23/02/2011
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Trazer ao aluno conhecimentos acerca da distribuição de água potável no mundo
Analisar a quantidade de água potável no mundo;
Refletir sobre o que o Brasil deve fazer para manter sua água potável;
Discutir sobre desenvolvimento sustentável.
Descobrir o que eles sabem sobre a importância da água potável para o mundo.
Orientações didáticas
Ter uma visão global e local dos problemas ambientais que enfrentamos é um dos desafios da Educação brasileira. Para tal precisamos que os alunos saibam relacionar os fatores sociais e econômicos desta questão, assim essa aula propõe: ampliar a visão dos alunos em relação a uma postura sustentável para a manutenção da visa em nosso planeta.
Seqüência Didática
Está disponível no Portal do Professor o mapa da distribuição de água potável no mundo, bem como os países que têm a menor porcentagem de água pronta para o uso nobre.
Mapa de distribuição de água potável no mundo
Peça para os alunos em dupla localizarem a situação do Brasil e elaborarem um texto interpretando a imagem, para tal deve fazer comparativos com os dados fornecidos pelo mapa.
Indique que cada dupla socialize sua produção com os colegas.
Em parceria com o professor de Matemática, peça para os alunos elaborarem gráficos com projeções de quantidade de anos que os países ainda terão água potável. O Excel é um programa que pode ajudar na tabulação dos dados.
Em relação à situação do Brasil a dupla deve pesquisar as regiões brasileiras e quais alternativas sustentáveis devemos ter para projetarmos um modo de vida que possibilite o futuro no planeta.
Os alunos devem elaborar um jornal com as informações que captarem.
Trabalhar no editor de texto com colunas pode ajudar na elaboração do jornal. Distribua o pela comunidade e peça para os alunos enviarem para os colegas por e-mail.
Nome | Tipo |
---|---|
Mapa de distribuição de água potável no mundo | Mapa |
Recursos complementares:
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/01/370786.shtml
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/eventos/conteudo_282378.shtml
http://www.jardimdeflores.com.br/ECOLOGIA/A27verdadesdaagua.htm
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/03/22/materia.2007-03-22.6414269867/view
http://www.mundovestibular.com.br/articles/2617/1/AGUA---FALTA-DE-AGUA-NO-BRASIL/Paacutegina1.html
Peça para o aluno fazer uma dissertação sobre o tema.
Analise os argumentos e desafie-os a criarem jogos a respeito do tema para serem disponibilizados para as classes do ensino básico.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/10/2012
Cinco estrelasA aula está bem clara, com objetivos e estratégias possíveis de serem usados por alunos com pouca instrução, além do mapa, para exercitar a leitura de outras fontes. Pretendo usar com meus alunos do 8º ano. Obrigada