31/01/2011
Bruno Bisaggio, Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Trabalhar com materiais alternativos utilizando o corpo como elemento de conhecimento;
Desenvolver noções de ritmos e velocidades utilizando folhas de jornais;
Trabalhar em grupo dividindo tarefas buscando otimizar as atividades e a socialização.
Não serão necessários conhecimentos específicos para esta aula.
Caro Professor, nesta aula utilizaremos como material educacional a folha de jornal. Esse material, embora de fácil acesso, é pouco utilizado na escola, nos momentos de lazer e tempo livre das crianças. Nossa proposta é apresentar um conjunto de atividades que permita a(o) professor(a) trabalhar conceitos de reciclagem e preservação ambiental.
O link a seguir nos apresenta um interessante recurso educacional.
http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/5mostra/4/115.pdf
ATIVIDADE 1 - CORRENDO COM FOLHAS DE JORNAIS.
Professor, cada aluno receberá uma folha de jornal. O aluno deverá apoiar a folha de jornal na parte anterior do tronco (barriga/peito) e correr pelo espaço delimitado pelo professor sem deixar a folha cair no chão. É importante ressaltar que os alunos não devem utilizar nenhum tipo de recurso, tais como: segurar o jornal com as mãos, ou prendê-lo embaixo do braço para não deixar o jornal cair.
Na sequência, caberá a(o) professor(a) estimular os alunos que outras partes do corpo podem ser usadas nesta atividade e, que os alunos proponham outras alternativas para vivenciarem a atividade.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/12756/imagens/img273.jpg
ATIVIDADE 2 - O TAPETE DE JORNAL
Caro Professor, divida a turma em 2 grupos. Cada grupo deverá construir 2 (dois) tapetes de jornal, colando as bordas dos jornais umas nas outras, seja com cola plástica atóxica ou fita adesiva atóxica. É importante ressaltar que TODOS do grupo devem caber em cima do tapete de jornal. Com os tapetes prontos, o professor proporá uma corrida de tapetes, que se dará da seguinte forma: os alunos se posicionarão em cima de um dos tapetes do grupo e posicionarão o outro na frente deles. Passarão para o próximo SEM PISAR FORA DO TAPETE. Como não tem um terceiro tapete para prosseguir, deverão pegar o tapete que ficou para trás, passar para frente e, assim, sucessivamente, prosseguindo o caminho até a linha de de chegada da corrida.
Fonte: http://lh3.ggpht.com/_bk27kgcmcK0/R6hi4cJ1UXI/AAAAAAAAAMs/8KAZ-RwWFNw/DSC00162.JPG
ATIVIDADE 3 - JOGANDO BASQUETE COM BOLA DE JORNAL
Professor, nesta parte da aula a turma deverá promover um basquete de bolas de jornal. Peça aos alunos que rasguem os tapetes do seu grupo e façam bolas de jornal. Separe duas cestas de lixo ( limpas) para servirem de cestas para o basquete. A partir de uma distância estipulada pelo professor, cada aluno deverá arremessar uma bola de jornal na cesta de lixo. Organize duas ou mais colunas para esta atividade, proporcionando que os alunos vivenciem a atividade realizando muitos arremessos.
Finalize a brincadeira quando todas as bolas de jornal estiverem no lixo.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/15512/imagens/arremesso.jpg
FINALIZANDO A AULA
Professor, ao final da aula reuna a turma em um círculo e discuta com eles as atividades desenvolvidas e, de como interagiram com o material alternativo proposto (jornal).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem_de_papel
Leia o artigo:
A importância do jogo, utilizando materiais alternativos - Willians Douglas dos Santos de Maria
Professor, avalie junto com os alunos, a participação da turma nas atividades. Questione-os em relação a algumas variações nas atividades propostas; pergunte-lhes se costumam utilizar o jornal em suas brincadeiras e, se utilizam, de que forma; questione-os como é realizado o descarte de jornais em suas casas; peça que definam o termo RECICLAGEM.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!