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Curiosidades do mundo animal: Uma estratégia para se trabalhar a compreensão de texto.

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Escrever segundo o princípio alfabético.
  • Aprender a dispor o texto de modo apropriado.
  • Ser capaz de compreender o texto e extrair as informações solicitadas.
Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ser capaz de produzir, ler e interpretar textos de pequeno porte. É desejável ainda que já tenha trabalhado com tabelas/fichas.

Estratégias e recursos da aula

O desenvolvimento desta aula requer a seleção de textos que apresentem temas de interesse das crianças dessa faixa etária.  Sugerimos trabalhar informações sobre animais, curiosidades regionais, culinária local, festas típicas etc.

Dica: No caso de optar por trabalhar com animais, sendo o professor responsável também e/ou pela disciplina de ciências, aproveite esta oportunidade para trabalhar conteúdos de grupos (aves, mamíferos etc.).  

 1 – Ficha de registro

OBJETIVOS:

Conhecer possíveis usos para fichas de registro (tabelas).

PROCEDIMENTOS:

A fim de refletir sobre os possíveis usos de fichas de registro (tabela), oriente uma breve conversa abordando as questões sugeridas a seguir:

  • Alguém sabe dizer o que é uma ficha de registro (tabela)?
  • Em quais situações podemos encontrar este tipo de texto?
  • Qual os benefícios deste recurso?
  • É necessária alguma estratégia diferente para ler e registrar neste tipo de suporte?  

Com este diálogo, é preciso que compreendam que fichas de registro são apropriadas para organizar informações, sobretudo as que “convêm” resumir. Além disso, é sabido que, para cada célula/coluna de uma ficha ou tabela, faz-se necessário um “subtítulo”. Se possível, apresente alguns exemplo como: calendário, relação de menino e meninas da turma, ficha de informações básicas de cada criança (nome, endereço, responsáveis, idade etc.), horário das atividades da semana, entre tantos outros. Discuta, para cada exemplo, o objetivo das informações ali contidas, bem como por que a ficha foi a estratégia mais apropriada.  

2 – Informações do texto 

OBJETIVOS:

Trabalhar informações contidas no texto.

PROCEDIMENTOS:

- Selecione um texto que aborde o assunto que pretende trabalhar, como no exemplo que se segue.

As formigas existem há mais de 100 milhões de anos e vivem em toda a parte do planeta, menos nos polos. Existem cerca de 11 mil espécies no mundo. Quando estão em perigo, as formigas soltam no ar uma substância para alertar as companheiras a uma distância de até 60cm. A notícia se espalha em segundos por todo o formigueiro.  

 Sobre a alimentação das formigas, você acha que elas comem as folhas que carregam? Não, as formigas não comem folhas. Elas as deixam dentro do formigueiro para formar fungos, esses, sim, são deliciosos! Outras espécies variam podendo se alimentar de sementes, fungos, larvas de insetos, entre outros. Para lamber e engolir líquidos, as formigas usam a língua. Mas o nome correto é glossa e não língua.

Será que são venenosas? Bom, a maioria das formigas possui veneno. Ele é injetado por meio de um ferrão e usado para paralisar o inimigo.Uma das maiores formigas conhecidas é a tocandira. Ela também é venenosa e vive na Amazônia. Para segurar e puxar a sua vítima para perto do ferrão, as formigas utilizam suas mandíbulas, que ficam abaixo do seu tórax. As mandíbulas são aliadas importantes também para segurar e cortar os alimentos.

Esta é uma espécie bem disciplinada! As formigas são mesmo trabalhadoras, quase não param nem para dormir. Na verdade, elas não dormem, ficam dentro do formigueiro, quietas e com as antenas abaixadas. A rainha passa até 20 minutos em repouso, mas as operárias apenas 5 a 10 minutos. Já os soldados, descançam um pouco menos, entre 3 e 8 minutos.            

A moradia das formigas é denominada formigueiro. Estes são mais comuns dentro da terra, na superfície ou em árvores. As formigas parecem ser bem democráticas, já que a rainha também trabalha. Além disso, um formigueiro pode ter uma ou mais rainhas. O resto da colônia seria formado por operárias, machos e soldados.   

Disponível em: <http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/ciencia/bichos/conteudo_49391.shtml>. Acesso em: 04 dez. 2010   (Texto adaptado pela autora). 

- Disponibilize uma cópia do texto para cada criança. Após uma leitura individual silenciosa, solicite que façam outra leitura. Mas, desta vez, deverão sublinhar as informações que considerarem mais relevantes. Por fim, leia o texto em voz alta.

- Oriente que o desafio é criar uma ficha informativa sobre os dados do texto trabalhado.

Com a mediação do professor, as crianças deverão propor:

  • Itens a compor a ficha;
  • Título e subtítulos;
  •  Informações que serão extraídas para cada item (e a reescrita com as palavras das crianças).           

  O quadro a seguir apresenta uma alternativa de formatação:

 

DICAS:

a-      A cada registro trabalhado, se possível, passe algum filme ou vídeo com informações complementares. No caso das formigas, confira: <http://www.youtube.com/watch?v=nxj3aYZqscA>. (Acesso em: 08 dez. 2010).

b-      Consulte o site da revista Recreio <http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/>. (Acesso em: 08 dez. 2010). Neste link é possível conferir curiosidades, atividades, filmes etc., sobre mais de quarenta animais. Certamente é possível encontrar referências importantes para enriquecer o trabalho, sobretudo porque trata-se de uma revista voltada ao público infantil.

3 – Pesquisa e organização de dados

OBJETIVOS:

Escrever segundo o princípio alfabético.

Aprender a dispor do texto de modo apropriado.

 Ser capaz de compreender o texto e extrair as informações indicadas.

PROCEDIMENTOS:

- Leve o grupo ao laboratório de informática, para uma pesquisa no site <http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/>. (Acesso em: 08 dez. 2010).

- Organize duplas de trabalho para o desenvolvimento da seguinte pesquisa:

  • Selecionar um animal na lista;
  • Ler todas as informações (do site) sobre o animal escolhido;
  •  Identificar dados importantes para estruturar a ficha;
  • Definir título e subtítulos para a ficha;
  • Elaborar e preencher a ficha.   

Atenção: Como a produção da ficha será autônoma, estruturada e formatada por cada dupla, o desenvolvimento desta deverá ser no computador. No caso de considerar complicado, organize uma ficha com informações prévias (estabelecidas pelo professor). Assim, a atividade consistirá em identificar um animal e encontrar as informações solicitadas. Havendo interesse e disponibilidade, as duas estratégias são pertinentes ao desenvolvimento da leitura, interpretação e produção de texto.    

Dica: Possibilite que cada dupla desenhe, na sua ficha, o animal trabalhado.  

 - Providencie a impressão das fichas, para que as duplas possam apresentar aos colegas. Na apresentação, além de expor todas as informações trabalhadas, deverão explicar o que definiu, o que orientou a escolha do animal, as informações selecionadas, bem como a estrutura que organiza a ficha, seu título e subtítulos. No caso de mais de uma dupla ter pesquisado sobre um mesmo animal, é oportuno que apresentem em sequência, pois assim é possível comparar e discutir com o grupo as estratégias utilizadas.  

- Organize um varal para expor todas as fichas construídas.  

 DICA: Antes de expor no varal, aproveite esta oportunidade para trabalhar revisão de texto com as crianças. Problematize que um texto sempre é escrito para ser lido por um terceiro e, sendo assim, precisa ser bem escrito para cumprir a sua finalidade.   

- Retorne ao laboratório de informática. Oriente um trabalho de levantamento de dados na lista de animais disponíveis no link <http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/>. (Acesso em: 08 dez. 2010).

 Neste levantamento, as duplas deverão registrar, por exemplo: Número total da lista, número de animais marinhos, aves, insetos, quadrúpedes, bípedes etc. 

Dica: Professor, consulte esta lista antes, a fim de estabelecer os critérios deste levantamento. Os critérios devem corresponder à sua finalidade de trabalho (em ciências), mas além desta especificidade, serão trabalhadas capacidades da matemática e do português.  

 A partir dos dados relatados na tabela, é possível identificar interesses a serem organizados em grupo de trabalho (aves, inseto etc.). Cada dupla deve ficar responsável, por exemplo, por pesquisar dois dos insetos listados no grupo e assim sucessivamente. É importante que o número de animais seja equilibrado entre as duplas, ou seja, todas as duplas devem pesquisar  a mesma quantidade. Após um primeiro contato com os textos de cada animal (que constam na lista do link indicado), é necessária uma conversa. A finalidade da conversa será estabelecer, a partir do que já foi visto, quais são os itens indispensáveis a constar na ficha de pesquisa. Os itens selecionados serão os critérios de pesquisa a serem trabalhados por todas as duplas.  

Dicas: 

Além dos itens padrão, sugira incluir um quadrinho com subtítulo: outros/curiosidades. Esclareça que neste item poderão ser acrescentadas informações complementares, que enriquecem o trabalho.   

Solicite que desenhem o animal e/ou pesquisem em casa imagens do animal, para colar na ficha.      

- Após as revisões e correções que qualificam o trabalho, sem descaracterizar as particularidades da escrita infantil, reúna o material em um fichário. Organize este em sequência, por grupo/classificação (ave, inseto, mamífero etc). A união deste material implicará em um portfólio a ser consultado sempre que preciso e/ou desejado pelas crianças. É interessante, ainda, que este portfólio visite a casa de cada criança. Neste caso, acrescente algumas folhas em branco, para que as crianças e os familiares possam registrar algum comentário, se assim desejarem.

 Dica: Convide as crianças e os familiares a acrescentarem ao material texto (de revistas, jornais etc.) e/ou imagens complementares.

Recursos Complementares

Conheça a aula - AMPLIAÇÃO DOS CONCEITOS ESPONTÂNEOS DAS CRIANÇAS – animais, um jogo simbólico: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4516 (Acesso em: 11 de dez. de 2010).  

Avaliação

As crianças devem ter compreendido as variações de disposição do texto  (neste caso, ficha/tabela).

Deverão selecionar de modo crítico as informações, que devem ser apresentadas resumidamente, mas de modo claro e coerente.

Para avaliar tal desempenho, selecione um texto e solicite que as crianças organizem uma ficha e a preencham, conforme os critérios trabalhados.   

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