Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Urban Legends: Você conhece alguma?

 

23/12/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.      Debater sobre os resultados obtidos ao se contar uma mentira e se falar uma verdade   

2.      Ler textos narrativos, as chamadas de lendas urbanas, tais como a história da “loira no banheiro”, visando identificar as intenções do autor, se estas tem base na realidade ou não   

3.      Reconhecer e utilizar expressões para organização de uma narrativa em uma sequência lógica (ex: first, then, finally – inicialmente, então, finalmente)   

4.      Escrever um texto narrativo em Língua Inglesa

Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Estratégias de leitura   
  2. Expressões para organização de uma narrativa em uma sequência lógica (ex: first, then, finally – inicialmente, então, finalmente)
Estratégias e recursos da aula

MOTIVAÇÃO   

Par dar início às atividades destas aulas, o professor proporá que os alunos, em grupos de três a quatro integrantes, pesquisem na Internet lendas urbanas, escolhendo uma para apresentar para a turma (em Inglês ou em Português).   

RECURSO – Sites para Pesquisa   

http://urbanlegendsonline.com/    

http://www.snopes.com/   

http://www.mrmalas.com/lendas/ (Fig. 1)    

http://www.youtube.com/results?search_query=lendas+urbanas&aq=f    

http://www.darwinawards.com/legends/    

http://www.nerdssomosnozes.com/2009/04/lendas-urbanas-brasileiras.html    

Figura 1 – Imagem do Recurso   

Finalizando este momento, a partir das apresentações, o professor questionará, preferencialmente em Inglês, os alunos em aula aberta sobre lendas urbanas. Para isso, sugerimos as seguintes questões norteadoras:     

What were some of the most shocking stories you read? (Open answer.) – Quais foram algumas das histórias mais chocantes que você leu? (Resposta livre.).   Which ones seemed really believable? (Open answer) – Quais pareciam realmente verdade? (Resposta livre).   

What is an urban legend? (A story told as true and plausible enough to be believed, about some horrific, embarrassing, ironic, or exasperating series of events that supposedly happened to a real person.) – O que é uma lenda urbana? (Uma história dita como verdade e plausível o suficiente para que acreditem nela, sobre uma serie de eventos horríveis, embaraçosos, irônicos ou desesperadores que supostamente aconteceram a uma pessoa real).    

ATIVIDADE 1   

Continuando a atividade anterior, ainda em grupos, os alunos deverão criar ou recriar uma lenda urbana, escrevendo textos narrativos.   O professor deverá ressaltar aos alunos que é importante que o texto apresente os eventos em uma sequência lógica. Para tanto, são usados conectivos como: FIRST, THEN, AFTER THAT, FINALLY (PRIMEIRO, ENTÃO, DEPOIS DISSO, FINALMENTE).     

Durante a realização das atividades, o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando os alunos, bem como esclarecendo dúvidas caso estas surjam.   

Ao final desta etapa, cada grupo apresentará suas opiniões oralmente, preferencialmente em Inglês. O professor deverá supervisionar as atividades, organizando os grupos, para que cada um se expresse no momento adequado.   

ATIVIDADE 2   

Nesta etapa os alunos escreverão seus textos sobre lendas urbanas.

Sugerimos que o professor apresente aos alunos as características que tais textos devem ter:   ser uma forma narrativa - geralmente uma pequena história, porém bem estruturada – tratar de uma situação que aconteceu com alguém em algum lugar, há algum tempo atrás; procurar parecer verdade, citando exemplos de testemunhas e provas supostamente existentes – indicar que alguém viu o acontecimento, ou algum teve algum sinal de que foi verdade; contar a história como se tivesse sido vivida por eles mesmos ou por alguém muito próximo deles (que contou tal história) – buscar ser o mais convincente possível.  (adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda_urbana Acesso em: 10 de dezembro de 2010).   

Para a realização da atividade, sugerimos o uso de editores de texto tais como o “BrOffice Writer” (disponível no pacote de programas do BrOffice), uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.   

RECURSO – BrOffice Writer

http://www.broffice.org/ (Fig. 2) 

Figura 2 – Imagem do Recurso

Fonte: http://www.jurisway.org.br/UPLOADS/upl_img/IGORSANTANA0057.jpg Acesso em: 06 de outubro de 2010.    

O professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando a atividade. Por exemplo, um dos textos produzidos poderia ser o seguinte:   

There is a blond girl who attacks people at the school bathroom. To see her, first you need to flush for three times and then look at the mirror. But attention: she will kill you. My friend scaped from her...and told this story. (Existe uma loira que ataca as pessoas da escola no banheiro. Para vê-la, você tem que primeiro dar descarga três vezes e depois olhar no espelho. Mas atenção: ela vai te matar. Meu amigo escapou dela...e contou esta história.).  

ATIVIDADE 4   

Como continuidade da atividade anterior, os alunos lerão as histórias criadas para a turma.   

Neste momento, sugerimos que o professor organize uma premiação para as histórias, seguindo votação dos alunos. As histórias poderão ser premiadas segundo os critérios: mais convincente, mais engraçada,  mais assustadora.   

ATIVIDADE 5   

Para encerrar as atividades destas aulas, o professor promoverá um debate, em aula aberta, sobre o tema “Urban Legends – Lendas Urbanas” (Fig. 3), em Inglês ou em Português. Para isso, sugerimos as seguintes questões:   

How can you tell, now, when a story is true or not? (Quando se pode dizer que uma história é verdadeira ou não?)

Do you check the validity of a story when you listen to it? (Você verifica a validade de uma história quando a ouve?)

Do you forward stories that you do not know if are true or not? Why? (Você repassa histórias que você não sabe se são verdadeiras? Por quê?)   

Figura 3 – Alunos debatendo em aula aberta

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/7380/imagens/alunos_debate.jpg 

Acesso em: 09 de dezembro de 2010.   

SUGESTÃO   

Em colaboração com o professor de História e Língua Portuguesa, pesquisar sobre lendas brasileiras.     

Recursos Complementares

1. Dicionário português-inglês   

RECURSO - Dictionary. com   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false    

2. Caso os alunos tenham dificuldades quanto ao uso dos conectivos, sugerimos algumas atividades que se referem ao uso dos conectivos para a organização textual, propostas no recurso.   

RECURSO – Atividades Conectivos   

http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/grammar/interestsentences/compoundsentences/index.shtml

O link em questão propõe textos para a leitura sobre o tema conectivos bem como várias atividades, separadas por níveis de dificuldade sobre o uso de tais conectivos.   

http://a4esl.org/q/h/9901/gc-connectives.html    

Neste, é proposto um teste online sobre o uso dos conectivos.

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a principalmente capacidade de trabalho em grupos, bem como capacidade de organizar o texto usando os conectivos adequados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.