Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O teatro como espaço cultural: um passeio pelos teatros de nossa cidade

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como apreciação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como produto histórico-cultural
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças do Ensino Fundamental Inicial poderão com esta aula:

  • Perceber o teatro como um espaço diferente do circo e  do cinema;
  • conhecer alguns dos recursos do teatro (iluminação, mesa de som, palco, camarim, poltronas);
  • destacar a função do teatro como espaço cultural em nossa sociedade.
Duração das atividades
4 momentos com duração aproximada de 50 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

A aula poderá ter início com o professor falando um pouco sobre os espaços culturais que as pessoas podem encontrar em suas cidades/localidades. Em seguida, poderá apresentar imagens dos espaços culturais que podemos encontrar nas cidades, como: circo, cinema e teatro. Sugerimos que o professor solicite que as crianças apontem quais as semelhanças entre os três espaços e  que os percebem como diferente do teatro. Sugerimos que o professor organize as falas das crianças em painéis para que possam visualizar o que dizem e confrontar estas idéias iniciais comas conclusões após o estudo.

Fonte: http://alfredojunior.files.wordpress.com/2010/02/circo2010.jpg  

Fonte: http://espiritosantornemfoco.files.wordpress.com/2010/06/circo11.jpg  

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2c/Interno_di_un_sala_da_cinema.JPG  

Fonte: http://www.sabetudo.net/wp-content/uploads/2010/03/teatro-santa-isabel-interno.jpg  

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_0ueRV04Rk1I/S8Tshwlx7rI/AAAAAAAAABI/qDwKaZwQEM4/s1600/teatro.jpg  

O professor poderá pedir as crianças que listem os espaços culturais que eles conhecem na cidade/localidade em que moram. Sugerimos que o professor organize aulas passeio aos espaços elencados pelas crianças para conhecerem sua estrutura e compreender um pouco do seu funcionamento. Para esta proposta de aula, apontamos como sugestão/ilustração os espaços que temos na nossa cidade, Natal/RN

2º MOMENTO:

Apontamos como sugestão, neste momento, a visita ao teatro do Campus Universitário em que nossa escola está situada, no caso, na UFRN,em Natal/RN. Na ocasião as crianças puderam se deslocar pelo espaço do teatro e visualizar a realização de uma apresentação naquele espaço. O teatro que apresentamos logo abaixo é conhecido como teatro de arena, por apresentar arquibancadas em círculo e possuir um palco no centro sem paredes e outros componentes de outros modelos de teatro.

Conhecendo o teatro 

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Sugerimos que após a aula passeio as crianças possam registrar o que viram falando a respeito numa roda de conversa sobre o passeio e desenhando o que visualizaram, como mostra a imagem seguinte.

Registro gráfico do teatro 

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

3º MOMENTO:

A aula poderá ter continuidade com a proposta de visitação a outros espaços culturais da cidade, em especial os teatros, como apresentamos nas imagens que seguem.

Durante as aulas passeio é importante que o professor esteja sempre orientando o olhar das crianças sobre o que estão vendo, estabelecendo comparações com o que já estudaram até o momento e que já visualizaram em outras oportunidades, para que a aula possa trazer aprendizagens significativas ao grupo.

O professor poderá, também, a cada espaço novo que as crianças conhecerem, solicitar que registrem com  desenhos o que viram. O registro do que foi visto/experienciado numa aula passeio é fundamental para que as crianças atribuam significado ao que estão estudando, organizem espacialmente o que conheceram.

Chegando no Teatro de Cultura Popular 

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Fachada frontal do Teatro de Cultura Popular 

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Conhecendo o palco e seus elementos (coxias, estrutura de iluminação, entrada para microfones, cortinas, painéis para cenários)

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Entrada do camarim do Teatro de Cultura Popular 

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Visitando o camarim do Teatro de Cultura Popular

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Registro do Teatro de Cultura Popular

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Fachada frontal da Casa da Ribeira 

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Conhecendo a estrutura da Casa da Ribeira (cabine de som e luz, camarim, palco) 

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Cabine de som e luz do teatro

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Estrutura de iluminação do palco/teatro (vista da parte superior) 

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Camarim da Casa da Ribeira

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Registro da Casa da Ribeira

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Sugerimos, também, como forma de registro deste momento uma atividade escrita em que as crianças possam registrar o que tem em um  teatro.

ESCOLA_______________________________________________________________

NOME:_______________________________________________________________         DATA: ________/_________/_______          TURMA________

ATIVIDADE INDIVIDUAL

  • OBSERVE A LETRA QUE INICIA AS PALAVRAS E COMPLETE A CRUZADINHA COM OS NOMES DO QUE ENCONTRAMOS NUM TEATRO.

L

C

C

p

F

I

LUZES  

 

COXIAS

CADEIRAS

  

PALCO

   

FUMAÇA

ILUMINAÇÃO

4º MOMENTO:

Sugerimos que esta proposta de aula seja finalizada com a construção de um texto coletivo e com as produções individuais em que as crianças possam registrar na escrita o que é necessário para que um espaço cultural da cidade receba o nome de teatro.Nesta produção é importante que o professor esteja articulando juntamente com as crianças os elementos constitutivos de um teatro, suas características e funções , conhecidos durante as aulas-passeio realizadas.

Recursos Complementares

Para o melhor encaminhamento desta proposta de aula, sugerimos a visita aos seguintes links.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro 

http://www.brasilescola.com/artes/teatro.htm 

http://www.natalguia.com.br/teatros.html 

Avaliação

As crianças serão avaliadas a partir da observação da sua participação, envolvimento e desenvolvimento nas atividades propostas. É importante que o professor observe se as crianças são capazes de reconhecer teatro como espaço cultural e que o diferencia do circo e do cinema, destacando a função deste espaço (teatro), e nomeando alguns recursos que pertencem ao teatro, como: palco, platéia, iluminação, camarim, mesa de som.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • RENATA TEIXEIRA PEREIRA, CIEP BRIZOLAO 357 JOSE DE DOME , Rio de Janeiro - disse:
    renataportit@gmail.com

    04/10/2014

    Cinco estrelas

    Ótima aula. Inteligente e expansiva, para despertar a curiosidade dos alunos e tornar a aula mais prazerosa, voltada para a realidade de forma prática. Parabéns!! Vou fazer também!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.