01/05/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Por esta atividade, propomos ao aluno:
Este trabalho deve ser precedido por abordagens gerais sobre a natureza física das estrelas. Os alunos devem conhecer as diversas etapas da formação estelar e entender que o nosso Sol faz parte de um conjunto de milhares de estrelas da Via-láctea, a nossa galáxia. As características físicas do Sol devem ser bastante exploradas e evidenciadas através de recursos visuais para preparar e anteceder as atividades de observação. O Sol, além de ser a estrela mais próxima da Terra, é o astro que ilumina e aquece o nosso planeta. A manutenção da vida na Terra é mantida pela luz que recebemos dessa estrela. Por isso, observá-lo é uma atividade muito interessante e ao mesmo tempo exige cuidados especiais. Várias medidas de segurança devem ser consideradas para que estas observações não prejudiquem a visão. Não devemos jamais observar diretamente o Sol, pois pode implicar em danos irreversíveis aos nossos olhos. As células responsáveis pela visão quando expostas à radiação ultravioleta presente na luz solar durante períodos prolongados, podem eventualmente sofrer queimaduras ou até mesmo pararem de funcionar durante um período de tempo, podendo levar, em casos extremos, à cegueira permanente. Para garantir a segurança e o conforto necessários à observação, são necessários filtros específicos que barram a parte nociva da luz incidente. Um exemplo simples e barato deste tipo de filtro são os vidros de máscaras de soldadores. Entretanto, para esta finalidade, o vidro recomendado para observar o Sol é o de número 14 ou superior. Com esta proteção, é possível observar, por exemplo, as regiões de manchas solares.
Aula 1 (50 minutos):
Aula 2 (50 minutos):
Figura 1: Manchas solares (imagem:SOHO - NASA) Figura 2: Esquema da estrutura do Sol (fonte: NASA)
Aula 3 (50 minutos):
Método de observação indireta, num anteparo de Método de observação pela reflexão, numa vasilha com água.
papelão com um orifício, para projetar a imagem do Sol
em uma superfície branca.
Aula 4 (50 minutos):
Testar os métodos apresentados na observação prática do Sol, em local aberto e ensolarado, tomando as devidas precauções para evitar problemas aos observadores. O acompanhamento direto do professor é fundamental nesta prática, dando as orientações necessárias e indispensáveis à atividade.
Consultar também:
Assistir:
Filme - Sunshine, alerta solar (Inglaterra 2007)
O professor deve considerar o nível de atenção dos alunos durante as exposições, os questionamentos acerca do tema proposto, durante um debate e as conclusões a partir da atividade prática de observação do Sol.
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