16/12/2010
Marcos Vinicius Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Cooperar com os colegas na criação de material alternativo para a aula de badminton.
Manipular diferentes tipos de raquetes.
Rebater diferentes tipos de petecas.
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.
Primeira Atividade: Badminton para Malabaristas.
Esta atividade é fundamentada no princípio da cooperação onde todos os alunos da turma estarão trabalhando de forma solidária buscando alcançar o mesmo objetivo, nesta atividade não haverá vencedores e derrotados. Os alunos da turma deverão ocupar todas as regiões da quadra de maneira que nenhuma parte da quadra fique vazia, todos os alunos deverão estar com uma raquete na mão.
Figura 1: Jogada Espetacular no Badminton.
O objetivo deste jogo é manter o maior número de petecas no ar ao mesmo tempo. O jogo iniciará com apenas uma peteca aos poucos o professor deverá introduzir mais petecas, os alunos terão que manter estas petecas no ar através de sucessivas rebatidas. Estipule um tempo para que os alunos consigam manter um determinado número de petecas no ar, por exemplo, um minuto para manter uma peteca no alto, no momento em que os alunos conseguirem superar o desafio proposto pelo professor outra peteca deverá ser acrescentada no jogo, não há um número máximo de petecas.
Dica: Professor, se na sua escola não existe um número grande de raquetes de badminton permita que os alunos utilizem outros tipos de raquete no jogo. As maiores raquete e mais leves deverão ficar com os alunos que apresentarem maiores dificuldade nesta atividade.
Figura 2: Mulheres no Badminton.
Segunda Atividade: Badminton “Maluco”.
Nesta atividade a turma deverá ser dividida em dois grandes grupos mistos com o mesmo número de alunos. Os grupos deverão ocupar lados opostos da quadra, todos os alunos jogarão ao mesmo tempo por isso é preciso que cada um esteja com uma raquete. Neste jogo ocorrerão algumas modificações nas regras oficiais do badminton, será permitida mais de uma rebatida na peteca por equipe a cada jogada, por exemplo, um aluno poderá rebater a peteca para um colega do grupo e esse rebater para a quadra oposta.
O jogo terá início com duas petecas, sendo assim cada equipe terá que atacar e defender direcionando sua atenção para as duas petecas.
Dica: Permita que os alunos com maiores dificuldades em realizar rebatidas potentes ocupem a região mais próxima da rede com isso eles terão mais facilidade ao rebater a peteca para a quadra adversária.
Terceira Atividade: Rodízio dinâmico no Badminton.
Nesta atividade a turma continuará dividida em dois grandes grupos assim como na atividade anterior. A atividade realizada será o jogo de badminton em duplas, portanto, apenas dois alunos de cada grupo estarão na quadra ao mesmo tempo, os demais colegas estarão posicionados em cima da linha lateral da quadra de badminton.
Neste jogo ocorrerá um rodízio entre os jogadores da mesma equipe, cada vez que uma dupla conseguir rebater a peteca para a quadra adversária o aluno que realizou a rebatida deverá sair da quadra e dar lugar a outro colega da sua equipe, a troca de jogadores acontecerá constantemente e de forma rápida, por isso é fundamental que os alunos prestem muita atenção nesta atividade.
A equipe que fizer 21 pontos primeiro vencerá a partida.
Dica: Professor, se a maioria dos seus alunos apresentarem muita dificuldade nesta atividade, mude a dinâmica da atividade permitindo que o rodízio dos jogadores aconteça somente quando for ponto e o jogo estiver parado.
Figura 3: Posição de Saque no Badminton.
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=o2ybz9vMp-8
http://www.youtube.com/watch?v=kATHMa30xBs&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=1Zk9-EmHBIw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ZF8XnPZTup8&feature=related
Promova um debate com os seus alunos no final da aula, abordando as seguintes questões:
Qual atividade foi mais interessante participar? Por quê?
A primeira atividade “badminton para malabaristas” fez com que todos os alunos atuassem juntos em busca de um mesmo objetivo. Explique como foi esta experiência.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/08/2013
Cinco estrelasMuito interessante estas aulas de badmintom para os alunos queria acrescentar uma brincadeira muito legal que eu chamo de carrossel, divida a turma em dois times e utilize quatro raquetes duas de cada lado da quadra cada equipe deverá formar uma fila os dois primeiros de cada equipe com as raquetes, o primeiro de cada lado entra na quadra começa o jogo quem rebateu a peteca deverá sair e passar a raquete para o próximo da fila sem a raquete e ir para o fim da fila ganha a equipe que fizer21
31/01/2012
Quatro estrelasAchei as ideias interessantes e dinâmicas. Trabalhar com a modalidade de forma prazerosa sem concentrar na obtenção da vitória e sim participar do evento para se divertir e cooperar com o grupo, no final quem ganha não é apenas um ou uma dupla e sim todos que estiveram envolvidos na atividade. Esta deve ser a tônica do esporte-educação. Parabéns vou compartilhar da ideia e aplicar na minha turma também. Obrigado. Gostaria de saber se posso compartilhar com a Comunidade do Badminton no Facebook.
26/01/2012
Três estrelasA proposta da aula é mto boa. Gostaria apenas de sugerir adaptações para o caso de não haver Raquetes para todos os alunos. Já utilizei pranchetas, cadernos e outros materias de superfície "lisa" que dão aos alunos um implemento com o qual rebater. Para a petequinha, podemos montar nossa própria peteca, com uma pedrinha ou bolinha de gude enrolada em jornal e amarrada com uma sacolinha plástica (garante certo efeito de deslize no ar). Sugestões até mesmo para construção do brinquedo pelos alunos
19/02/2011
Cinco estrelasAula completa e muito interessante.