12/01/2011
Elmiro Lopes da Silva, Aléxia Pádua Franco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Analisar as condições de vida e de trabalho da classe operária brasileira no início do século XX, compreendendo a greve geral de 1917 no âmbito deste contexto.
Relacionar a greve geral de 1917 aos ideais anarquistas em projeção no seio do movimento operário brasileiro, no início do século XX.
Revolução Industrial Inglesa.
Movimentos sociais durante a Revolução Industrial.
Brasil República.
Atividade 1- Vida de trabalhador urbano no começo do século XX
Nesta atividade, objetiva-se levar os alunos a refletirem sobre as condições de vida e a exploração dos trabalhadores urbanos no começo do século XX.
Dinâmica sugerida:
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Charge 1
"Quaresma em crise"
Charge assinada por Vitolino
Publicado na revista O Pirralho (1917)
Extraído da Revista de História da Biblioteca Nacional
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_FK5QjE4gwZc/SaGy_j4eOWI/AAAAAAAAApc/4nT1Fe5Dj3g/s1600-h/charge_g.jpg
Mais informações sobre O Piralho: http://www.scribd.com/doc/27834918/A-cronica-humoristica-de-O-Pirralho
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Charge 2
"Igualdade e Fraternidade"
Publicado originalmente em “A Plebe” n° 001, 9 de junho de 1917.
Disponível em:
http://imagemerevolucao.files.wordpress.com/2010/04/1917-06-09-n0011.jpg
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Discutindo as charges (registrar e responder no caderno):
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=> Como forma de socialização das percepções individuais acerca dos documentos, recomenda-se que todas as questões sejam expostas pelos alunos, discutidas e comentadas pelo professor.
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Atividade 2- A Greve Geral de 1917
Professor, esta atividade será desenvolvida em duas etapas:
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Etapa 1
Levar para os alunos, projetar ou fornecer os links de acesso à seguinte sequência de imagens:
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Disponível em: http://www2.uel.br/cch/his/ledi/exposicaoanarquistaLEDI/3cob.jpg
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Disponível em:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5c/Greve_geral_1917_%28s%C3%A3o_paulo%29.jpg
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Disponível em: http://www.anarkismo.net/attachments/nov2010/ms_01_greve1917.jpg
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Disponível em:
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jornal "A Plebe", Suplemento, 15 de Setembro de 1917.
Disponível em: http://imagemerevolucao.files.wordpress.com/2010/04/prisao.jpg
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Questões acerca dos documentos (registrar e responder no caderno):
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Etapa 2
Levar para os alunos o texto a seguir, fornecendo o acesso ao link onde se encontra disponível.
O texto foi assinado em 25 de agosto de 2007, por Gilberto Maringoni, jornalista e membro do Diretório Nacional do PSol.
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"Os 90 anos da greve de 1917
Passou praticamente despercebida, no final de julho, a data que marca os 90 anos de uma das mobilizações sociais de maior envergadura da história do Brasil. Em 16 de julho de 1917, chegava ao fim, vitoriosa, em São Paulo, a maior greve operária até então realizada. O que existia antes eram manifestações localizadas de uma ou outra categoria, especialmente no Rio de Janeiro.
Iniciada a partir das mobilizações das tecelãs, em 10 de junho daquele ano, no cotonifício Crespi, no bairro da Moóca, a luta ganhou a adesão de outras categorias industriais, espalhou-se por diversas cidades do estado e teve repercussões em outras capitais do país. O cotonifício Crespi, na rua Taquari, deveria ser um museu dos trabalhadores. Hoje é mais uma unidade do supermercado Extra e por pouco não foi demolido. Quando a greve aconteceu, o Brasil era uma economia exportadora de produtos agrícolas para os países desenvolvidos e dependente do mercado externo. O centro da pauta de exportações era o café.
(...)
Uma série de paralisações e protestos localizados mostra que a insatisfação toma corpo. A greve se inicia no cotonifício Crespi. A mão de obra feminina, assim como a infantil, mais barata que a masculina, era incentivada por empresários. A seção das mulheres do cotonifício torna-se uma das mais mobilizadas.
Os operários se revoltam contra o prolongamento do serviço noturno e exigem 20% de aumento salarial. Ao longo de junho de 1917, o movimento se alastra por diversas empresas da capital, nos bairros do Brás e do Cambuci.
As outras exigências são: jornada de oito horas, semana de cinco dias e meio e fim ao trabalho infantil.Os anarquistas logo tomam a frente das mobilizações. O assassinato de um sapateiro espanhol, José Martinez, em 10 de julho, radicaliza ainda mais a tensão. Seu funeral atrai milhares de pessoas, na avenida Rangel Pestana. (...)"
Para ler o restante, use este link: http://www.socialismo.org.br/portal/historia/149-artigo/802-os-90-anos-da-greve-de-1917
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Dinâmica sugerida:
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PROFESSOR!
É importante que toda a atividade seja registrada no caderno.
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Atividade 3- "Proletários"
Como última atividade da aula, propor a audição de uma música que versa sobre a causa operária.
A música escolhida é "Proletários", da banda punk paulistana Garotos Podres.
=> PROFESSOR!
É importante notar que esta banda foi formada e passou a atuar a partir dos anos 80.
Portanto, outro tempo histórico - mas oriunda e atuante em São Paulo.
Para mais informações sobre a banda, use estes links:
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Dinâmica sugerida:
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Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=xvHbA72ClI0&feature=player_embedded
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LETRA- Proletários
Já não acreditamos
Em nenhuma teoria
Falsas verdades
Da elite minoria
Arreiem todas bandeiras
Destruam todas as fronteiras
Todo proletário
Se libertar
Do Estado
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Proletário (refrão)
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Deixemos os generais
Sem seus exércitos
Os patrões sem empregados
Os demagogos sem nossos votos
Os exploradores
Sem explorados
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Proletário
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Proletários
De todo mundo
Sobre as ruínas
Da hipocrisia
Marchem ombro a ombro
De cabeças erguidas
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Proletário
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Letra disponível (com alguns erros) em: http://letras.terra.com.br/garotos-podres/74036/
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Composição: Maú / Ciro
Gravação: Garotos Podres
Disco: Pior que antes (capa abaixo)
Editora: GEL / Continental
Ano: 1988
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Disponível em:
http://www.popsdiscos.com.br/images/uploads/GAROTOS%20PODRES%20-%20PIOR%20QUE%20ANTES.jpg
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Questões para pensar a música (registrar no caderno):
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PROFESSOR!
Como forma de socialização do conhecimento trabalhado nesta aula, propor aos alunos a realização de um "jornal operário", denunciando a situação vivida pelos trabalhadores na época da Greve Geral de 1917.
Os alunos também podem denunciar questões operárias do presente.
E a divulgação do jornal poderá ser num dos meios abaixo:
LINKS para textos que recomendamos:
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Aula recomendada: "Resistências do trabalhador imigrante no século XIX e início do século XX"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23874
O ensino de História deve proporcionar ao aluno inquietar-se diante dos conteúdos, e a ter curiosidade investigativa fronte a textos e diferentes documentos. Ao mesmo tempo, intenta-se que o aluno relacione a aprendizagem escolar à sua experiência de vida, como telespectador, internauta, consumidor, constituinte de uma família e de uma sociedade – sujeito histórico, enfim.
E nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado em cada uma das etapas do trabalho desenvolvido:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/09/2012
Cinco estrelasParabéns pelas questões aqui colocadas! Um grande abraço!
02/04/2011
Quatro estrelasGostei muito das sugetões dadas. Realmente buscando a reflexão que o tgrabalho de História se propõe a realizar.