfecho da história.

 Logo após a reescrita, peça para relerem o texto produzido, observando o que foi dito antes e modificando o que julgarem necessário. Uma sugestão seria ler as reescritas em voz alta e promover uma discussão coletiva sobre o que observaram ou acrescentariam.

 No dia seguinte, leve uma das reescritas produzidas digitadas para ser feita uma revisão. Antes de entregar a cópia , elabore com a turma um roteiro do que deve ser observado; letra maiúscula, pontuação, ortografia, repetição de palavras, etc.

 

Inicie com uma revisão individual. Cada um deve ler, corrigir de acordo com os pontos do roteiro, consultar dicionários, lista de palavras e regras de ortografia. Em seguida, faça a revisão textual coletiva, ressaltando que esse procedimento faz parte da rotina de todo escritor.

Aproveite para relembrar o uso da letra maiúscula, as regras ortográficas e o uso do pronome. Repita o exercício de revisão com outros textos da turma.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie se os alunos utilizaram o pronome pessoal na  reescrita e revisão da história evitando repetições desnecessárias e relacionando parágrafos.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Alcione, Colégio Est. Profª Joana Batista Cordeiro , Tocantins - disse:
    alcionecosta_775@yahoo.com.br

    26/11/2012

    Quatro estrelas

    Gostei da estratégia da aula com as fábulas, principalmente no que se refere a produção e revisão da reescrita das fábulas, momento que poderá tambem ser revisado a ortografia.


  • JACILEIDE GOMES DE MENESES, EMEIF FRANCISCA QUIRINO FERREIRA , Paraíba - disse:
    jacileidegm@gmail.com

    22/03/2012

    Quatro estrelas

    ótima


Sem classificação.
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