Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo os movimentos da Luta Livre

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os golpes de luta da modalidade “luta livre”.
  • Descobrir, por meio da luta, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro.
  • Aprender a coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas – amortecimento de quedas, pegadas e golpes básicos – interagindo com o colega.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter vivenciado outros tipos de lutas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo a luta livre.

Recursos: Vídeos da Internet e Projetor de Vídeo (Sala de Vídeo)

Duração: Aproximadamente de 20 minutos

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá vídeos e imagens relacionadas à luta livre, contextualizando a temática e a proposta da aula com os(as) alunos(as).

Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=fcmXw-cbS3Y&feature=fvst (Acessado em 10/12/2010). 

http://www.youtube.com/watch?v=rWT-lMDNG2k&feature=related (Acessado em 10/12/2010).

Imagens:

 

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_jbLeRBj6HfM/SRwy1u1tmjI/AAAAAAAAAAs/UiD3V0FisY0/s1600-h/luta+livre.jpg (Acessado em 10/12/2010) 

Fonte: http://universonoob.files.wordpress.com/2010/03/2819421.jpg (Acessado em 10/12/2010).

No momento em que os vídeos e as imagens forem exibidos, destaque questões relacionadas à luta livre, tais como as regras e princípios que regem o esporte, os movimentos do corpo no momento da luta etc. Provavelmente, surgirão questões colocadas pelos(as) alunos(as) a respeito do esporte. Aproveite este momento para enriquecer a exposição dos vídeos e das imagens.

O link abaixo traz acesso aos aspectos relacionados ao esporte que poderão ser utilizados pelo(a) professor(a) para enriquecer o debate e a exposição do conteúdo proposto nesta atividade.  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Luta_livre (Acessado em 10/12/2010).    

Atividade 2: Conhecendo os movimentos e as regras básicas da luta livre.

Duração: aproximadamente 20 minutos

Recursos: Tatame Montável ou colchões Descrição: No espaço do tatame proponha a formação de duplas. Os componentes das duplas lutarão entre si, utilizando somente as mãos. Esta atividade é importante para o entendimento do início de uma luta livre, que ocorre sempre com os componentes em pé.  Cada lutador tentará fazer com que o jogador da equipe adversária ultrapasse a faixa do seu campo, objetivando marcar o ponto.

 Arquivo do autor.

 

Em um segundo momento as duplas poderão experimentar diferentes pegadas, tais como: mão envolta do pescoço; as mão segurando ambos os braços; mão envolta do toráx, etc.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008/Noticias/0,,MUL726567-16070,00.html (Acessado em 10/12/2010).      

Atividade 3: Derrubando e imobilizando

Duração: aproximadamente 20 minutos

Recursos: Tatame Montável ou colchões

Descrição: Nesta atividade o objetivo é que os(as) alunos(as) consigam derrubar o colega no tatame e imobilizá-lo da maneira que desejar. A princípio deixe os(as) alunos(as) experimentarem diferentes formas de derrubar e imobilizar o colega. Posteriormente, demonstre alguns golpes de imobilização, tais como os explicitados pelas imagens abaixo:

Fonte: http://angraesportiva.blogspot.com/2007_07_01_archive.html (Acessado em 10/12/2010).  

Fotos adaptadas pelo autor. Professor(a), explore os aspectos atitudinais presentes na atividade, incentivando os(as) alunos(as) a perceberem que a luta exige do nosso corpo momentos de concentração e atenção em relação ao outro.    

Atividade 4: Brincando de Luta Livre

Duração: aproximadamente 30 minutos

Recursos: Tatame Descrição: Nesta atividade, proponha para a turma mini-torneios de luta livre. Se necessário faça pequenos “ringues” para as lutas, podendo ser utilizado cones e barbantes para demarcar a área da luta. Peça muito atenção dos(as) alunos(as) na execução dos golpes, tomando cuidado com força utilizada na imobilização.

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: Procure na sua cidade onde haja praticantes de Luta livre e veja a possibilidade de uma visita. Lá os(as) alunos(as) poderão experimentar outros movimentos do esporte e vivenciarem diferentes aspectos da luta.

Quanto ao Corpo do Colega: Incentivar os(as) alunos(as) a observarem as imagens, os golpes e as possibilidades do seu corpo e do corpo do colega durante a luta. Experimentar a luta com os colegas com expressões corporais diversificadas, tais como: mais alto, mais baixo, mais forte, mas fraco, mais gordo, mais magro etc.

Quanto ao Material: Nas atividades 3 e 4 o(a) professor(a) poderá ampliar a atividade propondo lutas, onde cada aluno(a) utilizarão colchonetes protegendo o tórax, os braços e as pernas.

 

Recursos Complementares

O vídeo sugerido abaixo demonstra uma mistura de movimentos da luta livre e da capoeira. Caso considere interessante, explore-o em outros momentos.

LUTA LIVRE E CAPOEIRA

http://www.youtube.com/watch?v=BkxWIvfoFao&feature=player_embedded (Acessado em 10/12/2010). 

Avaliação

Professor(a), no transcorrer das atividades faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Relatam experiências com a luta? Estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos com as atividades propostas? Conhecem a modalidade? Como percebem seu corpo e o corpo do colega durante as lutas? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar e aprender os movimentos da Luta Livre? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento das atividades? Qual foi a atividade mais fácil ou mais difícil? Qual(is) gostaram mais? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.