Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura de mapas e o desenvolvimento de conceitos geográficos.

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •         Interpretar informações e levantar hipóteses utilizando o mapa de sala e da escola como fonte de referência de leitura.
  •         Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram conversar em grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados;
  •        Ampliar a percepção de conceitos geográficos como lugar e espaço.  
Duração das atividades
Seis aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Indicada para as crianças que compreendem as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas, conhecem as letras do alfabeto e o modo de grafá-las. Não é preciso que os alunos dominem o sistema alfabético para a realização da atividade.

Estratégias e recursos da aula

Os Parâmetros Curriculares Nacionais História/Geografia 1ª  a 4ª serie apresentam a categoria geográfica lugar como referência pessoal e sistema de valores que direcionam diferentes formas de perceber conhecer e interagir com o espaço geográfico.  Nesta aula é proposta uma prática interdisciplinar associando um trabalho com crianças em processo de alfabetização e o conceito geográfico de lugar associado a práticas de letramento.   

ATIVIDADE 1

Para auxiliar quanto à percepção de lugar, sugiro que seja construído por você um mapa de sala. Utilize letra caixa alta para escrever o nome das crianças e se possível faça-o de maneira que possa ser alterado o nome das crianças nas posições das carteiras da sala. Além de auxiliar na organização da sala é um importante recurso para as crianças conhecerem os nomes dos colegas.

  •       Leia para as crianças o mapa de sala da turma.
  •       Peça que observem se todas as crianças estão nos lugares corretos e ajude-os a se localizar de acordo com o mapa, apontando referências ( colegas ao lado, posição da porta e lousa/quadro no mapa de sala etc).
  •       Caso ainda não estejam familiarizados com os conceitos de direita e esquerda, explique-os a eles, utilizando o próprio corpo das crianças como referência
  •       Converse ainda sobre a organização das carteiras em filas para que seja mais uma referência de espaço e lugar para as crianças.
  •       Reproduza o mapa de sala para cada criança para que respondam a atividade abaixo.  

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO:   

A)    QUAL O NOME DO COLEGA SENTADO A SUA FRENTE?______________________

B)    QUAL O NOME DO COLEGA SENTADO ATRÁS DE VOCÊ? _____________________

C)    QUAL O NOME DO COLEGA SENTADO A SUA DIREITA? ______________________

D)    QUAL O NOME DO COLEGA SENTADO A SUA ESQUERDA? ___________________

E)    QUANTOS COLEGAS ESTÃO SENTADOS NA MESMA FILA QUE VOCÊ?_________

F)     QUANTOS COLEGAS ESTÃO SENTADOS NA MESMA FILA QUE VOCÊ À SUA FRENTE? __________

G)    COM LÁPIS DE COR VERDE, FAÇA UMA LINHA DO SEU LUGAR NA SALA DE AULA ATÉ A PORTA.

H)    COM LÁPIS DE COR VERMELHO, FAÇA UMA LINHA DO SEU LUGAR NA SALA DE AULA ATÉ SEU MELHOR AMIGO DA SALA.

I)        COM LÁPIS DE COR AZUL, FAÇA UMA LINHA DO SEU LUGAR NA SALA DE AULA ATÉ O QUADRO/LOUSA.

  •       Corrija oralmente a atividade de algumas crianças e peça que os colegas observem a referência do outro de lugar.
  •       Explique que a atividade de cada um será respondida de um jeito diferente, pois o lugar de cada um é único na sala de aula.
  •       Incentive-os a oralmente argumentar e observar esta colocação, utilizando o mapa de sala como exemplo.

Fonte da imagem: http://ensa.org.br/blog/?m=201003&paged=2   

ATIVIDADE 2

  •       Leia para as crianças o texto abaixo, sugiro que seja feito no pátio da escola.   

Ponto de vista

Sônia Salerno Forjaz   

(...)

À direita vejo um bosque,

À esquerda uma lagoa,

Logo acima o céu,

Sob os pés a terra boa!

(...) Mas se viro de repente,

Tudo muda desde o início!

O que estava à minha esquerda

À direita está agora.

Tudo ficou diferente,

Tudo girou sem demora!   

Ponto de vista, Moderna 1992.

Imagem retirada do site: http://brasilia-vermelha.blogspot.com/2010/09/esquerda-direita-esquerda-direita.html   

  •       Oralmente, peça para que comentem o texto.
  •       Junto com toda a turma, observem o que está à direita das crianças, depois à esquerda, diga para todos girarem assim como no poema e ver o que mudou de posição (direita e esquerda).
  •       Deixe que as crianças girem livremente e faça observações.
  •       Entregue uma folha de papel às crianças previamente escrito frente, atrás, direita e esquerda em cada canto da folha. Peça que girem por alguns segundos e depois se sentem. Cada criança deverá desenhar o que vê a frente, direita e esquerda e atrás.
  •       De volta à sala de aula retome o poema “Ponto de vista”, utilize alguns desenhos como exemplo para ajudar na interpretação do poema.
  •       Reproduza em tamanho grande o poema e faça um painel com os desenhos para ser fixado na escola ou sala de aula.       

ATIVIDADE 3

  • As crianças deverão construir um mapa da escola. Mostre-as o mapa abaixo como exemplo (caso a escola seja muito grande, divida a turma em grupos).  
  •  Faça primeiro um passeio com a turma por toda a escola. Utilize um ponto de referência como sendo a frente da escola ( por exemplo o portão de entrada). Todo o registro deverá ser feito a partir deste ponto de referência.  Todas as salas e espaços precisam estar registrados no mapa, auxilie as crianças a escrever os nomes dos espaços caso ainda não consigam sozinhas ( banheiro, cozinha, cantina, biblioteca, sala de aula, pátio, laboratório etc. )
  •  Voltem à sala de aula e organizem o mapa ( se feito por mais de um grupo) depois volte a escola com toda a turma para conferir se o mapa está correto.  Leia e aponte o nome de cada espaço da escola, retomando as referências de lugar.
  •  Amplie o mapa em cartolina e fixe-o na sala de aula entregue também uma cópia em tamanho A4 para cada criança realizar a atividade abaixo.   

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS  

 RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO:   

A)    QUANTAS SALAS DE AULA EXISTEM NA ESCOLA?______________________

B)    QUANTAS SALAS DE AULA ESTÃO NO MESMO CORREDOR DA NOSSA SALA? _____________________

C)    COM LÁPIS DE COR VERDE, FAÇA UMA LINHA DA SALA DE AULA ATÉ A BIBLIOTECA.

D)    COM LÁPIS DE COR VERMELHO, FAÇA UMA LINHA DA SALA DE AULA ATÉ A CANTINA/REFEITÓRIO.

E)    COM LÁPIS DE COR AZUL, FAÇA UMA LINHA DA SALA DE AULA ATÉ O PORTÃO DE ENTRADA DA ESCOLA.

F)     ESCREVA O NOME DO LUGAR DA ESCOLA QUE VOCÊ MAIS GOSTA. _________________________

G)    OBSERVE OS NOMES DOS ESPAÇOS DA ESCOLA. COMPLETE AS PALAVRAS OBSERVANDO O MAPA DA ESCOLA.

BANHEI_____

SALA DE AU______

_____TIO

CAN____NA

LABO_____TÓRIO

ES____LA

POR______

___RREDOR

BIBLIO_____CA

  • Corrija oralmente a atividade e peça que observem que agora a referência do lugar é a mesma para toda a turma. Diferente da atividade do mapa de sala em que cada criança tinha seu ponto de vista.
  • Incentive-os a oralmente argumentar e observar esta colocação utilizando o mapa de da escola.
Recursos Complementares

Para formação do professor:

SCHÄFFER, Neiva. Ler a paisagem, o mapa, o livro... Escrever nas linguagens da Geografia. In: et. AL. Ler e escrever. Compromisso de todas as áreas. Porto Alegre. Ed. da UFRGS, 1998.

Site para as crianças: 

WWW.cienciahoje.uol.com.br 

Avaliação

Durante a realização das atividades observe se a criança:

  •      Consegue com autonomia ler e interpretar o mapa de sala  e da escola.   
  •      Expõe oralmente suas idéias de acordo com o tema proposto.
  •     Compreendeu o conceito de lugar e consegue através de escrita ou desenho representar o espaço a sua volta.  
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.