Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O uso de concordâncias verbais na escrita de textos

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Utilizar concordâncias verbais adequadas na escrita de textos.

§         Identificar no texto as palavras que indicam ações.

§         Compreender e usar oralmente os verbos nos tempos adequados.

Duração das atividades
Quatro aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.

Estratégias e recursos da aula

Introdução   

A língua portuguesa é algo que faz parte do cotidiano de nossas crianças, por isso o tema abordado nesta aula é indicado a crianças no início do processo de alfabetização. A percepção dos verbos está presente a todo o momento na fala da criança.  O que será feito durante as atividades será a ampliação da atenção à concordância na pronúncia e escrita.

Para formação do professor, sugiro o texto: Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Autora: Magda Soares

Disponível no site:< http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf>.      

Atividade 1 - Os verbos e a oralidade

  •       Escreva no quadro as frases abaixo e leia para toda a turma:
    •        Ontem Gabriela foi para casa.
    •        Hoje Gabriela está em casa.
    •        Amanhã Gabriela irá para casa.
  •       Peça às crianças que digam as semelhanças e diferenças entre as frases. Faça-as observarem a diferença em relação ao tempo e ao verbo.  (ontem – foi / hoje – está/ amanhã – irá).
  •       Dê exemplos de outros verbos e suas variações. Ex: comi, como, comerei. Solicite às crianças que dêem outros exemplos.
  • Professor (a), é importante não cobrar nesta fase aspectos gramaticais mais aprofundados, como saber a definição de verbo, tempos verbais etc. O objetivo inicial é que a criança perceba que os verbos são recorrentes no cotidiano como um conhecimento que elas já possuem e praticam todos os dias.    

    

Para complementar, utilize o livro: Caderno ilustrado de verbos: Um recurso pedagógico para o desenvolvimento da Língua Portuguesa. NEIRA, P. CANÁRIO, M. Ed. Pró-fono.   

Atividade 2

Explorando o tema através da Internet Com as crianças no laboratório de informática, explore os recursos abaixo. Todos abordam os verbos de forma lúdica e educativa.   

Links: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5930 

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=6109    

Depois de realizarem as atividades acima, retorne à sala de aula e organize com as crianças, em uma cartolina, verbos que elas ainda não conheciam ou pronunciavam de forma diferente (fora do padrão da língua portuguesa).

Escrevam somente aqueles que forem corretos e fixem na sala de aula.   

Atividade 3 Consolidação   

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

PREENCHA A TABELA ABAIXO

PASSADO

PRESENTE

FUTURO

FUI

FAREI

BRINQUEI

PASSEIO

PERDI

CHEGAREI

ESCREVA UM PEQUENO TEXTO CONTANDO À SUA PROFESSORA SOBRE O FINAL DE SEMANA PASSADO.         

ESCREVA UM SONHO QUE DESEJA REALIZAR NO NATAL         

ESCREVA UM PEQUENO TEXTO SOBRE A AULA DE HOJE.  

Para ampliação do professor sugiro o vídeo:

Histórias de um Brasil alfabetizado - parte I 

Finalize a atividade com as crianças acompanhando a realização das atividades no site: http://www.sitiodosmiudos.pt/gramatica/default2.asp?url_area=B .

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Histórias de um Brasil alfabetizado - parte I Vídeo
Recursos Complementares

Para formação do professor:

Consciência Metalinguística e Alfabetização: Um Estudo com Crianças da Primeira Série do Ensino Fundamental Disponível no site: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/prc/v16n3/v16n3a08.pdf>.  

Para exploração das crianças, os sites:

Vídeo sobre os verbos: <http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=4027>. 

Avaliação

Durante a realização das atividades, observe se a criança:

  •       Demonstrou oralmente a compreensão dos verbos e suas flexões.
  •       Produziu pequenos textos em concordância verbal com o tema proposto (seguindo a lógica do tempo verbal).  
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • irenemendes, Odília Rosa Ribeiro , Piauí - disse:
    irenemendes@outlook.com

    17/09/2013

    Quatro estrelas

    gostei da ideia de escrever um pequeno texto sobre a aula do dia,vou fazer isso a partir de agora com meus alunos do nono ano.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.