12/01/2011
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Compreender a utilização do futebol enquanto aparelho ideológico do Estado em diferentes momentos da história no Brasil e também no mundo.
Este conteúdo deverá ser trabalhado juntamente com a disciplina História.
Atividade 1:
Pedir aos alunos que leiam a matéria neste link (http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2008/09/05/tecnico_dunga_ironiza_presidente_lula-548098026.asp - acesso em 10/12/10) para que um pequeno debate seja criado:
- Nesta reportagem podemos observar uma pequena disputa de poderes nos bastidores da seleção nacional brasileira. Neste episódio, não houve interferência da presidência no comando da seleção, mas será que sempre foi assim? Até que ponto a política influencia o futebol? Será que o futebol é utilizado pela política?
A ideia desta discussão inicial é levantar questionamentos que serão tratados no decorrer das atividades. Oralmente, os alunos debaterão sobre o tema através de suas experiências de vida e irão expô-las aos demais num grande grupo. O professor deverá registrar os argumentos dos alunos.
Atividade 2:
Neste momento, o professor irá propor uma atividade de pesquisa na internet onde eles verificarão o uso do futebol pela política brasileira através da história.
Organizados em trios e em uma sala com acesso à internet, os alunos responderão às questões abaixo:
- Qual o fato marcante em que o presidente brasileiro em 1919 influenciou na escalação da seleção que iria disputar o primeiro Campeonato Sul Americano?
- O que aconteceu no vestiário da grande decisão da Copa de 1950, realizada no Brasil e que é apontada como responsável pela derrota da seleção brasileira para o Uruguai?
- Qual a razão do General Médici ficar aparecendo na TV realizando “embaixadinhas” a cada vitória da seleção na Copa de 70, no México?
- Qual é o motivo do país, em meados da década de 40, construir estádios em vários pontos do território nacional, inclusive o maior deles, o Maracanã?
- Em que ano foi implantado a CBD e qual era o contexto político da época?
- O que foi o “Jogo da Paz” realizado Haiti em 2004? Qual a sua real intenção e qual é a participação do Brasil neste evento?
LINKS PARA PESQUISA:
http://metacritica.ulusofona.pt/Futebol%20e%20politica.pdf (acesso em 10/12/10).
http://www.efdeportes.com/efd104/futebol-e-politica-externa-brasileira.htm (acesso em 10/12/10).
Atividade 3:
Após a atividade anterior, propor uma atividade de pesquisa na internet onde os alunos poderão confirmar a utilização do futebol pela política em outras partes do mundo. Os alunos, organizados em duplas, responderão às questões em uma folha que deverá ser entregue ao professor.
- Quais foram as intervenções de Mussolini dentro do futebol?
- Cite 3 (três) fatos marcantes do governo ditador de Hitler dentro do futebol.
LINKS PARA PESQUISA
http://www.futebolparameninas.com.br/2010/05/05/futebol-e-politica-o-futebol-no-regime-de-mussolini/ (acesso em 10/12/10).
http://www.futebolparameninas.com.br/2010/05/14/futebol-e-politica-hitler-e-o-proposito-nazista/ (acesso em 10/12/10).
Texto sobre Futebol e Política nos dias atuais: http://www.duplipensar.net/artigos/2006-Q2/futebol-e-politica.html (acesso em 10/12/10).
Em uma folha de papel, pedir aos alunos que citem dois momentos da história mundial e nacional em que fica evidenciado o uso do futebol enquanto aparelho ideológico pelo Estado.
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