13/01/2011
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como apreciação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como produto histórico-cultural |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
As crianças do Ensino Fundamental Inicial poderão com esta aula:
1º MOMENTO:
A aula poderá ter início com o professor falando um pouco sobre os espaços culturais que as pessoas podem encontrar em suas cidades/localidades. Em seguida, poderá apresentar imagens dos espaços culturais que podemos encontrar nas cidades, como: circo, cinema e teatro. Sugerimos que o professor solicite que as crianças apontem quais as semelhanças entre os três espaços e que os percebem como diferente do teatro. Sugerimos que o professor organize as falas das crianças em painéis para que possam visualizar o que dizem e confrontar estas idéias iniciais comas conclusões após o estudo.
Fonte: http://alfredojunior.files.wordpress.com/2010/02/circo2010.jpg
Fonte: http://espiritosantornemfoco.files.wordpress.com/2010/06/circo11.jpg
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2c/Interno_di_un_sala_da_cinema.JPG
Fonte: http://www.sabetudo.net/wp-content/uploads/2010/03/teatro-santa-isabel-interno.jpg
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_0ueRV04Rk1I/S8Tshwlx7rI/AAAAAAAAABI/qDwKaZwQEM4/s1600/teatro.jpg
O professor poderá pedir as crianças que listem os espaços culturais que eles conhecem na cidade/localidade em que moram. Sugerimos que o professor organize aulas passeio aos espaços elencados pelas crianças para conhecerem sua estrutura e compreender um pouco do seu funcionamento. Para esta proposta de aula, apontamos como sugestão/ilustração os espaços que temos na nossa cidade, Natal/RN
2º MOMENTO:
Apontamos como sugestão, neste momento, a visita ao teatro do Campus Universitário em que nossa escola está situada, no caso, na UFRN,em Natal/RN. Na ocasião as crianças puderam se deslocar pelo espaço do teatro e visualizar a realização de uma apresentação naquele espaço. O teatro que apresentamos logo abaixo é conhecido como teatro de arena, por apresentar arquibancadas em círculo e possuir um palco no centro sem paredes e outros componentes de outros modelos de teatro.
Conhecendo o teatro
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Sugerimos que após a aula passeio as crianças possam registrar o que viram falando a respeito numa roda de conversa sobre o passeio e desenhando o que visualizaram, como mostra a imagem seguinte.
Registro gráfico do teatro
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
3º MOMENTO:
A aula poderá ter continuidade com a proposta de visitação a outros espaços culturais da cidade, em especial os teatros, como apresentamos nas imagens que seguem.
Durante as aulas passeio é importante que o professor esteja sempre orientando o olhar das crianças sobre o que estão vendo, estabelecendo comparações com o que já estudaram até o momento e que já visualizaram em outras oportunidades, para que a aula possa trazer aprendizagens significativas ao grupo.
O professor poderá, também, a cada espaço novo que as crianças conhecerem, solicitar que registrem com desenhos o que viram. O registro do que foi visto/experienciado numa aula passeio é fundamental para que as crianças atribuam significado ao que estão estudando, organizem espacialmente o que conheceram.
Chegando no Teatro de Cultura Popular
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Fachada frontal do Teatro de Cultura Popular
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Conhecendo o palco e seus elementos (coxias, estrutura de iluminação, entrada para microfones, cortinas, painéis para cenários)
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Entrada do camarim do Teatro de Cultura Popular
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Visitando o camarim do Teatro de Cultura Popular
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Registro do Teatro de Cultura Popular
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Fachada frontal da Casa da Ribeira
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Conhecendo a estrutura da Casa da Ribeira (cabine de som e luz, camarim, palco)
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Cabine de som e luz do teatro
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Estrutura de iluminação do palco/teatro (vista da parte superior)
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Camarim da Casa da Ribeira
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Registro da Casa da Ribeira
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Sugerimos, também, como forma de registro deste momento uma atividade escrita em que as crianças possam registrar o que tem em um teatro.
ESCOLA_______________________________________________________________ NOME:_______________________________________________________________ DATA: ________/_________/_______ TURMA________
ATIVIDADE INDIVIDUAL
LUZES
COXIAS
CADEIRAS
PALCO
FUMAÇA
ILUMINAÇÃO
|
4º MOMENTO:
Sugerimos que esta proposta de aula seja finalizada com a construção de um texto coletivo e com as produções individuais em que as crianças possam registrar na escrita o que é necessário para que um espaço cultural da cidade receba o nome de teatro.Nesta produção é importante que o professor esteja articulando juntamente com as crianças os elementos constitutivos de um teatro, suas características e funções , conhecidos durante as aulas-passeio realizadas.
Para o melhor encaminhamento desta proposta de aula, sugerimos a visita aos seguintes links.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro
http://www.brasilescola.com/artes/teatro.htm
http://www.natalguia.com.br/teatros.html
As crianças serão avaliadas a partir da observação da sua participação, envolvimento e desenvolvimento nas atividades propostas. É importante que o professor observe se as crianças são capazes de reconhecer teatro como espaço cultural e que o diferencia do circo e do cinema, destacando a função deste espaço (teatro), e nomeando alguns recursos que pertencem ao teatro, como: palco, platéia, iluminação, camarim, mesa de som.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/10/2014
Cinco estrelasÓtima aula. Inteligente e expansiva, para despertar a curiosidade dos alunos e tornar a aula mais prazerosa, voltada para a realidade de forma prática. Parabéns!! Vou fazer também!!