12/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Indicada para as crianças que compreendem as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas, conhecem as letras do alfabeto e o modo de grafá-las. Não é preciso que os alunos dominem o sistema alfabético para a realização da atividade.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais História/Geografia 1ª a 4ª serie apresentam a categoria geográfica lugar como referência pessoal e sistema de valores que direcionam diferentes formas de perceber conhecer e interagir com o espaço geográfico. Nesta aula é proposta uma prática interdisciplinar associando um trabalho com crianças em processo de alfabetização e o conceito geográfico de lugar associado a práticas de letramento.
ATIVIDADE 1
Para auxiliar quanto à percepção de lugar, sugiro que seja construído por você um mapa de sala. Utilize letra caixa alta para escrever o nome das crianças e se possível faça-o de maneira que possa ser alterado o nome das crianças nas posições das carteiras da sala. Além de auxiliar na organização da sala é um importante recurso para as crianças conhecerem os nomes dos colegas.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO:
A) QUAL O NOME DO COLEGA SENTADO A SUA FRENTE?______________________
B) QUAL O NOME DO COLEGA SENTADO ATRÁS DE VOCÊ? _____________________
C) QUAL O NOME DO COLEGA SENTADO A SUA DIREITA? ______________________
D) QUAL O NOME DO COLEGA SENTADO A SUA ESQUERDA? ___________________
E) QUANTOS COLEGAS ESTÃO SENTADOS NA MESMA FILA QUE VOCÊ?_________
F) QUANTOS COLEGAS ESTÃO SENTADOS NA MESMA FILA QUE VOCÊ À SUA FRENTE? __________
G) COM LÁPIS DE COR VERDE, FAÇA UMA LINHA DO SEU LUGAR NA SALA DE AULA ATÉ A PORTA.
H) COM LÁPIS DE COR VERMELHO, FAÇA UMA LINHA DO SEU LUGAR NA SALA DE AULA ATÉ SEU MELHOR AMIGO DA SALA.
I) COM LÁPIS DE COR AZUL, FAÇA UMA LINHA DO SEU LUGAR NA SALA DE AULA ATÉ O QUADRO/LOUSA.
Fonte da imagem: http://ensa.org.br/blog/?m=201003&paged=2
ATIVIDADE 2
Ponto de vista
Sônia Salerno Forjaz
(...)
À direita vejo um bosque,
À esquerda uma lagoa,
Logo acima o céu,
Sob os pés a terra boa!
(...) Mas se viro de repente,
Tudo muda desde o início!
O que estava à minha esquerda
À direita está agora.
Tudo ficou diferente,
Tudo girou sem demora!
Ponto de vista, Moderna 1992.
Imagem retirada do site: http://brasilia-vermelha.blogspot.com/2010/09/esquerda-direita-esquerda-direita.html
ATIVIDADE 3
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO:
A) QUANTAS SALAS DE AULA EXISTEM NA ESCOLA?______________________
B) QUANTAS SALAS DE AULA ESTÃO NO MESMO CORREDOR DA NOSSA SALA? _____________________
C) COM LÁPIS DE COR VERDE, FAÇA UMA LINHA DA SALA DE AULA ATÉ A BIBLIOTECA.
D) COM LÁPIS DE COR VERMELHO, FAÇA UMA LINHA DA SALA DE AULA ATÉ A CANTINA/REFEITÓRIO.
E) COM LÁPIS DE COR AZUL, FAÇA UMA LINHA DA SALA DE AULA ATÉ O PORTÃO DE ENTRADA DA ESCOLA.
F) ESCREVA O NOME DO LUGAR DA ESCOLA QUE VOCÊ MAIS GOSTA. _________________________
G) OBSERVE OS NOMES DOS ESPAÇOS DA ESCOLA. COMPLETE AS PALAVRAS OBSERVANDO O MAPA DA ESCOLA.
BANHEI_____ |
SALA DE AU______ |
_____TIO |
CAN____NA |
LABO_____TÓRIO |
ES____LA |
POR______ |
___RREDOR |
BIBLIO_____CA |
Para formação do professor:
SCHÄFFER, Neiva. Ler a paisagem, o mapa, o livro... Escrever nas linguagens da Geografia. In: et. AL. Ler e escrever. Compromisso de todas as áreas. Porto Alegre. Ed. da UFRGS, 1998.
Site para as crianças:
Durante a realização das atividades observe se a criança:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!