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O Futebol que não se vê

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar aspectos sociais, econômicos e políticos sobre o fenômeno do futebol.

Duração das atividades
2 aulas / 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta proposta de aula pode ser desenvolvida de forma interdisciplinar com a disciplina História. Para um bom andamento dos trabalhos, os professores devem planejar em conjunto os conteúdos a serem trabalhados.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Pedir que os alunos observem as imagens abaixo:

FOTO 1: http://2.bp.blogspot.com/_gF23nrkiPBA/Sbci8EM0gxI/AAAAAAAAAU4/k8EXTmMSbeg/s320/evair93.jpg (acesso em 10/12/10)  

FOTO 2: http://www.duquedecaxias.rj.gov.br/userfiles/image/00%20Futebol%20amador/Partidas%20bastante%20disputadas%20marcaram%20o%20in%C3%ADcio%20da%20competi%C3%A7%C3%A3o.JPG (acesso em 10/12/10)  

FOTO 3: http://deltacultura.org/pt/wp-content/uploads/2009/10/Rasso_training12.jpg (acesso em 10/12/10)  

Em seguida, indagar os alunos:

- As imagens exibidas apresentam características semelhantes. Quais são?

- Cada imagem, apesar de apresentar o futebol em primeiro plano, representa uma realidade desta prática. Com os elementos de cada foto, é possível identificar em qual situação o futebol se apresenta?

Neste momento, os alunos irão apresentar os argumentos que identifiquem em qual situação o futebol está sendo praticado. O professor, com o auxílio de um quadro, deverá numerar as fotos e escrever quais são as características apresentadas pelos alunos. Ao final, o professor irá nomear as gravuras identificando-as: futebol profissional (foto 1), o futebol amador (foto 2) e futebol social (foto 3).

Para finalizar esta primeira etapa, o professor levantará as seguintes questões que servirão como problemas a serem discutidos nesta aula:

Qual é o objetivo de cada tipo de futebol exibido nas fotos? Será que o futebol apresenta somente a função de espetáculo ou de entretenimento?

Atividade 2:

Reunir os alunos para uma discussão sobre inclusão social. Neste sentido, o professor perguntará inicialmente:

- Vocês já ouviram falar em INCLUSÃO SOCIAL?

- Qual é o significado deste termo?

Após ouvir as respostas dos alunos, o professor pedirá que eles leiam o texto abaixo e perguntar se concordam com sua afirmação, justificando suas respostas oralmente:

“Inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela falta de classe social, origem geográfica, educação, idade, existência de deficiência ou preconceitos raciais. Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais favorecidos no sistema meritocrático em que vivemos.”

Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Inclus%C3%A3o_social (acesso em 10/12/10).

Em seguida, o professor irá propor uma atividade de pesquisa na internet (alunos organizados, no máximo, em trios) onde eles poderão verificar a utilização do ESPORTE como instrumento de inclusão social através dos seguintes questionamentos:

- O que é classe social e quais são as suas características?

- Por quê o esporte pode ser encarado como um instrumento de inclusão social?

LINKS PARA PESQUISA:

http://www.infoescola.com/sociologia/classes-sociais/ (acesso em 10/12/10).

http://www.efdeportes.com/efd112/esporte-educacao-e-inclusao-social.htm (acesso em 10/12/10). 

http://www.webartigos.com/articles/10293/1/Futebol-Perspectiva-de-Inclusao-e-Ascencao-Social/pagina1.html (acesso em 10/12/10). 

http://www.efdeportes.com/efd124/o-esporte-nos-projetos-sociais-contribuicoes-de-norbert-elias.htm (acesso em 10/12/10). 

Atividade 3:

O professor deverá realizar duas perguntas aos alunos utilizando como referência as fotografias abaixo:

http://www.camisa-oficial.com/blog/imagens/flamengo1.JPG (acesso em 10/12/10)  

http://camisadocorinthians.com/wp-content/uploads/2009/12/camisa-corinthians-uniforme-1-2009-1.jpg (acesso em 10/12/10)  

http://www.minhascamisas.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2008/05/fluminense_branca_2008_adidas.jpg (acesso em 10/12/10)  

- Essas são camisas de clubes de grande expressão nacional. Existe algo em comum em todas essas fotos?

- O que significa PATROCÍNIO e qual é a sua relação com os clubes de futebol?

Ao término deste breve debate, os alunos serão convidados a realizar uma pesquisa de internet onde deverão responder ao questionário abaixo. As respostas deverão ser entregues ao professor e os alunos poderão formar duplas para a sua resolução.

- Qual é a relação existente entre o patrocínio e os clubes do futebol brasileiro?

- Os clubes que disputam os campeonatos brasileiros atualmente devem ser cadastrados e regulamentados por órgãos nacionais do futebol. Neste sentido, a Confederação Nacional de Futebol (CBF) arrecada suas finanças através dos clubes que a ela se associam ou existe outra renda?

- Os clubes campeões nacionais apresentam estruturas físicas e financeiras bem difundidas como centros de treinamentos, escolas de base e patrocínios de grandes empresas. Essa é uma realidade da maioria dos clubes brasileiros que disputam futebol? Quais são as grandes dificuldades de um clube para se manter competitivo atualmente?

LINKS PARA PESQUISA:

http://futebolbrasileiropaixao.blogspot.com/2009/07/dificuldades-enfrentadas-pelos-clubes.html (acesso em 10/12/10).

http://blogs.abril.com.br/blogdojj/2010/04/cbf-consegue-200-milhoes-reais-em-patrocinios.html (acesso em 10/12/10). 

http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2009/03/14/patrocinio-no-futebol-funciona/ (acesso em 10/12/10).

Atividade 4:

Pedir aos alunos que leiam os dois textos abaixo:

TEXTO 1

1970 – Quando futebol e política se misturam

"O ano de 1970 foi um dos mais marcantes na história do Brasil. Em novembro do ano anterior, o governo militar tinha decretado o Ato Institucional número 5, uma forma de legitimar suas ações ditatoriais. De acordo com o Ato, todo condenado à morte seria fuzilado em 30 dias se o presidente não a comutasse em prisão perpétua; jornalistas que divulgassem notícias "falsas ou tendenciosas" ou fatos verídicos "truncados ou desfigurados" seriam presos e, conseqüentemente, torturados nos porões das prisões.  O comando da delegação [brasileira de futebol] foi entregue ao major-brigadeiro Jerônimo Bastos, que tinha um major do Exército como seu principal assistente. Entre os preparadores físicos estava Carlos Alberto Parreira. Curiosamente, o técnico escolhido foi João Saldanha, ex-técnico do Botafogo e notório simpatizante do partido comunista. Mas o cargo ficou por pouco tempo com o botafoguense: quando o presidente da época, o general Emílio Garrastazu Médici, impôs a convocação de Dario, Saldanha teria retrucado: “Eu não opino na escolha do seu ministério, portanto não aceito que o senhor dê palpites no meu time”. Saldanha acabou sendo substituído por Zagalo e Dadá embarcou com a seleção.

Texto retirado de: http://www.dialogosuniversitarios.com.br/pagina.php?id=601 (acesso em 10/12/10).

 

TEXTO 2

Amistoso contra a Inglaterra

"O regime nazista também se utilizou do futebol como forma de aproximação internacional, e se durante a República de Weimar, o país conseguiu realizar cerca de 20 encontros por ano, o regime nazista foi além chegando a 78 participações internacionais só em 1935. Um desses encontros deu-se com a seleção inglesa em dezembro do mesmo ano, no White Hart Lane, campo do Tottenham Hotspur, clube ligado à comunidade judaica inglesa. Claro que a chegada da seleção alemã nazista não foi recebida amistosamente, especialmente porque a Alemanha já outorgara leis anti-semitas, conhecidas como Leis de Nuremberg, que definia a essência racial de um legítimo alemão, tornando-a como base jurídica para a segregação dos judeus. Torcedores do Tottenham protestaram contra a realização de uma partida contra os nazistas, considerada como “uma afronta não somente à raça judaica, mas a todos aqueles que amam a liberdade“. A seleção alemã perdeu o amistoso por 3 a 0, e o único incidente que resultou em prisão, rolou dentro do estádio com a detenção de Ernest Woolwy, que desobedeceu às regras e empunhou uma gigantesca bandeira com a suástica nas tribunas do White Hart Lane."

Texto retirado de: http://www.futebolparameninas.com.br/2010/05/14/futebol-e-politica-hitler-e-o-proposito-nazista/ (acesso em 10/12/10).  

Em seguida, os alunos deverão responder em uma folha de papel para ser entregue ao professor, a seguinte questão:

- OS DOIS TEXTOS APRESENTAM DADOS QUANTO À INTERVENÇÃO DA POLÍTICA DENTRO DO FUTEBOL TANTO NO BRASIL QUANTO NO MUNDO. IDENTIFIQUE-AS EXPLICANDO SUAS RAZÕES.

Recursos Complementares

Sobre a ditadura militar brasileira e o Futebol: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=392 (acesso em 10/12/10).

Avaliação

Os alunos voltarão à questão problematizadora, agora redigindo um texto com a seguinte temática:

O futebol apresenta somente a função de espetáculo/entretenimento?

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