Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


No Ritmo das Danças Gaúchas: a dança dos facões

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Os passos e ritmos básicos da dança dos facões;
  • Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas;
  • Experimentar e compartilhar com seus colegas os movimentos, a música e os ritmos presentes na dança típica da região sul do Brasil.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos – Total: 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo a Dança dos Facões.

Duração: aproximadamente 20 minutos.

Recursos: Vídeos da internet e projetor de imagens   

http://www.youtube.com/watch?v=GIC7HO2DLMY (Acessado em 06/12/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=TnEnhkgiQU4 (Acessado em 06/12/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=m_dN6p8gLss&feature=related (Acessado em 06/12/2010).    

Abaixo seguem algumas imagens para enriquecer a proposta.

Fonte:   http://1.bp.blogspot.com/_tT_LuOj0x7g/SdyxnRehg7I/AAAAAAAABaQ/71IoUuzFlns/s1600-h/middle1238379672DSC03893.jpg (Acessado em 06/12/2010). 

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/__pdbZXvX_mg/Sb_kRAsu6OI/AAAAAAAAAL4/mnU-3pjpsc8/s1600-h/facoes1.jpg (Acessado em 06/12/2010).      

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos e imagens acima sugeridas, que contextualizam a temática da aula, trazendo no seu conteúdo importantes informações referentes à dança dos facões. Nesta atividade, destaque as características das danças e se necessário, faça pausas durante sua exibição. Algumas delas serão trabalhadas na aula, tais como os passos da dança.   

Atividade 2: Aprendendo os primeiros passos. 

Recursos: Pedaços de cabo de vassoura (40 cm cada – dois por aluno) e vídeos da internet como referência para o professor.

Duração: aproximadamente 30 minutos

Descrição: Nesta atividade, em um primeiro momento, contextualize a dança dos facões, apontando para os alunos suas principais características. Para nortear sua fala utilize o texto abaixo:

Dança dos Facões

“Dança de conjunto, com ocorrência no Rio Grande do Sul e apresentada exclusivamente por homens, cada um com dois facões afiados, cujas evoluções exigem destreza, acuidade e reflexos rápidos. O elemento coreográfico principal é o facão, instrumento de trabalho que foi e ainda é usado como espada. Destacam-se a importância da coordenação de movimentos e a verossimilhança de ataque e defesa.”   

Fonte: http://www.cnfcp.gov.br/tesauro/00001743.htm (Acessado em 06/12/2010).  

Em seguida, ensine alguns passos básicos da dança no ritmo da música da dança dos facões. Estes passos podem ser baseados em deslocamentos, saltos e batidas no cabo de vassoura (facões).   

Vídeo com música da dança dos facões   

http://www.youtube.com/watch?v=61JDl8naPkM&feature=related (Acessado em 06/12/2010). 

Passos Básicos:

1.      Saltar esticando uma das pernas e bater os cabos de vassoura um no outro;

2.      A marcação das batidas é feita com a batida dos “facões”;

3.      Bater os cabos passando a mão por debaixo da perna que levanta;

4.      Deslocamento com batidas e passo básico.   

O vídeo abaixo demonstra os passos básicos da dança dos facões:

http://www.youtube.com/watch?v=XwqDUO46A2I&feature=related (Acessado em 06/12/2010).    

Obs.: Professor(a), no momento da aprendizagem dos passos coloque  a música sugerida acima  e/ou projete os vídeos da dança dos facões para que os(as) alunos(as) tenham referencias dos movimentos e ritmos.

Atividade 3: Dançando com o colega. 

Recursos: Músicas da dança dos facões e cabos de vassoura.

Duração: aproximadamente 20 minutos

Descrição: Nesta atividade proponha a formação de duplas. Cada dupla elaborará os passos da dança. Neste momento deixe os(as) alunos(as) recriarem os movimentos da dança. Lembre-se que o ritmo da dança é estabelecido pelas batidas dos facões.     

Atividade 4: O Duelo dos Facões

Recursos: Música e “facões” (cabos de vassoura).

Duração: aproximadamente 30 minutos

Descrição: Nesta atividade proponha aos alunos a elaboração de uma coreografia coletiva da dança dos facões. Deixe os(as) alunos(as) experimentarem  as diferentes possibilidades de deslocamento e formação coreográfica ao rimo da dança. Procure auxiliar os grupos neste momento, demonstrando alguns passos e formações coreográficas.     

Os vídeos abaixo demonstram coreografias da dança do facão em grupo.

http://www.youtube.com/watch?v=9DiOwf3b6xk (Acessado em 06/12/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=IR_JGgd5HA8&feature=related (Acessado em 06/12/2010).    

Obs. A visualização dos vídeos sugeridos nesta aula facilitam a compreensão da dança e, principalmente, dos passos. Todavia, não é regra sua exibição nas atividades, já que no primeiro momento da aula eles se fazem presentes, bastando o(a) professor(a) destacá-los com mais ênfase.

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: A aula pode ser executada em qualquer espaço, no entanto é mais interessante se for realizada numa sala de espelhos, onde os(as) alunos(as) consigam visualizar seus próprios movimentos.

Quanto ao Corpo do Colega: Procure explorar movimentos da dança em diferentes formações coreográficas, tais como duplas, trios e grupos; de mãos dadas, em roda, etc.

Quanto ao Material: Realizar filmagens das danças e utilizá-las em aulas posteriores. A aula poderá ser parte integrante de um possível festival de danças. Convidar alguns grupos folclóricos para se apresentarem na escola.

Recursos Complementares

O vídeo sugerido abaixo demonstra um documentário a respeito do Centro de Tradições Gaúchas (CTG).

http://www.youtube.com/watch?v=VAOI_wPn-4Q (Acessado em 06/12/2010). 

Avaliação

Professor(a), no momento das atividades, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como destacam os movimentos e o ritmo da dança proposta? Os alunos se interagem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem a dança proposta? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender os movimentos? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega nos movimentos da dança? O vídeo produzido no momento final da aula poderá ser exibido e comentado por todos. Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.