16/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
A princípio não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula, mas faz-se importante que tenha vivenciado outros ritmos das Danças Gaúchas.
Atividade 1: Conhecendo a Dança do Pau de Fitas.
Duração: aproximadamente 20 minutos.
Recursos: Vídeos da internet e projetor de imagens
http://www.youtube.com/watch?v=-0XaBZTNlOU&feature=related (Acessado em 06/12/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=KBiMxnQVBQc (Acessado em 06/12/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=5yqEMmjJ6Eo&feature=related (Acessado em 06/12/2010).
Abaixo seguem algumas imagens para enriquecer a proposta.
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_sPRNTw1iOBk/Suw7J_0kmOI/AAAAAAAAAGc/3RI73kOSEb8/s1600-h/3557914761_13f86cd5bf_m.jpg (Acessado em 06/12/2010).
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_JUq9r5fIfVM/SfA-MIFFyLI/AAAAAAAAABQ/tySpJRFgUzw/s1600-h/Paus-De-Fitas.jpg (Acessado em 06/12/2010).
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Wdc987DE9Yg/SlJ43jbbT6I/AAAAAAAAABc/jZ9NPLiFUpQ/s1600-h/pau+de+fitas.jpg (Acessado em 06/12/2010).
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos e as imagens acima sugeridas, que contextualizam a temática da aula, trazendo no seu conteúdo importantes informações referentes à dança do pau de fitas. Nesta atividade, destaque as características da dança e se necessário, faça pausas durante sua exibição. Algumas delas serão trabalhadas na aula, tais como os passos da dança.
Atividade 2: Aprendendo os primeiros passos
Recursos: Vídeos da internet como referência para o professor.
Duração: aproximadamente 30 minutos
Descrição: Nesta atividade, em um primeiro momento, contextualize a dança do pau de fitas, apontando para os alunos suas principais características. Para nortear sua fala utilize o texto abaixo:
Pau de Fitas
“A dança do pau-de-fitas ou dança das fitas é uma dança folclórica coreografada originária da Europa. A coreografia desenvolve-se como uma ciranda de participantes que orbitam ao redor de um mastro central (pau) fincado no chão. O peculiar é que no topo do mastro são presas as pontas de longas fitas coloridas, cuja extremidade pendente é sustentada por cada dançante. Durante a translação em zigue-zague em torno do fulcro central, as fitas vão sendo trançadas, encurtando a parte pendente até que fique impossível prosseguir. Faz-se após o movimento contrario, destrançando as fitas.
Há variações na música e instrumentos por causa da regionalização.
Portugal: Chamada de dança das Fitas ou do Mastro faz parte dos festejos da dança de Garvão. Nos Açores é chamada de dança do Cadarço;
Brasil: Também chamada jardineira e trança esta dança se disseminou nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, dançada especialmente durante festejos de origem açoriana, gaúcha, alemã e festas juninas."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pau_de_fita (Acessado em 06/12/2010).
Em seguida, ensine alguns passos básicos da dança no ritmo da música do pau de fitas. Estes passos podem ser baseados em deslocamentos com o par e saltitos como demonstrado no vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=UJlFB8ZuFE4 (Acessado em 06/12/2010).
Músicas:
Meu Cabelo
http://www.lendorelendogabi.com/musica/musicas-gauchas-1.htm (Acessado em 06/12/2010).
Meu Cabelo (Paixão Côrtes e Barbosa Lessa)
Muitas vezes me dá uma raiva de fazer certas asneiras
De rasgar a bandeirinha da Marinha Brasileira. (bis)
Não sei o que tem meu cabelo
Com a goma não combina:
Quanto mais eu passo o pente Mais meu cabelo se empina. (bis)
(refrão - 2 vezes)
Não sei o que tem meu cabelo não combina com a banha
Quanto mais eu passo o pente mais meu cabelo se assanha. (bis)
Muitas vez me dá uma raiva de fazer certas asneiras
De rasgar a bandeirinha da Marinha Brasileira (bis)
Atividade 3: Aprendendo a trançar a fita no mastro.
Recursos: Músicas do pau de fitas, bambu, suporte para afixar bambu e fitas de cetim (adquirir fitas de cetim de largura aproximada de 5cm de largura e 5m de comprimento, duas cores, correspondente ao número de meninos e meninas).
Para a construção do mastro, fixe o bambu no suporte e amarre as fitas na ponta do bambu, como no desenho abaixo.
Duração: aproximadamente 30 minutos
Descrição: Nesta atividade proponha aos alunos a dança do pau de fitas, ensinando-os as possibilidades de trançar as fitas no pau. Como referência para o(a) professor(a) ensinar os passos, o vídeo abaixo demonstra uma sequência de passos da dança.
http://www.youtube.com/watch?v=Nsfc41xTrwA&feature=related (Acessado em 06/12/2010)
Atividade 4: A dança do Pau de Fitas
Recursos: Música do pau de fitas e mastro.
Duração: aproximadamente 20 minutos
Descrição: Nesta atividade proponha a dança do pau de fitas. Deixe que os(as) alunos(as) experimentem as diferentes possibilidades de trançar a fita no pau ao ritmo da dança. O desafio é conseguir trançar e “destrançar” a fita no mastro.
Obs. A visualização dos vídeos sugeridos nesta aula facilitam a compreensão da dança e, principalmente, dos passos. Todavia, não é regra sua exibição nas atividades, já que no primeiro momento da aula eles se fazem presentes, bastando o(a) professor(a) destacá-los com mais ênfase.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: A aula pode ser executada em qualquer espaço, no entanto é mais interessante se for realizada numa sala de espelhos, onde os(as) alunos(as) consigam visualizar seus próprios passos.
Quanto ao Corpo do Colega: Procure explorar movimentos da dança em diferentes formações: casais de meninos com meninas, meninas com meninas e meninos com meninos.
Quanto ao Material: Realizar filmagens das danças e utilizá-las em aulas posteriores. A aula poderá ser parte integrante de um possível festival de danças. Convidar alguns grupos folclóricos para se apresentarem na escola.
Os vídeos sugeridos abaixo são partes de um documentário a respeito das tradições gaúchas.
http://www.youtube.com/watch?v=zk6hwgyc34s (Acessado em 06/12/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=wQ-5Dz_JQ5I&feature=related (Acessado em 06/12/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=Ay6DifsLcR8&feature=related (Acessado em 06/12/2010).
Professor(a), no momento das atividades, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como destacam os movimentos e o ritmo da dança proposta? Os alunos se interagem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem a dança proposta? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender os movimentos? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega nos movimentos da dança? O vídeo produzido no momento final da aula poderá ser exibido e comentado por todos. Peça sugestões para a aula posterior.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/11/2014
Quatro estrelasSou estudante de pedagogia e adorei a sua ideia e acredito que possa ser adaptada para a nossa região, é um prazer ler um projeto desse, muito bom!!!!!
20/04/2014
Cinco estrelasMuito boa, bem montada e explicativa.