Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Introdução à concordância verbal

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir o conceito de concordância verbal;
  • empregar, de acordo com a norma padrão, as regras de concordância verbal;
  • refletir a respeito dos desvios de concordância mais comuns cometidos pelas pessoas.
Duração das atividades
03 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estudo do sujeito e do predicado;
  • flexões do verbo;
  • substantivos e adjetivos;
  • pronomes de tratamento.
Estratégias e recursos da aula
  • Busca na internet,
  • discussões coletivas;          
  • trabalho em parceria.

Recursos:

  • computador com internet;
  • youtube

O professor iniciará a aula convidando os alunos à sala de informática para assistirem ao vídeo e acompanharem na tela a letra da música.

http://letras.terra.com.br/adoniran-barbosa/43964/  

As Mariposa

Adoniran Barbosa

As mariposa quando chega o frio

Fica dando vorta em vorta da lâmpida pra si isquentá

Elas roda, roda, roda e dispois se senta

Em cima do prato da lâmpida pra descansá (2x)

Eu sou a lâmpida

E as muié é as mariposa

Que fica dando vorta em vorta de mim

Todas noite só pra me beijá

As mariposa quando chega o frio

Fica dando vorta em vorta da lâmpida pra si isquentá

Elas roda, roda, roda e dispois se senta

Em cima do prato da lâmpida pra descansá (2x)

Tá muitu bom... Mas num vai si acostumá, viu Dona mariposinha?

O professor explorará a letra da música chamando a atenção para o fato de que ela foi escrita em língua coloquial. Convidará um aluno a refazer oralmente o texto colocando-o em língua culta.

Chamará a atenção para: a maioria das correções que foram feitas se localizam num item gramatical chamado concordância verbal. Pedirá a um outro aluno que levante uma hipótese sobre o que é concordância verbal.

Pedirá então que os alunos acessem outro site para ouvirem a explicação de uma professora. A cada item abordado, o professor deverá paralisar a apresentação e pedir a um aluno que explique o que entendeu e a outro que construa um exemplo. O professor anotará na lousa os itens abordados pela professora no vídeo, conforme está abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=TM3iv1ASik8 

1-Regra geral

2-Sujeito composto anteposto

3-Sujeito composto posposto

4-Pessoas gramaticais diferentes

5-Pronomes de tratamento

6-Nomes próprios no plural

O professor pedirá na segunda vez que assistirem ao vídeo, que façam anotações resumidas sobre os itens levantados.  

 Atividade 2

Nessa aula, o professor deverá exibir  novo vídeo de Adoniran Barbosa para fazerem a aplicação das regras aprendidas. 

O professor dirá que esse texto também foi escrito em norma coloquial e que os alunos, em dupla, deverão passá-lo para a norma culta. Depois disso deverão destacar quais foram os problemas de concordância verbal que encontraram.. 

http://letras.terra.com.br/adoniran-barbosa/43969/

Saudosa Maloca

Adoniran Barbosa

Si o senhor não está lembrado

Dá licença de contá

Que aqui onde agora está

Esse edifício arto

Era uma casa véia

Um palacete assombradado

Foi aqui seu moço

Que eu, Mato Grosso e o Joca

Construímos nossa maloca

Mais, um dia

Nem nóis nem pode se alembrá

Veio os homi cas ferramentas

O dono mandô derrubá

Peguemo todas nossas coisas

E fumos pro meio da rua

Aprecia a demolição

Que tristeza que nóis sentia

Cada táuba que caía

Duia no coração

Mato Grosso quis gritá

Mas em cima eu falei:

Os homis tá cá razão

Nós arranja outro lugar

Só se conformemo quando o Joca falou:

"Deus dá o frio conforme o cobertor"

E hoje nóis pega a páia nas grama do jardim

E prá esquecê nóis cantemos assim:

Saudosa maloca, maloca querida,

Dim dim donde nóis passemos

os dias feliz de nossas vidas

Saudosa maloca,maloca querida,

Dim dim donde nóis passemo

os dias feliz de nossas vidas.

Os alunos deverão destacar: "Nem nóis nem pode se alembrá", "Veio os homi cas ferramentas", "O dono mandô derrubá", " Peguemo todas nossas coisas", " Aprecia a demolição",  "Que tristeza que nóis sentia", "Os homis tá cá razão", "Nós arranja outro lugar", "E hoje nóis pega a páia",  E prá esquecê nóis cantemos assim", "Só se conformemo".

O professor chamará a atenção para o fato de que que, coloquialmente, a regra geral é comumente violada e que as pessoas que querem dominar a língua culta devem começar observando esse item.

Em seguida pedirá que acessem o site abaixo e resolvam em grupos de três os exercícios. Há casos que não foram explorados nos vídeos e aparecem no exercício. Os casos novos serão explicados pelo professor. O exercício traz  um gabarito com as respostas.

http://recantodasletras.uol.com.br/gramatica/64866  

Para finalizar a aula, o professor pedirá que apreciem as seguintes placas e o vídeo e façam comentários sobre a concordância verbal.  

.   

 http://www.vitalves.com.br/2010/12/minha-mae-voltou-do-oculista-e-o-oculos.html  

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, avalie os alunos pelo envolvimento nas atividades e empenho em fazer bem.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • flaximan arruda, col tiradentes , Alagoas - disse:
    flaximan@gmail.com

    17/09/2013

    Cinco estrelas

    parabens, professora. salvou um companheiro sem tempo de planejar de forma tão brilhante.


  • Karen Daniella Cunha Moraes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ , Pará - disse:
    karendaniella.bb@gmail.com

    30/01/2013

    Três estrelas

    A aula possui muitos pontos fortes, como a utilização de vários suportes textuais como a música e o vídeo, além de incitar a reflexão do aluno, quando o faz supor o que seja a concordância; no entanto, não vi em nenhum momento uma fala sobre adequar-se ao contexto enunciativo, consequentemente, sobre o preconceito linguístico. Um assunto muito relevante para ser mencionado.


  • Wilkislaine S.Carvalho de Lima, Escola Gregório de Souza Menezes. , Pernambuco - disse:
    kilacabrobo@gmail.com

    17/01/2011

    Quatro estrelas

    Muito boa, pena que não consegui ouvir a música "As mariposa", mesmo entrando no site.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.