Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como se fabrica gelo?

 

01/08/2012

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a mudança do estado físico da água: de sólido para líquido e vice-versa.
  • Identificar as mudanças de estados físicos de água;
  • Conhecer os aspectos que estão ligados a formação do gelo;
  • Identificar a utilização do gelo em nosso dia-a-dia.
Duração das atividades
2 horas aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: Onde encontramos água?

1. Em uma roda de conversa, desperte a curiosidade dos alunos em relação à água, os locais que podemos encontrá-la e suas formas. Pode-se fazer os seguintes questionamentos:

- Onde encontramos água?

- Qual o barulho que ela faz?

- Quais as formas que podemos encontrá-la?

2. Ainda na roda de conversa, pode-se colocar as seguintes músicas para que as crianças escutem:  Palavra Cantada: "A grande história da água" ; ou Palavra Cantada:  "De gotinha em gotinha", as quais se encontram no CD "Ti Bum no Mundo", e pode ser visualizado no seguinte link: http://www.palavracantada.com.br/products/ver/39/Tibum-no-Mundo.

Tibum no Mundo

Fonte: http://www.palavracantada.com.br/products/ver/39/Tibum-no-Mundo.

 

A GRANDE HISTÓRIA DA ÁGUA

Palavra Cantada

Natureza é vida, vida que há em nós
Que há em nossos país e nossos avós
Natureza é mais que plantas e animais
É pura vibração que se refaz

Água corre e vem molhar
As florestas e oceanos
Água corre e vem molhar
O planeta onde moramos

Água cai do céu é chuva
Cai da pedra é cachoeira
Água cai nas mãos e lava
Quando abrimos a torneira

Se a água é do mar
A lua é que atrai
Na onda vai e vem
No rio ela só vai
E quando chega em mim
Me sinto muito bem
Eu quase viro peixe e vou nadar também

Fonte: http://letras.mus.br/palavra-cantada/1565429/

 

DE GOTINHA EM GOTINHA

Palavra Cantada

Água é uma gota de chuva
É uma gota de nuvem
É uma gota de água pra viver (2 x)
De gotinha em gotinha
Brilha no orvalho da manhã
De gotinha em gotinha
Limpa o oceano de amanhã
Água é uma gota de chuva
É uma gota de nuvem
É uma gota de água pra viver
De gotinha em gotinha
Brilha no orvalho da manhã
De gotinha em gotinha
Limpa o oceano de amanhã
É pra cuidar, purificar
Água é uma gota de chuva
É uma gota de nuvem
É uma gota de água pra viver
Água é uma gota de chuva
É uma gota de nuvem
É uma gota de água pra viver
Era uma vez uma gotinha de água
Redondinha e bonitinha
Um dia ela tava tomando banho de sol
E a coitadinha que era pequenininha
Foi encolhendo, encolhendo até que pufff
sumiu...
Água é uma gota de chuva
É uma gota de nuvem
É uma gota de água pra viver (2 x)
Água é uma gota de chuva
É uma gota de nuvem
É uma gota de água pra viver, água

Fonte: http://www.mcd.com.br/palavracantada/palavra_cantada_letras.pdf

 

3. Para dinamizar as canções, pode-se utilizar-se de figuras ou fantoches, que encenem as falas das mesmas, de modo a prender a atenção dos alunos e fazer com que os mesmos visualizem os trechos cantados.

 

4. Com o auxílio de um folha grande de papel craft e guache, faça um cartaz coletivo com os alunos, de modo que estes desenhem as diversas formas que podemos encontrar a água em nosso Planeta.

 

Atividade 2: O gelo derretendo

1. Com a sala dividida em grupos de 2 ou 3 alunos, entregue para cada grupo um recipiente com diversos cubos de gelo, e deixe que manuseie livremente. Não se esqueça de levar uma toalha para secar as mãos dos alunos. Questione sobre o que é, e para que serve.

2. Quando o gelo começar a derreter,  faça novos questionamentos aos alunos, despertando a curiosidade deles em relação ao manuseio:

- O que está acontecendo com o gelo? Por quê?

- Será que com a água que se formou podemos fazer novos cubos de gelo? Como?

3. A partir desta discussão, entregue uma folha para cada grupo para que os alunos desenhem com giz de cera, como acreditam que podemos fazer novos cubos de gelo.

 

ATIVIDADE 3: Fabricando gelo

1. A partir de cada um dos desenhos feito pelos grupos, peça para que eles façam o que estão propondo, sempre procurando auxiliá-los. E a partir de cada resultado anote em uma tabela que poderá ser feita na lousa ou em um cartaz, demonstrando se conseguiram tranformar a água líquida em sólida ou não, e o que foi necessário:

Mudança de água líquida para sólida (gelo):

Grupo:

Materiais necessários Procedimentos Tempo Observações Resultados
         
         

2. Após a experimentação realizada pelos alunos, faça uma nova roda de conversa e questione:

- Qual ou quais experimentos deram certo? Por quê?

3. Em seguida, leve os alunos para a cozinha da escola, e com algumas fôrmas de gelo vazias, auxilie-os a enche-las e coloca-las no congelador. Para realização desta atividade, pode-se utilizar o seguinte recurso:

 

 

 

4. Procure registrar o horário que colocaram. E durante alguns momentos vá com os alunos até o local e pegue as fôrmas para que vejam se já se formou ou não o gelo.

 

ATIVIDADE 4:

1. Após os gelos ficarem prontos, em outra roda de conversa, questione os alunos sobre o que pode ser feito com o gelo. Peça para que cada um faça um desenho das utilidades do mesmo, e monte um cartaz. 

2. Pode-se também, fazer uma gostosa limonada. Procure deixar que os alunos participem.

Ingredientes:

- 12 limões ou quantos forem necessários para a quantidade de alunos;

- Água mineral;

- Açúcar;

- Gelo.

Modo de fazer:

- Lave os limões, retire as cascas, e corte-os em quatro partes.

- Bata-os junto com os demais ingredientes no liquidificador, coe e sirva.

3. Após se refrescarem com a limonada, pode-se pedir para que os alunos desenhem outros sucos que gostem e façam uma pesquisa com os responsáveis em casa, sobre como prepara-los. Assim, pode-se montar um livro de sucos da sala, em que cada semana faz-se um para que os alunos experimentem.

 

* Outros experimentos também podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

Ensinando ciências na Educação Infantil

Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O que é o gelo? Experimento prático
Recursos Complementares

Bibliografia de apoio:

GARCEZ, Cristina. Àgua. São Paulo: Callis, 2010.

FELZENSWALB, Israel. A Àgua. São Paulo: Vieira e Lent, 2011.

MICHEL, François. A Àgua em pequenos passos. IBEP Nacional, 2005.

Vídeos:

"Turma da Mônica - Economizar Àgua", disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BVU4C8bG4Ro

" Codau - O ciclo da àgua" , disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws&feature=related

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.


Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: Os alunos, divididos em grupos de 5, podem demonstrar aos demais colegas da escola como fabricar o gelo e as utilidades do mesmo, podendo, com o aulíxio do educador, fazer diversos tipos de sucos para distribuir aos colegas.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cristiane Ruiz, Colégio Inovação , São Paulo - disse:
    cristianeruiz1@yahoo.com.br

    13/05/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito das idéias, pois utiliza recursos diversos, o que tornou as aulas enriquecedora.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.