15/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo a Dança dos Facões.
Duração: aproximadamente 20 minutos.
Recursos: Vídeos da internet e projetor de imagens
http://www.youtube.com/watch?v=GIC7HO2DLMY (Acessado em 06/12/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=TnEnhkgiQU4 (Acessado em 06/12/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=m_dN6p8gLss&feature=related (Acessado em 06/12/2010).
Abaixo seguem algumas imagens para enriquecer a proposta.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_tT_LuOj0x7g/SdyxnRehg7I/AAAAAAAABaQ/71IoUuzFlns/s1600-h/middle1238379672DSC03893.jpg (Acessado em 06/12/2010).
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/__pdbZXvX_mg/Sb_kRAsu6OI/AAAAAAAAAL4/mnU-3pjpsc8/s1600-h/facoes1.jpg (Acessado em 06/12/2010).
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos e imagens acima sugeridas, que contextualizam a temática da aula, trazendo no seu conteúdo importantes informações referentes à dança dos facões. Nesta atividade, destaque as características das danças e se necessário, faça pausas durante sua exibição. Algumas delas serão trabalhadas na aula, tais como os passos da dança.
Atividade 2: Aprendendo os primeiros passos.
Recursos: Pedaços de cabo de vassoura (40 cm cada – dois por aluno) e vídeos da internet como referência para o professor.
Duração: aproximadamente 30 minutos
Descrição: Nesta atividade, em um primeiro momento, contextualize a dança dos facões, apontando para os alunos suas principais características. Para nortear sua fala utilize o texto abaixo:
Dança dos Facões
“Dança de conjunto, com ocorrência no Rio Grande do Sul e apresentada exclusivamente por homens, cada um com dois facões afiados, cujas evoluções exigem destreza, acuidade e reflexos rápidos. O elemento coreográfico principal é o facão, instrumento de trabalho que foi e ainda é usado como espada. Destacam-se a importância da coordenação de movimentos e a verossimilhança de ataque e defesa.”
Fonte: http://www.cnfcp.gov.br/tesauro/00001743.htm (Acessado em 06/12/2010).
Em seguida, ensine alguns passos básicos da dança no ritmo da música da dança dos facões. Estes passos podem ser baseados em deslocamentos, saltos e batidas no cabo de vassoura (facões).
Vídeo com música da dança dos facões
http://www.youtube.com/watch?v=61JDl8naPkM&feature=related (Acessado em 06/12/2010).
Passos Básicos:
1. Saltar esticando uma das pernas e bater os cabos de vassoura um no outro;
2. A marcação das batidas é feita com a batida dos “facões”;
3. Bater os cabos passando a mão por debaixo da perna que levanta;
4. Deslocamento com batidas e passo básico.
O vídeo abaixo demonstra os passos básicos da dança dos facões:
http://www.youtube.com/watch?v=XwqDUO46A2I&feature=related (Acessado em 06/12/2010).
Obs.: Professor(a), no momento da aprendizagem dos passos coloque a música sugerida acima e/ou projete os vídeos da dança dos facões para que os(as) alunos(as) tenham referencias dos movimentos e ritmos.
Atividade 3: Dançando com o colega.
Recursos: Músicas da dança dos facões e cabos de vassoura.
Duração: aproximadamente 20 minutos
Descrição: Nesta atividade proponha a formação de duplas. Cada dupla elaborará os passos da dança. Neste momento deixe os(as) alunos(as) recriarem os movimentos da dança. Lembre-se que o ritmo da dança é estabelecido pelas batidas dos facões.
Atividade 4: O Duelo dos Facões
Recursos: Música e “facões” (cabos de vassoura).
Duração: aproximadamente 30 minutos
Descrição: Nesta atividade proponha aos alunos a elaboração de uma coreografia coletiva da dança dos facões. Deixe os(as) alunos(as) experimentarem as diferentes possibilidades de deslocamento e formação coreográfica ao rimo da dança. Procure auxiliar os grupos neste momento, demonstrando alguns passos e formações coreográficas.
Os vídeos abaixo demonstram coreografias da dança do facão em grupo.
http://www.youtube.com/watch?v=9DiOwf3b6xk (Acessado em 06/12/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=IR_JGgd5HA8&feature=related (Acessado em 06/12/2010).
Obs. A visualização dos vídeos sugeridos nesta aula facilitam a compreensão da dança e, principalmente, dos passos. Todavia, não é regra sua exibição nas atividades, já que no primeiro momento da aula eles se fazem presentes, bastando o(a) professor(a) destacá-los com mais ênfase.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: A aula pode ser executada em qualquer espaço, no entanto é mais interessante se for realizada numa sala de espelhos, onde os(as) alunos(as) consigam visualizar seus próprios movimentos.
Quanto ao Corpo do Colega: Procure explorar movimentos da dança em diferentes formações coreográficas, tais como duplas, trios e grupos; de mãos dadas, em roda, etc.
Quanto ao Material: Realizar filmagens das danças e utilizá-las em aulas posteriores. A aula poderá ser parte integrante de um possível festival de danças. Convidar alguns grupos folclóricos para se apresentarem na escola.
O vídeo sugerido abaixo demonstra um documentário a respeito do Centro de Tradições Gaúchas (CTG).
http://www.youtube.com/watch?v=VAOI_wPn-4Q (Acessado em 06/12/2010).
Professor(a), no momento das atividades, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como destacam os movimentos e o ritmo da dança proposta? Os alunos se interagem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem a dança proposta? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender os movimentos? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega nos movimentos da dança? O vídeo produzido no momento final da aula poderá ser exibido e comentado por todos. Peça sugestões para a aula posterior.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!