Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Alice in Wonderland: Alice no País das Maravilhas

 

09/01/2011

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.      Comparar e contrastar as formas de narrativa escrita e fílmica  

2.      Ler “Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (em versão adaptada)   

3.      Reconhecer a forma e utilizar adjetivos e advérbios para a descrição de pessoas e lugares   

4.      Criar de uma paródia da história de Alice no País das Maravilhas   (referencias em: http://www.michellehenry.fr/carroll.htm

Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Estratégias de leitura
  2. Adjetivos e advérbios
  3. Descrição de pessoas e lugares
Estratégias e recursos da aula

MOTIVAÇÃO   

Par dar início às atividades destas aulas, o professor exibirá o vídeo “Alice in Wonderland Teaser 1”, com a duração de 1:41min. Tal vídeo corresponde a uma chamada para atrair o telespectador para o filme “Alice in Wonderland (Alice no País das Maravilhas) de Tim Burton, lançado no ano de 2010.   

RECURSO – Vídeo “Alice in Wonderland Teaser 1”   

http://www.youtube.com/watch?v=LjMkNrX60mA    

Figura 1 – Imagem do Recurso   

OBSERVAÇÃO: o vídeo poderá ser salvo para ser exibido em aparelho apropriado para todos os alunos ao mesmo tempo!   

A partir da exibição do vídeo, o professor promoverá um pequeno debate, preferencialmente em Inglês, à respeito da história de “Alice no País das Maravilhas”, a partir das seguintes questões norteadoras:   

  1. Have you ever watched this film? (Open answer.) - Você já assistiu esse filme? (Resposta livre.).    
  2. What is it’s name? What is it about? (The name of the movie is Alice in Wonderland. It is about the adventures of Alice in a Wonderland.) – Qual é seu nome? Sobre o que ele é? (O nome do filme é Alice no País das Maravilhas. É sobre as aventuras de Alice em um país das maravilhas/lugar fantástico).   
  3. The story of this movie was adapted from a book of the same name. Do you know when it was written? Who wrote it? (Alice in Wonderland was written by Lewis Carroll and published in 1865.) – A história deste filme foi adaptada de um livro com o mesmo nome. Você sabe quando ele foi escrito? Quem escreveu? (Alice no País das Maravilhas foi escrito por Lewis Carroll e publicado em 1865).   
  4. What do you know about the story of “Alice in Wonderland”? (Open answer.) – O que você sabe sobre a história de “Alice no País das Maravilhas”? (Resposta livre).     

Como referência, o professor poderá obter mais informações sobre o livro e o filme nos seguintes sites:   

Alice no País das Maravilhas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_no_Pa%C3%ADs_das_Maravilhas    

Filme Alice in Wonderland

http://www.imdb.com/title/tt1014759/    

Lewis Carroll

http://lcsna.org/carroll/

ATIVIDADE 1   

Continuando a atividade anterior, o professor proporá que os alunos, divididos em grupos de três a quatro integrantes, conheçam um pouco mais da história de Alice no País das Maravilhas. Para tanto, explorarão alguns recursos na Internet com resumos e explicações sobre a história.   

RECURSO – Alice no País das Maravilhas   

http://www.sparknotes.com/lit/alice/ 

http://easyfunschool.com/AliceWonderland-01.html 

http://web.informer.com/visit?domain=alice-in-wonderland.net&url=http://alice-in-wonderland.net    

http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/alicep.html    

http://www.alfredo-braga.pro.br/biblioteca/alice.html    

http://www.terra.com.br/diversao/cinema/infograficos/alice-no-pais-das-maravilhas-2010/index.htm (Fig. 2)    

Figura 2 – Imagem do Recurso   

Durante a realização das atividades, o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando a exploração dos sites propostos.   

Ao final desta etapa, cada grupo apresentará o que compreendeu da história oralmente, preferencialmente em Inglês.   

O professor supervisionará as atividades, organizando os grupos, para que cada um se expresse no momento adequado.   

Por exemplo, um grupo poderá dizer:   

This is the story of a girl that falls in hole and discovers a different place. She meets the rabbit and the mad hatter. (Esta é a história de uma menina que cai em um buraco e descobre um lugar diferente. Ela encontra o coelho e o chapeleiro maluco.)   

ATIVIDADE 2   

Nesta etapa, todos os grupos lerão o capítulo 7 do livro Alice no País nas Maravilhas, preferencialmente em Inglês. Este capítulo foi escolhido porque apresenta uma famosa cena da história: a cena em que Alice toma chá com o Chapeleiro Maluco.   

RECURSO – Capítulo 7  

http://www.authorama.com/alice-in-wonderland-7.html    

http://www.triplov.com/contos/Alice-no-pais-das-maravilhas/capitulo_07.htm    

Após a leitura, cada grupo deverá elaborar uma descrição (em Inglês) para cada um dos personagens abaixo:   

- The Mad Hatter (O Chapeleiro Maluco)

- The Dormhouse (O Rato)

- The March Hare (A Lebre de Março)

- Alice   

Os grupos também deverão descrever a cena (lugar da cena).   

Para a realização da atividade, sugerimos o uso de editores de texto tais como o “BrOffice Writer” (disponível no pacote de programas do BrOffice) (Fig. 3), uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.   

RECURSO – BrOffice Writer

http://www.broffice.org/    

Figura 3 – Imagem do Recurso

Fonte: http://www.jurisway.org.br/UPLOADS/upl_img/IGORSANTANA0057.jpg Acesso em: 06 de outubro de 2010.   

Em sua descrição, os alunos deverão incluir pelo menos dois adjetivos. Assim, deverão ter como referência alguns sites que tratam do uso dos mesmos (em relação ao uso dos advérbios e nas formas comparativa e superlativa).   

RECURSO – Adjectives   

http://www.eflnet.com/grammar/adjadv_index.php    

http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/adjectives-adverbs/adjectives    

http://www.keepandshare.com/htm/lists/free_adjective_list.php (Fig. 4)    

Figura 4 – Imagem do Recurso   

O professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando as atividades. Por exemplo, um dos textos produzidos poderia ser o seguinte:   

Alice is a curious girl. She is gentle too. She is having tea with the Mad Hatter in a strange place. (Alice é uma menina curiosa. Ela é gentil também. Ela está tomando chá com o Chapeleiro Maluco em um lugar estranho).   

Finalizando este momento, os alunos apresentarão e discutirão as descrições feitas em aula aberta, sob a supervisão do professor.   

ATIVIDADE 3   

Como continuidade da atividade anterior, o professor exibirá um vídeo intitulado “Alice in Wonderland - Scene - Tea Party [HD]”, com a duração de 0:54 segundos. Tal vídeo corresponde a um trecho do filme “Alice in Wonderland” (2010) em que o encontro descrito no capítulo 7 do livro acontece.   

RECURSO – Vídeo Alice in Wonderland - Scene - Tea Party [HD]

http://www.youtube.com/watch?v=a_D5jRu1dwk (Fig. 5)    

Figura 5 – Imagem do Recurso   

OBSERVAÇÕES: O vídeo poderá ser salvo para ser exibido em aparelho apropriado para todos os alunos ao mesmo tempo! Se houver disponibilidade, sugerimos que o professor exiba a cena completa. Para tanto, será necessário locar ou comprar o DVD do filme.   

Após a exibição do vídeo, o professor proporá que, novamente em grupos, os alunos analisem como os personagens aparecem “descritos” (caracterizados) no filme, em relação a descrição que fizeram, com base nas seguintes questões norteadoras:   

Did you change your mind about the characters after watching the scene? Why? (Você mudou de opinião em relação aos personagens após ver a cena? Por quê?)   

How do you describe the characters now? (Como você descreve os personagens agora?)   

Nesta etapa, os grupos que se sentirem à vontade, apresentarão suas opiniões. A partir delas, o professor, em um trabalho colaborativo, escreverá na lousa uma descrição de cada personagem, bem como da cena assistida.   

Finalizando este momento, o professor proporá uma breve discussão com os alunos sobre as diferenças entre a linguagem fílmica e a literária, em aula aberta, com base nas seguintes questões:   

O livro tem mais detalhes que o filme ou não? Explique.   

Qual seria a diferença entre o filme e o livro?   

Para fomentar as discussões, o professor lerá com os alunos o texto “Por que os livros são melhores que os filmes? Why are books better than the movies versions?”, o qual trata das diferenças e semelhanças entre filmes e livros. Tal texto está escrito em Inglês e em Português.   

RECURSO - Por que os livros são melhores que os filmes? Why are books better than the movies versions? 

http://inglescompipoca.blogspot.com/2010/11/por-que-os-livros-sao-melhores-que-os.html 

Figura 6 – Imagem do Recurso   

ATIVIDADE 4   

Nesta etapa, o professor proporá que os alunos criem e apresentem em Inglês uma paródia da história de Alice no País das Maravilhas. A apresentação poderá ser feita na forma de teatro.   

Paródia pode ser entendida como uma imitação ou recriação, na maioria das vezes cômica, de uma obra. Geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes. (adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%B3dia. Acesso em 11 de dezembro de 2010.).   

Para a realização da atividade, sugerimos o uso de editores de texto tais como o “BrOffice Writer” (disponível no pacote de programas do BrOffice), uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.   

RECURSO – BrOffice Writer

http://www.broffice.org/    

O professor deverá circular entre os grupos, supervisionando e orientando a elaboração dos textos.   

ATIVIDADE 5   

Finalizando as atividades, os alunos apresentarão os textos criados para a turma.  

 SUGESTÕES   

1.      Os textos criados poderão ser gravados (na forma de filme).   

2.      Promover uma sessão de cinema na escola, aberta à comunidade, para que todos assistam ao filme “Alice in Wonderland” (2010) discutido na aula e, logo após, os alunos deverão apresentar suas paródias.   

3.      Em colaboração com o professor de Língua Portuguesa, promover uma mostra de filmes adaptados de livros na escola.  

4.      Realizar atividades de compreensão auditiva da música tema do filme, Alice, da cantora Avril Lavigne.   

RECURSO – Alice (Avril Lavigne)   

http://letras.terra.com.br/avril-lavigne/1625965/traducao.html    

5.      Em colaboração com o professor de Língua Portuguesa poderá ser trabalhada a intertextualidade entre a letra da música Alice (Avril Lavigne) e a história no livro. Também há outras músicas com o mesmo nome, das bandas brasileiras Kid Abelha e The Flanders, que poderão ser discutidas   

RECURSO – Alice   

Avril Lavigne

http://letras.terra.com.br/avril-lavigne/1625965/traducao.html    

The Flanders

http://letras.terra.com.br/the-flanders/1466830/    

Kid Abelha

http://letras.terra.com.br/kid-abelha/46794/       

Recursos Complementares

Dicionário português-inglês   

RECURSO - Dictionary. com  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false 

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, a leitura e interpretação de textos e o uso adequado do vocabulário (adjetivos e advérbios).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.