Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como observar o Sol

 

01/05/2011

Autor e Coautor(es)
NILSON SILVA SANTOS
imagem do usuário

NOSSA SENHORA DAS DORES - SE COLEGIO ESTADUAL GENERAL CALAZANS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Por esta atividade, propomos ao aluno:

  • Compreender o funcionamento básico da nossa estrela (o Sol);
  • Conhecer os riscos de observar diretamente o Sol;
  • Aprender técnicas seguras para observação do Sol;
  • Identificar a presença de manchas solares, através das observações;
  • Construir instrumentos caseiros para a observação das manchas solares.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Este trabalho deve ser precedido por abordagens gerais sobre a natureza física das estrelas. Os alunos devem conhecer as diversas etapas da formação estelar e entender que o nosso Sol faz parte de um conjunto de milhares de estrelas da Via-láctea, a nossa galáxia. As características físicas do Sol devem ser bastante exploradas e evidenciadas através de recursos visuais para preparar  e anteceder as atividades de observação. O Sol, além de ser a estrela mais próxima da Terra, é o astro que ilumina e aquece o nosso planeta. A manutenção da vida na Terra é mantida pela luz que recebemos dessa estrela. Por isso, observá-lo é uma atividade muito interessante e ao mesmo tempo exige cuidados especiais. Várias medidas de segurança devem ser consideradas para que estas observações não prejudiquem a visão. Não devemos jamais observar diretamente o Sol, pois pode implicar em danos irreversíveis aos nossos olhos. As células responsáveis pela visão quando expostas à radiação ultravioleta presente na luz solar durante períodos prolongados, podem eventualmente sofrer queimaduras ou até mesmo pararem de funcionar durante um período de tempo, podendo levar, em casos extremos, à cegueira permanente. Para garantir a segurança e o conforto necessários à observação, são necessários filtros específicos que barram a parte nociva da luz incidente. Um exemplo simples e barato deste tipo de filtro são os vidros de máscaras de soldadores. Entretanto, para esta finalidade, o vidro recomendado para observar o Sol é o de número 14 ou superior. Com esta proteção, é possível observar, por exemplo, as regiões de manchas solares.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 (50 minutos):

  • Fundamentar a importância do Sol para a manutenção das formas de vida na Terra e a evolução do planeta. Sugerimos a leitura do texto "Enquanto o Sol respira", de José Roberto V. Costa, disponível em www.zenite.nu, no item Sistema Solar;
  • A critério do professor, ilustrar a aula através de um atlas do espaço ou do próprio livro didático;
  • Gerar um debate acerca do texto exposto durante a aula.

 

Aula 2 (50 minutos):

  • Mostrar o aspecto das manchas solares (ver figura 1), quando observadas por equipamentos a partir da Terra;
  • Apresentar esquema mostrando a composição da estrutura solar (ver figura 2);
  • Solicitar a montagem de um painel com imagens do Sol, facilmente encontradas na internet.

 

Manchas solaresSol

 Figura 1: Manchas solares (imagem:SOHO - NASA)                       Figura 2: Esquema da estrutura do Sol (fonte: NASA) 

 

Aula 3 (50 minutos):

 

 

Observação do Sol Observação do Sol

Método de observação indireta, num anteparo de                            Método de observação pela reflexão, numa vasilha com água.

papelão com um orifício, para projetar a imagem do Sol

em uma superfície branca.                                                             

 

Aula 4 (50 minutos):

Testar os métodos apresentados na observação prática do Sol, em local aberto e ensolarado, tomando as devidas precauções para evitar problemas aos observadores. O acompanhamento direto do professor é fundamental nesta prática, dando as orientações necessárias e indispensáveis à atividade.

Recursos Complementares

Consultar também:

Assistir:

Filme - Sunshine, alerta solar (Inglaterra 2007)

    

Avaliação

O professor deve considerar o nível de atenção dos alunos durante as exposições, os questionamentos acerca do tema proposto, durante um debate e as conclusões a partir da atividade prática de observação do Sol.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.