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CONTRIBUIÇÕES AFRODESCENDENTES

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansette, Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as influências culturais afrodescendentes;         
  •  Valorizar a cultura afrodescendente;         
  •  Construir a relação do passado – presente – futuro;         
  • Apontar diferenças e semelhanças;          
  • Participar de uma manifestação afrodescendente.
Duração das atividades
Cinco aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter noções básicas de temporalidade- ontem, hoje e amanhã.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade

A professora inicia a aula lendo e apresentando o livro “O cabelo de Lelê” da autora Valéria  Belem; IBEP/NACIONAL. Explora a capa do livro, pergunta qual a ideia que eles têm  sobre o livro. Professora aproveite esse momento para perceber quais informações e conceitos que eles têm acerca do tema.

 2ª atividade

   

 http://www.ecolorir.com/o-cabelo-de-lele.html 

 Cada criança escolhe uma dessas carinhas, recorta e cola em uma folha de papel A4 e completa o desenho do seu corpo. Depois cada criança registra na própria folha como se sentem com “O cabelo de Lelê” 

3ª atividade

A professora conversa com eles sobre  a influência africana no Brasil. Faz uma listagem sobre o que eles identificam enquanto  herança africana:

1.  Manifestações culturais

2. Alimentação

3. Palavras

4. Religião

Escolhe com a classe dois aspectos citados acima para pesquisarem e assim conhecerem mais sobre o tema em questão:  

4ª atividade   

A professora faz uma pesquisa inicial apresentando à classe algumas palavras de origem africana próximas do vocabulário das crianças. Depois divide a turma em grupos e cada grupo fica responsável por um grupo de letras que deverão pesquisar e trazer para a sala de aula as palavras e seus respectivos significados.

Segue  exemplo para iniciar o trabalho.

GLOSSÁRIO DE PALAVRAS DE ORIGEM AFRICANAS

PALAVRA

SIGNIFICADO

ILUSTRAÇÃO

 A - AGOGO

 Instrumento musical

B - BAOBÁ

Árvore com um tronco enorme

C – CAFUNÉ  

Carinho, afago

D – DENGO

Manha, birra

E -

F -

G -

H -

I -

J -

K -

L -

M -

N -

O -

P -

Q -

R -

S -

T -

U -

V -

W -

X -

Y -

Z -

A professora deve ficar atenta, pois possivelmente algumas palavras trazidas podem não ter uma ilustração cabível.

5ª atividade

Outra vertente de pesquisa são as manifestações culturais, foi escolhido o maracatu  para que os alunos possam  aprofundar  seus conhecimentos.  

A professora lê para a classe o texto informativo a seguir e explora as palavras desconhecidas.

Segue uma  adaptação feita pela professora Glória Maria de Oliveira  do texto extraído da Wikipédia, a enciclopédia livre.

MARACATU

           Nação Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Surgiu em meados do século XVIII.

            Inicia com o Porta-estandarte, que conduz o estandarte. Atrás, vêm as Damas do Paço, no máximo duas, e que carregam as Calungas. Depois das Damas do Paço segue a corte: Duque e Duquesa, Príncipe e Princesa e um Embaixador. A corte abre alas para o Rei e a Rainha, que trazem coroas douradas e vestem mantos de veludo bordados e enfeitados com arminho. Nas mãos trazem pequenas espadas e cetros reais. O Rei é coberto por um grande pálio encimado por uma esfera ou uma lua, transportado pelo Escravo que o gira entre suas mãos, lembrando o movimento da Terra. O uso deste tipo de guarda-sol é costume árabe, ainda hoje presente em certas regiões africanas.

           A orquestra do Maracatu Nação é composta apenas por instrumentos de percussão: vários tambores grandes (alfaias), caixas e taróis, ganzás e um gonguê (metalofone de uma ou duas campânulas, percutidas por uma vareta de metal). Hoje em dia, se usa os agbes ou xequerês (instrumento confeccionado com uma cabaça e uma saia de contas).

          O Mestre de Toadas "puxa" os cantos, e o coro responde. As baianas têm a responsabilidade de cantar, outras vezes, são os caboclos, mas todos os dançarinos também podem participar.

          O Maracatu se distingue das outras danças dramáticas e das danças negras em geral pela sua coreografia. Balizas e Caboclos dançam todo o cortejo. Baianas e Damas do Paço têm coreografias especiais. Todos os outros se movimentam mais discretamente. Caboclos e Guias fazem muitas acrobacias, que parecem com os passos dos frevos de carnavalescos.

Cortejo

          Os cortejos de maracatu são uma tentativa de refletir as antigas cortes africanas, que ao serem conquistados e vendidos como escravos trouxeram suas raízes e mantiveram seus títulos de nobreza, para o Brasil.

          O Cortejo é composto por uma bandeira ou estandarte abrindo as alas. Logo atrás segue a dama de paço, que carrega a mística Calunga. Atrás dela seguem as baianas e pouco depois a corte e o rei a rainha dos maracatus.

         O titulo de rei e rainha  são passados de forma hereditária. Essa ala representa a nobreza da Nação. De cada lado seguem as escravas ou catirinas, normalmente jovens, que usam vestimentas de chitão.

         Mantendo o ritmo do desfile seguem os batuqueiros. Os instrumentos são diversos, alfaias, que são tambores, caixas ou taróis, ganzás e ABs, esse conduzidos de por mulheres que vão a frente desse grupo e que fazem do seu toque um show a parte.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maracatu_Na%C3%A7%C3%A3o 

As personagens que compõem o cortejo são os seguintes:

1.   Porta-estandarte, que leva o estandarte; este contém, basicamente, o nome da agremiação, uma figura que o represente e o ano que foi criada.

2.   Dama do paço, mulher que leva em uma das mãos a calunga;

3.   Rei e rainha, as figuras mais importantes do cortejo, e é por sua coroação que tudo é feito.

4.   Vassalo, um escravo que leva o PALIO (guarda-sol que protege os reis).

5.   Figuras da corte: príncipes, ministros, embaixadores, etc.

6.   Damas da corte, senhoras ricas que não possuem título nobiliárquicos.

7.   Yabás, mais conhecidas como baianas, que são escravas.

8.   Batuqueiros, que animam o cortejo, tocando vários instrumentos, como caixas de guerra, alfaias (tambores), gonguê, xequerês, maracás, etc.

Atualmente são mais de 50 grupos de Maracatu espalhados por todo o Brasil.

6ª atividade

A professora apresenta para a turma alguns vídeos de grupos de maracatu.

http://wn.com/Saiba_como_surgiu_o_Maracatu   

www.riomaracatu.com 

7ª atividade

A professora organiza a turma em grupos e cada grupo fica responsável pela ilustração de um cortejo de maracatu.

8ª atividade

A turma confecciona as fantasias e realiza um cortejo de maracatu pela escola.

Esta atividade pode ser em conjunto com os professores de artes, música e educação física.

Caso seja possível seria muito  interessante levar até a escola um grupo de maracatu. Caso contrário, os próprios alunos podem confeccionar alguns instrumentos e fazer o cortejo ao som de uma música de maracatu gravada.

Recursos Complementares

O cabelo de Lelê;  Valéria  Belem; IBEP/NACIONAL

Maracatu; Coleção lembranças africanas; Sonia Rosa; Editora Pallas

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Maracatu_Na%C3%A7%C3%A3o 

http://wn.com/Saiba_como_surgiu_o_Maracatu  

www.riomaracatu.com 

  

Aula A África sendo conhecida pelas crianças:

Avaliação

Observar se no decorrer das propostas   os alunos mostraram-se interessados no tema abordado. O comprometimento de cada criança frente às tarefas solicitadas é uma forma de avaliação por parte da professora.

Verificar se os alunos conseguiram estabelecer relações entre as culturas afro descendentes; européias e indígenas como formação da cultura brasileira.

Avaliar se os alunos  estabeleceram relação entre as diferentes etnias que compõem o povo brasileiro.

Observar se conseguiram expor suas idéias com clareza, questionando  de forma respeitosa e sem preconceito.  

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • JULIANA, EMEI LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO , São Paulo - disse:
    juliananahistoria@gmail.com

    10/04/2014

    Cinco estrelas

    Obrigada por compartilhar. Aprendemos mais e multiplicamos o conhecimento dividindo-o.


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