09/01/2011
Andréa Marques Leão Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
1. Comparar e contrastar as formas de narrativa escrita e fílmica
2. Ler “Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (em versão adaptada)
3. Reconhecer a forma e utilizar adjetivos e advérbios para a descrição de pessoas e lugares
4. Criar de uma paródia da história de Alice no País das Maravilhas (referencias em: http://www.michellehenry.fr/carroll.htm)
MOTIVAÇÃO
Par dar início às atividades destas aulas, o professor exibirá o vídeo “Alice in Wonderland Teaser 1”, com a duração de 1:41min. Tal vídeo corresponde a uma chamada para atrair o telespectador para o filme “Alice in Wonderland (Alice no País das Maravilhas) de Tim Burton, lançado no ano de 2010.
RECURSO – Vídeo “Alice in Wonderland Teaser 1”
http://www.youtube.com/watch?v=LjMkNrX60mA
Figura 1 – Imagem do Recurso
OBSERVAÇÃO: o vídeo poderá ser salvo para ser exibido em aparelho apropriado para todos os alunos ao mesmo tempo!
A partir da exibição do vídeo, o professor promoverá um pequeno debate, preferencialmente em Inglês, à respeito da história de “Alice no País das Maravilhas”, a partir das seguintes questões norteadoras:
Como referência, o professor poderá obter mais informações sobre o livro e o filme nos seguintes sites:
Alice no País das Maravilhas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_no_Pa%C3%ADs_das_Maravilhas
Filme Alice in Wonderland
http://www.imdb.com/title/tt1014759/
Lewis Carroll
ATIVIDADE 1
Continuando a atividade anterior, o professor proporá que os alunos, divididos em grupos de três a quatro integrantes, conheçam um pouco mais da história de Alice no País das Maravilhas. Para tanto, explorarão alguns recursos na Internet com resumos e explicações sobre a história.
RECURSO – Alice no País das Maravilhas
http://www.sparknotes.com/lit/alice/
http://easyfunschool.com/AliceWonderland-01.html
http://web.informer.com/visit?domain=alice-in-wonderland.net&url=http://alice-in-wonderland.net
http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/alicep.html
http://www.alfredo-braga.pro.br/biblioteca/alice.html
http://www.terra.com.br/diversao/cinema/infograficos/alice-no-pais-das-maravilhas-2010/index.htm (Fig. 2)
Figura 2 – Imagem do Recurso
Durante a realização das atividades, o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando a exploração dos sites propostos.
Ao final desta etapa, cada grupo apresentará o que compreendeu da história oralmente, preferencialmente em Inglês.
O professor supervisionará as atividades, organizando os grupos, para que cada um se expresse no momento adequado.
Por exemplo, um grupo poderá dizer:
This is the story of a girl that falls in hole and discovers a different place. She meets the rabbit and the mad hatter. (Esta é a história de uma menina que cai em um buraco e descobre um lugar diferente. Ela encontra o coelho e o chapeleiro maluco.)
ATIVIDADE 2
Nesta etapa, todos os grupos lerão o capítulo 7 do livro Alice no País nas Maravilhas, preferencialmente em Inglês. Este capítulo foi escolhido porque apresenta uma famosa cena da história: a cena em que Alice toma chá com o Chapeleiro Maluco.
RECURSO – Capítulo 7
http://www.authorama.com/alice-in-wonderland-7.html
http://www.triplov.com/contos/Alice-no-pais-das-maravilhas/capitulo_07.htm
Após a leitura, cada grupo deverá elaborar uma descrição (em Inglês) para cada um dos personagens abaixo:
- The Mad Hatter (O Chapeleiro Maluco)
- The Dormhouse (O Rato)
- The March Hare (A Lebre de Março)
- Alice
Os grupos também deverão descrever a cena (lugar da cena).
Para a realização da atividade, sugerimos o uso de editores de texto tais como o “BrOffice Writer” (disponível no pacote de programas do BrOffice) (Fig. 3), uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.
RECURSO – BrOffice Writer
Figura 3 – Imagem do Recurso
Fonte: http://www.jurisway.org.br/UPLOADS/upl_img/IGORSANTANA0057.jpg Acesso em: 06 de outubro de 2010.
Em sua descrição, os alunos deverão incluir pelo menos dois adjetivos. Assim, deverão ter como referência alguns sites que tratam do uso dos mesmos (em relação ao uso dos advérbios e nas formas comparativa e superlativa).
RECURSO – Adjectives
http://www.eflnet.com/grammar/adjadv_index.php
http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/adjectives-adverbs/adjectives
http://www.keepandshare.com/htm/lists/free_adjective_list.php (Fig. 4)
Figura 4 – Imagem do Recurso
O professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando as atividades. Por exemplo, um dos textos produzidos poderia ser o seguinte:
Alice is a curious girl. She is gentle too. She is having tea with the Mad Hatter in a strange place. (Alice é uma menina curiosa. Ela é gentil também. Ela está tomando chá com o Chapeleiro Maluco em um lugar estranho).
Finalizando este momento, os alunos apresentarão e discutirão as descrições feitas em aula aberta, sob a supervisão do professor.
ATIVIDADE 3
Como continuidade da atividade anterior, o professor exibirá um vídeo intitulado “Alice in Wonderland - Scene - Tea Party [HD]”, com a duração de 0:54 segundos. Tal vídeo corresponde a um trecho do filme “Alice in Wonderland” (2010) em que o encontro descrito no capítulo 7 do livro acontece.
RECURSO – Vídeo Alice in Wonderland - Scene - Tea Party [HD]
http://www.youtube.com/watch?v=a_D5jRu1dwk (Fig. 5)
Figura 5 – Imagem do Recurso
OBSERVAÇÕES: O vídeo poderá ser salvo para ser exibido em aparelho apropriado para todos os alunos ao mesmo tempo! Se houver disponibilidade, sugerimos que o professor exiba a cena completa. Para tanto, será necessário locar ou comprar o DVD do filme.
Após a exibição do vídeo, o professor proporá que, novamente em grupos, os alunos analisem como os personagens aparecem “descritos” (caracterizados) no filme, em relação a descrição que fizeram, com base nas seguintes questões norteadoras:
Did you change your mind about the characters after watching the scene? Why? (Você mudou de opinião em relação aos personagens após ver a cena? Por quê?)
How do you describe the characters now? (Como você descreve os personagens agora?)
Nesta etapa, os grupos que se sentirem à vontade, apresentarão suas opiniões. A partir delas, o professor, em um trabalho colaborativo, escreverá na lousa uma descrição de cada personagem, bem como da cena assistida.
Finalizando este momento, o professor proporá uma breve discussão com os alunos sobre as diferenças entre a linguagem fílmica e a literária, em aula aberta, com base nas seguintes questões:
O livro tem mais detalhes que o filme ou não? Explique.
Qual seria a diferença entre o filme e o livro?
Para fomentar as discussões, o professor lerá com os alunos o texto “Por que os livros são melhores que os filmes? Why are books better than the movies versions?”, o qual trata das diferenças e semelhanças entre filmes e livros. Tal texto está escrito em Inglês e em Português.
RECURSO - Por que os livros são melhores que os filmes? Why are books better than the movies versions?
http://inglescompipoca.blogspot.com/2010/11/por-que-os-livros-sao-melhores-que-os.html
Figura 6 – Imagem do Recurso
ATIVIDADE 4
Nesta etapa, o professor proporá que os alunos criem e apresentem em Inglês uma paródia da história de Alice no País das Maravilhas. A apresentação poderá ser feita na forma de teatro.
Paródia pode ser entendida como uma imitação ou recriação, na maioria das vezes cômica, de uma obra. Geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes. (adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%B3dia. Acesso em 11 de dezembro de 2010.).
Para a realização da atividade, sugerimos o uso de editores de texto tais como o “BrOffice Writer” (disponível no pacote de programas do BrOffice), uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.
RECURSO – BrOffice Writer
O professor deverá circular entre os grupos, supervisionando e orientando a elaboração dos textos.
ATIVIDADE 5
Finalizando as atividades, os alunos apresentarão os textos criados para a turma.
SUGESTÕES
1. Os textos criados poderão ser gravados (na forma de filme).
2. Promover uma sessão de cinema na escola, aberta à comunidade, para que todos assistam ao filme “Alice in Wonderland” (2010) discutido na aula e, logo após, os alunos deverão apresentar suas paródias.
3. Em colaboração com o professor de Língua Portuguesa, promover uma mostra de filmes adaptados de livros na escola.
4. Realizar atividades de compreensão auditiva da música tema do filme, Alice, da cantora Avril Lavigne.
RECURSO – Alice (Avril Lavigne)
http://letras.terra.com.br/avril-lavigne/1625965/traducao.html
5. Em colaboração com o professor de Língua Portuguesa poderá ser trabalhada a intertextualidade entre a letra da música Alice (Avril Lavigne) e a história no livro. Também há outras músicas com o mesmo nome, das bandas brasileiras Kid Abelha e The Flanders, que poderão ser discutidas
RECURSO – Alice
Avril Lavigne
http://letras.terra.com.br/avril-lavigne/1625965/traducao.html
The Flanders
http://letras.terra.com.br/the-flanders/1466830/
Kid Abelha
Dicionário português-inglês
RECURSO - Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, a leitura e interpretação de textos e o uso adequado do vocabulário (adjetivos e advérbios).
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!