Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Equilibrando o corpo

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Bruno Bisaggio, Marcos Vinícius Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprimorar a capacidade de equilíbrio estático e dinâmico dos alunos.

Trabalhar a força muscular localizada.

Estimular a colaboração entre alunos.

Promover o respeito as diferenças de habilidades.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos anteriores.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula tem como tema principal o equilíbrio, uma das habilidades motoras fundamentais aos seres humanos, pois está presente em absolutamente toda a ação humana. A aula apresentará diversas atividades que promoverão o equilíbrio, mas também o respeito mútuo entre os alunos.

Atividade 1:

Monte um circuito para que as duplas passem por ele com as seguintes estações: 1ª estação –fácil: linha de marcação da quadra, 2ª estação – médio: cordas esticadas, fazendo zigue-zague e curvas; 3ª estação – difícil: banco sueco. Cada aluno deverá passar pelas 3 estações seguidas, a princípio caminhando de frente. Para dificultar a atividade, vire o banco sueco e ponha a parte mais fina para cima (fig. abaixo), diminuindo a área onde os alunos poderão apoiar o pé.  

Promova, também, novas formas de deslocamento nas estações, para variar os padrões de equilibrios requisitados pelo corpo: de lado, de costas, quatro apoios, entre outros.

Dica: solicite que os alunos das duplas façam a segurança uns dos outros quando estiverem no banco sueco.

Atividade 2:

A turma será dividida em duplas e cada dupla receberá um bambolê. O bambolê será a “área de atividade”. Quem está dentro do bambolê faz a atividade, quem está fora faz a segurança e ajuda quem está dentro. Os papéis da dupla devem ser trocados em toda a atividade, para que cada aluno vivencie os dois momentos. Proponha aos alunos as seguintes tarefas e ressalte a importância de fazê-las dentro do bambolê e sem pisar fora dele: 1ª - ficar em um pé só por 10 segundos, 2ª – dar 10 saltitos com uma perna só, 3ª – saltitar 10 vezes com um pé só e girar ao mesmo tempo, 4ª – ficar parado com apenas uma perna no chão, e a outra esticada para frente, 5ª – ficar parado com apenas uma perna no chão e a outra esticada para trás e os braços abertos ao lado (posição do avião) e 6ª – segurar o pé com a mão o mais alto que conseguir enquanto a outra perna está no chão.

Atividade 3:

Divida as duplas nas três estações anteriores e proponha que eles vivenciem as tarefas da atividade 1 nas estações da atividade 2: linha de marcação do chão, cordas dispostas no chão e banco sueco. Determine o tempo de troca em cada estação para que todas as duplas possam passar nas 3 estações.Divida as duplas nas três estações anteriores e proponha que eles vivenciem as tarefas da atividade 1 nas estações da atividade 2: linha de marcação do chão, cordas dispostas no chão e banco sueco. Determine o tempo de troca em cada estação para que todas as duplas possam passar nas 3 estações. Divida as duplas nas três estações anteriores e proponha que eles vivenciem as tarefas da atividade 1 nas estações da atividade 2: linha de marcação do chão, cordas dispostas no chão e banco sueco.

Dica: Determine o tempo de troca em cada estação para que todas as duplas possam passar nas 3 estações.

                                                                             

Recursos Complementares
Avaliação

Sente com os alunos e converse sobre em que outras situações eles sentem necessidade do “equilíbrio”. Dirija a conversa para que eles descubram que o equilíbrio está em todas as ações do corpo.

Os alunos serão avaliados pela sua participação, empenho e cooperação durante as atividades e compreensão do conceito de equilíbrio.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.