11/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
§ Utilizar concordâncias verbais adequadas na escrita de textos.
§ Identificar no texto as palavras que indicam ações.
§ Compreender e usar oralmente os verbos nos tempos adequados.
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
Introdução
A língua portuguesa é algo que faz parte do cotidiano de nossas crianças, por isso o tema abordado nesta aula é indicado a crianças no início do processo de alfabetização. A percepção dos verbos está presente a todo o momento na fala da criança. O que será feito durante as atividades será a ampliação da atenção à concordância na pronúncia e escrita.
Para formação do professor, sugiro o texto: Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Autora: Magda Soares
Disponível no site:< http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf>.
Atividade 1 - Os verbos e a oralidade
Para complementar, utilize o livro: Caderno ilustrado de verbos: Um recurso pedagógico para o desenvolvimento da Língua Portuguesa. NEIRA, P. CANÁRIO, M. Ed. Pró-fono.
Atividade 2
Explorando o tema através da Internet Com as crianças no laboratório de informática, explore os recursos abaixo. Todos abordam os verbos de forma lúdica e educativa.
Links: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5930
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=6109
Depois de realizarem as atividades acima, retorne à sala de aula e organize com as crianças, em uma cartolina, verbos que elas ainda não conheciam ou pronunciavam de forma diferente (fora do padrão da língua portuguesa).
Escrevam somente aqueles que forem corretos e fixem na sala de aula.
Atividade 3 Consolidação
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
PREENCHA A TABELA ABAIXO
PASSADO |
PRESENTE |
FUTURO |
FUI |
|
|
|
|
FAREI |
BRINQUEI |
|
|
|
PASSEIO |
|
PERDI |
|
|
|
|
CHEGAREI |
ESCREVA UM PEQUENO TEXTO CONTANDO À SUA PROFESSORA SOBRE O FINAL DE SEMANA PASSADO.
|
|
ESCREVA UM SONHO QUE DESEJA REALIZAR NO NATAL
|
|
ESCREVA UM PEQUENO TEXTO SOBRE A AULA DE HOJE.
|
|
Para ampliação do professor sugiro o vídeo:
Histórias de um Brasil alfabetizado - parte I
Finalize a atividade com as crianças acompanhando a realização das atividades no site: http://www.sitiodosmiudos.pt/gramatica/default2.asp?url_area=B .
Nome | Tipo |
---|---|
Histórias de um Brasil alfabetizado - parte I | Vídeo |
Para formação do professor:
Consciência Metalinguística e Alfabetização: Um Estudo com Crianças da Primeira Série do Ensino Fundamental Disponível no site: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/prc/v16n3/v16n3a08.pdf>.
Para exploração das crianças, os sites:
Vídeo sobre os verbos: <http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=4027>.
Durante a realização das atividades, observe se a criança:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/09/2013
Quatro estrelasgostei da ideia de escrever um pequeno texto sobre a aula do dia,vou fazer isso a partir de agora com meus alunos do nono ano.