14/01/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Recursos:
O professor iniciará a aula convidando os alunos à sala de informática para assistirem ao vídeo e acompanharem na tela a letra da música.
http://letras.terra.com.br/adoniran-barbosa/43964/
As Mariposa
Adoniran Barbosa
As mariposa quando chega o frio
Fica dando vorta em vorta da lâmpida pra si isquentá
Elas roda, roda, roda e dispois se senta
Em cima do prato da lâmpida pra descansá (2x)
Eu sou a lâmpida
E as muié é as mariposa
Que fica dando vorta em vorta de mim
Todas noite só pra me beijá
As mariposa quando chega o frio
Fica dando vorta em vorta da lâmpida pra si isquentá
Elas roda, roda, roda e dispois se senta
Em cima do prato da lâmpida pra descansá (2x)
Tá muitu bom... Mas num vai si acostumá, viu Dona mariposinha?
O professor explorará a letra da música chamando a atenção para o fato de que ela foi escrita em língua coloquial. Convidará um aluno a refazer oralmente o texto colocando-o em língua culta.
Chamará a atenção para: a maioria das correções que foram feitas se localizam num item gramatical chamado concordância verbal. Pedirá a um outro aluno que levante uma hipótese sobre o que é concordância verbal.
Pedirá então que os alunos acessem outro site para ouvirem a explicação de uma professora. A cada item abordado, o professor deverá paralisar a apresentação e pedir a um aluno que explique o que entendeu e a outro que construa um exemplo. O professor anotará na lousa os itens abordados pela professora no vídeo, conforme está abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=TM3iv1ASik8
1-Regra geral
2-Sujeito composto anteposto
3-Sujeito composto posposto
4-Pessoas gramaticais diferentes
5-Pronomes de tratamento
6-Nomes próprios no plural
O professor pedirá na segunda vez que assistirem ao vídeo, que façam anotações resumidas sobre os itens levantados.
Atividade 2
Nessa aula, o professor deverá exibir novo vídeo de Adoniran Barbosa para fazerem a aplicação das regras aprendidas.
O professor dirá que esse texto também foi escrito em norma coloquial e que os alunos, em dupla, deverão passá-lo para a norma culta. Depois disso deverão destacar quais foram os problemas de concordância verbal que encontraram..
http://letras.terra.com.br/adoniran-barbosa/43969/
Saudosa Maloca
Adoniran Barbosa
Si o senhor não está lembrado
Dá licença de contá
Que aqui onde agora está
Esse edifício arto
Era uma casa véia
Um palacete assombradado
Foi aqui seu moço
Que eu, Mato Grosso e o Joca
Construímos nossa maloca
Mais, um dia
Nem nóis nem pode se alembrá
Veio os homi cas ferramentas
O dono mandô derrubá
Peguemo todas nossas coisas
E fumos pro meio da rua
Aprecia a demolição
Que tristeza que nóis sentia
Cada táuba que caía
Duia no coração
Mato Grosso quis gritá
Mas em cima eu falei:
Os homis tá cá razão
Nós arranja outro lugar
Só se conformemo quando o Joca falou:
"Deus dá o frio conforme o cobertor"
E hoje nóis pega a páia nas grama do jardim
E prá esquecê nóis cantemos assim:
Saudosa maloca, maloca querida,
Dim dim donde nóis passemos
os dias feliz de nossas vidas
Saudosa maloca,maloca querida,
Dim dim donde nóis passemo
os dias feliz de nossas vidas.
Os alunos deverão destacar: "Nem nóis nem pode se alembrá", "Veio os homi cas ferramentas", "O dono mandô derrubá", " Peguemo todas nossas coisas", " Aprecia a demolição", "Que tristeza que nóis sentia", "Os homis tá cá razão", "Nós arranja outro lugar", "E hoje nóis pega a páia", E prá esquecê nóis cantemos assim", "Só se conformemo".
O professor chamará a atenção para o fato de que que, coloquialmente, a regra geral é comumente violada e que as pessoas que querem dominar a língua culta devem começar observando esse item.
Em seguida pedirá que acessem o site abaixo e resolvam em grupos de três os exercícios. Há casos que não foram explorados nos vídeos e aparecem no exercício. Os casos novos serão explicados pelo professor. O exercício traz um gabarito com as respostas.
http://recantodasletras.uol.com.br/gramatica/64866
Para finalizar a aula, o professor pedirá que apreciem as seguintes placas e o vídeo e façam comentários sobre a concordância verbal.
http://www.vitalves.com.br/2010/12/minha-mae-voltou-do-oculista-e-o-oculos.html
Professor, assista ao vídeo para saber mais:
http://www.coladaweb.com/portugues/concordancia-verbal
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/josebferraz/concordanciaverbal001.asp
Professor, avalie os alunos pelo envolvimento nas atividades e empenho em fazer bem.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/09/2013
Cinco estrelasparabens, professora. salvou um companheiro sem tempo de planejar de forma tão brilhante.
30/01/2013
Três estrelasA aula possui muitos pontos fortes, como a utilização de vários suportes textuais como a música e o vídeo, além de incitar a reflexão do aluno, quando o faz supor o que seja a concordância; no entanto, não vi em nenhum momento uma fala sobre adequar-se ao contexto enunciativo, consequentemente, sobre o preconceito linguístico. Um assunto muito relevante para ser mencionado.
17/01/2011
Quatro estrelasMuito boa, pena que não consegui ouvir a música "As mariposa", mesmo entrando no site.